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segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Azul já opera com o A320neo em REC e FOR!


A Azul estreou no última sexta-feira(23/12) a operação com o novíssimo A320neo entre o Recife e Fortaleza! A aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Recife, a bordo os Clientes encontram a disponibilidade de 174 assentos do A320neo e o serviço de bordo, com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional.

A Azul operará dois voos diários regulares entre o Recife e Fortaleza – a segunda frequência estreia em 15 de janeiro.

Greves em aeroportos de Portugal começam hoje


As negociações não avançaram, e foram confirmadas as duas greves de trabalhadores aeroportuários em Portugal neste final de ano. Quem for passar pelo país europeu deverá estar preparado para atrasos e complicações nos serviços prestados.

Entre os dias 27 e 29, haverá greve dos trabalhadores na área de segurança, das empresas Prosegur e Securitas; E, de 28 a 30 de dezembro, quem para são os funcionários das duas principais empresas de assistência e deslocamento de pessoas e bagagens nos aeroportos portugueses, Groundforce e Portway.

Para que os problemas sejam minimizados, a ANA, que administra os aeroportos portugueses, orienta os passageiros a chegarem com pelo menos quatro horas de antecedência nos voos regulares. Também é aconselhado evitar bagagem de mão, para agilizar todos procedimentos de segurança.

Fonte: Panrotas


Voo LaMia 2933 tinha combutível limitado e excesso de peso


O avião da LaMia que transportava a delegação da Chapecoense e caiu perto de Medellín no fim de novembro, viajava com combustível no limite e excesso de peso, revelou nesta segunda-feira a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) em seu relatório preliminar.

Segundo o secretário de Segurança Aérea da Aerocivil, coronel Fredy Bonilla, as gravações da cabine de comando do avião boliviano mostram que o piloto e o copiloto conversaram sobre a possibilidade de fazer uma escala em Leticia (Colômbia) ou em Bogotá “porque (a aeronave) estava no limite de combustível”, mas decidiram não fazê-lo.

Eles estavam cientes de que o combustível que tinham não era o adequado nem era suficiente”, afirmou o secretário, que acrescentou que durante o voo o piloto Miguel Quiroga “decidiu ir a Bogotá, mas mais adiante mudou a decisão e foi direto a Rionegro“, onde fica o aeroporto José María Córdova, nos arredores de Medellín.

O relatório revelou também que quando o piloto pediu à torre de controle do José María Córdova para que lhe permitisse aterrissar, apesar de ainda não estar na aproximação da pista, não informou sobre a gravidade de sua situação, nem que estavam desligados dois dos quatro motores. “Neste ponto tinham dois motores desligados, e a tripulação não fez nenhum relato de sua situação, que era crítica, e continuou reportando de forma normal” à torre de controle, explicou Bonilla.

Sobrepeso

O “esgotamento de combustível” é a principal de uma série de irregularidades cometidas no voo CP-2933 da LaMia, segundo a investigação, que revelou ainda que o avião tinha um peso maior do que o permitido e voava em uma altitude para a qual não estava autorizado. “A aeronave transportava um peso superior ao permitido por manuais, o que é outra descoberta que fizemos dentro da investigação”, contou o funcionário da Aerocivil. Segundo o relatório, “o peso real na decolagem era de 42.148 quilos, acima da capacidade máxima, de 41.800 quilos”.

Outra irregularidade encontrada foi a de que o avião supostamente não estava certificado para voar acima de 29.000 pés, e no plano de voo apresentado à Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia (Aasana) atingiu 30.000 pés. “A Aasana aprovou o plano de voo apresentado a uma altitude de 30.000 pés, o que não era correto”, acrescentou Bonilla.

Segundo o diretor-geral da Aerocivil, Alfredo Bocanegra, o relatório apresentado hoje não tem como propósito “determinar a culpa ou responsabilidade, mas prevenir novos acidentes”, e a investigação definitiva será apresentada em poucos meses.

Fonte: Veja

ANAC extingue taxa cobrada em tarifas aeroportuárias

A ANAC alterou a composição das tarifas aeroportuárias pagas pelos passageiros nos aeroportos administrados pela iniciativa privada. A mudança foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União e entrará em vigor em 1º de janeiro de 2017.

Os valores cobrados do consumidor permanecem os mesmos, mas será excluída uma taxa que incide sobre as tarifas aeroportuárias, chamada de Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero). O Ataero representa 35,9% das tarifas aeroportuárias e sua arrecadação é destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), cujos recursos devem ser aplicados em melhorias das instalações aeroportuárias brasileiras.

"As tarifas aeroportuárias pagas pelos passageiros e demais usuários não sofreram alterações. (...) Com a extinção do Ataero, o percentual destinado ao FNAC passa a integrar as tarifas aeroportuárias, sem distinção", informou a Anac, em comunicado.

De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, os recursos das concessionárias continuarão sendo destinados ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). "A alteração é na sua característica jurídica, que deixa de ser o pagamento do Ataero e passa a ser um pagamento de valor a mais de outorga pelas concessionárias", explicou, em nota.

Fonte: G1

sábado, 17 de dezembro de 2016

KC-390 já está em fase final de testes!


O maior avião militar fabricado no Brasil, o KC-390, está em fase final de testes em Gavião Peixoto (SP)! Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo. Quando ele chegar ao mercado, concorrerá com o Hércules C-130, fabricado nos Estados Unidos. A expectativa é de que poderá injetar até US$ 1,5 bilhão ao ano na economia nacional.

