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quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[Exclusivo] 6º Workshop de imprensa GOL - Bastidores da Aviação


Aeroporto Santos Dumont, 28 de junho de 2016, 

Na sala de embarque, ao aviso vindo do sistema sonoro, somos informados que nosso embarque iniciará pelo portão 5. Após uma fila costumeira, entramos na aeronave a procura do assento: 19E. Bagagens acomodadas, uma folheada na revista de bordo do mês corrente...Quando um leve "solavanco" empurra as toneladas do nosso Boeing 737-800 que está escalado para cumprir esta etapa.

Ao contrário do que você possa supor, não, este não será um Flight Report. Este voo tem como objetivo uma cobertura bem especial, como você verá a diante.

São 19:08 quando o voo G3 2129 é autorizado a decolar. Manetes à frente, o jato americano "parte para cima" da pista 20L com intensidade. Fora do solo, 400 pés, leve curva a esquerda..Gear up! Após 50 minutos (aproximadamente), já estamos parqueados no Aeroporto de Congonhas. Desembarque na remota, seguimos em direção ao clássico saguão do aeroporto Paulista. 

Já no hotel, shutdown! 

Quarta-Feira, 29 de junho de 2016.


O dia seguinte se inicia bem cedo, após um café da manhã, por volta das 8:15 da manhã já estamos no ônibus que nos levará até a cidade de Diadema para conhecer o amplo Centro de Treinamento da companhia. Já no local, e devidamente credenciado, adentramos em uma sala para apresentações. Passados poucos minutos o presidente da Cia, Paulo Sérgio Kakinoff abre o 6º Workshop GOL para Imprensa - Bastidores da Aviação. De forma bem leve e simples, inicia a primeira das cinco palestras daquele dia. 

Paulo focalizou sua palestra numa abordagem bem ampla e aberta sobre a GOL e o mercado de aviação em si. Houve uma rápida análise do mercado do início dos anos 2000...seguida de uma comparação aos dias atuais, evidenciando a popularização e democratização do transporte aéreo no país. Com uma palestra receptiva a perguntas, alguns temas cruciais foram abordados como: 

- Carga tributária brasileira e seus impactos na operação (Por exemplo: No Brasil, 40% dos custos de um voo se referem ao combustível. Sem esquecer, também, que este insumo tem o seu preço cotado em dólar. É complicado, meus caros....).
- Abertura do mercado para 100% de investimento do capital estrangeiro e seus impactos no mercado  (Lidar com a manutenção de empregos e proteção do mercado nacional).
- Serviço de bordo e suas modificações ao longo do tempo no mercado brasileiro.
- Modo de precificação das passagens e os fatores que envolvem e influenciam o processo.













(Clique nas fotos para ampliar)








































E um ponto que é bastante preocupante ao país:
      - A crise e seus reflexos no mercado

Neste último ponto, Paulo debateu de forma muito sincera com os presentes..Mostrando o real panorama da situação do mercado. Para você ter uma ideia bem nítida, só em 2016 as três maiores Cias do país: LATAM, GOL e Azul ficarão com 60 a 80 aeronaves a menos em operação. A GOL (em números precisos) diminuirá sua oferta em menos 9%. LATAM e AZUL no mesmo rumo, com queda de 8% a 9% na oferta. O mercado Offshore sofre também uma forte queda, com 50% a menos de demanda.

Obviamente, Kakinoff também apresentou a Cia. Ficou claro que a inovação e eficiência estão no "DNA" da GOL desde sua criação. E isso é algo que se mantém até os dias de hoje...

A GOL em números:

      - 120 aeronaves. Com 7 anos de idade média
      - 900 voos diários
      - 350 milhões de passagens vendidas desde sua criação, em 2001
    - Única cia da América Latina com serviço de Geolocalização do passageiro. Auxiliando-o no trânsito, no caminho ao aeroporto e numa possível remarcação de voo.
      - Líder em pontualidade em 2015, com 94,4% dos voos decolando no horário previsto























































O investimento na ampliação do check-in não presencial foi abordado; Com uma clara e gradativa mudança cultural/comportamental do passageiro atual. Hoje, o mesmo busca + agilidade(fator tempo) e + comodidade.