Potencial de vendas

Faltam mais dois anos de testes para o avião ganhar certificação e ser vendido, mas a FAB já comprou 28 aeronaves, que devem ficar prontas em 2018.

Segundo a Embraer, existe uma carteira de pedidos, de solicitações, que pode chegar a até 500 aeronaves", afirmou o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Vamos buscar uma fração importante desse mercado mundial que é bastante bem distribuído no mundo. Cerca de 80 países repartem essa demanda. É a marca brasileira para o mundo inteiro, com certeza”, disse o diretor do programa KC-390, Paulo Gastão.

Fonte: Globo.com
Foto: Cavok Blog - Sgt Batista

Galeão espera 5,7 milhões de pax na alta temporada

Entre dezembro deste ano e março de 2017, período equivalente à alta temporada, a concessionária espera receber cerca de 5,7 milhões de viajantes. Desses, cerca de 4,2 milhões devem seguir para cidades dentro do Brasil e 1,5 milhão de pessoas para o exterior. A previsão é que haja um crescimento de 110 mil passageiros em relação ao último período de alta temporada.

Azul transportou 150 milhões de pax em 8 anos


A Azul completou oito anos de história. Em 2.923 dias a serviço da população, desde o voo inaugural São Paulo-Salvador, a Azul transportou mais de 150 milhões de Clientes em um número superior a 1,5 milhão de decolagens, entre voos nacionais e internacionais.

Estamos fechando um ano especial para companhia, apesar do cenário econômico do país. Na contramão de muitas expectativas, ampliamos nossa presença internacional, e, com a chegada dos A320neo, consolidamos uma frota diversificada, que atende a todos os tipos de aeroportos e demandas e que nos permite operar em mercados únicos. Esperamos um 2017 de muitas conquistas neste mesmo sentido, com novidades já anunciadas. Queremos deixar nosso mais sincero agradecimento a cada um de nossos mais de dez mil Tripulantes, que atuam diariamente na construção de uma companhia cada vez melhor, rumo ao objetivo de ser a melhor empresa aérea do mundo”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

GOL e seus resultados de novembro


Na última terça-feira(13/12) a GOL divulgou por meio de nota seus resultados prévios referentes ao mês de novembro. Numa rápida análise, fica claro o delicado momento no qual o setor está atravessando e as providências cabíveis tomadas pela Cia. Dentre elas, podemos citar: A diminuição da oferta ao público.

Seguem os dados:

- O volume de decolagens no sistema total reduziu 19,4% e o total de assentos disponibilizados ao mercado recuou 19,0% no mês de novembro. No acumulado de 2016, o volume de decolagens e o total de assentos decresceram 17,0% e 16,7%, respectivamente.

- A oferta no mercado doméstico reduziu 4,9% em novembro comparado ao mesmo período de 2015. No acumulado do ano até novembro, a capacidade reduziu 5,4% frente aos 11 primeiros meses de 2015.

- A demanda doméstica aumentou 0,7% no mês, levando a taxa de ocupação para 78,0% ou 4,4 p.p. superior quando comparada ao mesmo período de 2015. Até o mês de novembro, a demanda doméstica recuou 5,7%, com uma taxa de ocupação de 77,8%.

- A oferta e a demanda da GOL no mercado internacional em novembro de 2016 reduziram 17,0% e 9,9%, respectivamente, levando a taxa de ocupação para 75,9%, aumento de 6,0 p.p. em relação ao mesmo período de 2015. No acumulado do ano, a oferta apresentou queda de 17,6%, enquanto que a demanda recuou 14,2%, o que resultou em uma taxa de ocupação 3,0 p.p superior e registrando 74,6%.

2017 será um ano de transição, para Delta


Dias melhores virão para a Delta Air Lines. Este é o único pensamento do CEO Ed Bastian, que classifica 2017 como um ano de transição para uma das maiores companhias aéreas norte-americanas. O foco não poderia ser outro: a retomada do crescimento saudável da receita operacional. A Delta reconhece que o momento é delicado, tanto é que chegará ao oitavo trimestre seguido de resultados negativos relacionados ao unit revenue, medidos em PRASM, que conhecemos como Receita Unitária por Passageiro.

Mas 2017 promete novos ares para a transportadora. A ideia é que a capacidade total da companhia cresça cerca de 1% em 2017, dentro de um esforço para “sacudir a poeira” e retomar os ganhos do PRASM já no primeiro trimestre de 2017, com a expectativa de já fechar o primeiro mês com o saldo positivo. Isto é o que acredita o presidente da Delta, Glen Hauenstein. “Não temos bola de cristal, mas vemos algumas tendências já para o ano que vem, e acreditamos que já em janeiro será registrado números positivos com relação à Receita Unitária por Passageiro”, disse o executivo.

A companhia, que até projetou números positivos em meados de 2016, verá o ano fechar com uma queda de 3% no PRASM. De acordo com o CEO Ed bastian, melhorar a receita é a tarefa número 01 entre as prioridades financeiras para 2017. Por outro lado, há uma expectativa do preço do combustível subir pela primeira vez em quatro anos, o que aumentaria os gastos ao lado dos novos contratos fechado com os pilotos, no último dia 01.

Fonte: Mercado e Eventos