Para finalizar, o tópico "Entretenimento a bordo". Foi apresentado o novo sistema de Wi-fi a bordo. Nele, boa parte do sinal será gratuito, com alguns conteúdos pagos. O cliente poderá ter em seu próprio Smartphone o conteúdo que desejar. A previsão de que até em dois anos e meio, todas as aeronaves da frota já estarão equipadas com esta tecnologia.

Em um rápido "bate-bola" feito conosco, "Kaki" citou as inúmeras vantagens de aplicação deste tipo de entretenimento a bordo, ao invés das clássicas "telinhas" nas poltronas. Dentre essas vantagens, citou: Maior autonomia para o cliente escolher seu conteúdo, economia de custos...ao evitar a troca sazonal destas telas por força de manutenção e também a economia relacionada ao peso (Ligue isso ao maior consumo de combustível adicional que este "antigo" tipo de entretenimento traria aos Boeing's da Cia).
































Ao responder os últimos questionamentos e não se esquivando de temas "ardidos", Paulo Kakinoff finalizou sua ótima palestra agradecendo a presença de todos ao evento, e nos dando mais uma vez as boas vindas.

2ª Palestra: Engenharia de operações

Após o presidente, quem assumiu o comando da segunda palestra foi Marcelo Macedo - Gerente executivo de CCO e Engenharia da Cia.


Nela, Macedo deu um enfoque no maior evento que se realizaria no ano: As Olimpíadas 2016. Afinal, como a GOL iria lidar com um evento de tamanha dimensão em sua malha? Haveria riscos? Como mitigá-los?

Logicamente, em se tratando deste evento, nada mais conveniente debater sobre como os aeroportos cariocas receberiam este grande fluxo. A importância do SDU para a Cia é um tanto estratégica. E o fato de o aeroporto estar com restrições operacionais durante o evento, mostra-se um desafio a mais a ser trabalhado. Neste caso, segundo Macedo, boa parte das operações serão transferidas para o Galeão (GIG).

Aproveitando o "gancho" de restrições, houve também um destaque para a questão meteorológica e como elas afetam o funcionamento do aeroporto. Neste quesito, foi explicado de forma bem didática o procedimento RNP AR realizado nas aproximações no SDU. Interessante notar que a GOL é a pioneira na implantação deste serviço, tornando possível a operação até mesmo em dias de tempo ruim (Que são comuns nesta época de outono/inverno na região sudeste).











































































Ao final, Macedo também exemplificou como funciona o sistema de contingência da companhia, e sua atuação quando necessário. Ficou claro que os grandes eventos anteriores (Rio+20 - 2012, Jornada Mundial da Juventude - 2013 e Copa do Mundo - 2014) deram um Know-how consistente para a Cia, em termos de operações especiais. 

Concluida a palestra, os presentes foram divididos em grupos. Era chegada a hora de conhecermos os simuladores integrantes do Centro de Treinamento!

Ao entrarmos, logo de cara...
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Epa... Peraí! Isso ficará para a próxima parte da nossa cobertura especial (hehe). Nela, você conhecerá mais da operação dos aeroportos, somado a um conhecimento refinado a respeito da segurança nas mesmas. E sem esquecer, é claro, do Centro de Treinamento da Cia e suas instalações!

Pois bem, não custa chamar sua atenção: Fique atento a chamada na sala de embarque para a Parte 2! Em breve!

Desde já, deixamos o nosso grande agradecimento a GOL pela oportunidade!

Um abraço,

Pedro Henrique | © Aviação é aqui Todos os direitos reservados.

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terça-feira, 11 de outubro de 2016

GOL inicia codeshare com a Emirates


A GOL e Emirates anunciaram um novo acordo de compartilhamento de voo (codeshare) entre as empresas, além de acordo de Frequent Flyer Program ("FFP"), que permite aos membros dos programas Skywards, da Emirates, e Smiles, da GOL, acumularem e resgatarem milhas nos voos das duas companhias.

A parceria foi protocolada ontem junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os primeiros voos deverão ser aprovados nos próximos dias e a previsão é que entre em vigor no final de outubro/início de novembro.

Benefícios

Por meio deste codeshare os clientes terão mais facilidade para comprar trechos conectados de ambas as companhias aéreas usando uma única reserva e uma emissão de bilhetes, além de check-in, embarque e verificação de bagagem integrados durante toda a viagem. Os passageiros que reservarem voos de diferentes destinos no Brasil com a GOL, incluindo Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, poderão se conectar em São Paulo ou no Rio de Janeiro e voar com a Emirates para muitos destinos em todo o mundo.

Tarifa aérea doméstica média aumenta 0,2%, em relação a 2015


A ANAC divulgou um relatório relacionado ao 1º semestre de 2016. O mesmo mostra alguns dados que evidenciam a situação atual do mercado.

A tarifa aérea média doméstica real no nesse período foi de R$ 322,44, um aumento de 0,2% quando comparada ao mesmo período de 2015 quando a tarifa média domestica foi de R$321,66.

Já o valor do Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico Real (valor pago por km voado) foi de R$ 0,28838/Km, apresentando uma redução real de 0,2% no 1º semestre de 2016, quando comparado a primeira metade de 2015.

Cerca de 58,3% dos assentos comercializados no período de janeiro a junho de 2016 correspondeu a tarifas aéreas domésticas inferiores a R$ 300,00. Verifica-se, ainda, que assentos comercializados com tarifas inferiores a R$ 100,00 representaram 9,5% do total, e as tarifas superiores a R$ 1.500,00 representaram 0,4% no período de janeiro a junho de 2016.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rio Galeão negocia acordo com o governo



O governo federal e a Changi Airports, operadora aeroportuária de Cingapura sócia do consórcio RIOgaleão, negociam uma saída para manter o contrato do terminal carioca. O consórcio não obtém receita suficiente para arcar com a outorga de R$ 3 bilhões prevista para este ano. Os estrangeiros relataram ao governo o interesse em atrair um novo parceiro de fora para adquirir a parcela da Odebrecht Transport no RIOgaleão. Do lado do governo, ontem houve a primeira sinalização de que o cronograma de pagamento de outorga pode ser revisto.

A mudança na composição do consórcio pode contar com auxílio do próprio governo, desde que sejam respeitados o contrato e as leis vigentes e que a alteração tenha o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), indicaram ontem autoridades do governo a Lim Liang Song, presidente da Changi, e Luiz Rocha, presidente do RIOgaleão, que estiveram em Brasília. Fundos de Cingapura apoiam o consórcio, segundo o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa.

Setor privado quer fatia da Infraero

Os executivos relatam avanços na relação com o BNDES para obter o empréstimo de longo prazo, condição fundamental para a viabilidade do contrato, segundo eles. Mesmo sem a confirmação do crédito do banco de fomento, eles insistem na manutenção do contrato, apesar de o governo federal ter afirmado antes que poderia relicitar o aeroporto, remunerando os investimentos já realizados. Changi, que tem 20,4% do consórcio, Odebrecht (30,6%) e Infraero (49%) já investiram R$ 1,8 bilhão no Galeão.

Segundo Quintella, o grupo já apresentou ao governo proposta de readequação do contrato. O consórcio pediu carência de cerca de cinco anos para o pagamento de outorga de R$ 19 bilhões. Ontem, Quintella considerou a hipótese de reavaliar o cronograma além das postergações já feitas para o pagamento deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A ideia é resolver o reequilíbrio naquilo que está previsto no contrato. Você tem contratos na área aeroportuária em que eles fizeram obras que eram de responsabilidade da Infraero e isso pode ser revisto. Talvez uma readequação no cronograma de pagamento de outorga, haja vista que houve queda do PIB (Produto Interno Bruto). Isso pode e está previsto em contrato — disse o ministro.

Em nota, a RIOgaleão defende que a queda do PIB por dois anos seguidos, num cenário de maior necessidade de caixa para investimento, e a não liberação do empréstimo de longo prazo afetaram o fluxo de caixa previsto. Segundo o consórcio, isso fez com que fosse necessária “a reprogramação dos pagamentos anuais da outorga originalmente previstos, sem alteração do seu valor total, ou seja, sem perda para o governo”.

Quintella reiterou que o governo analisará a proposta do consórcio.

Fonte: O Globo
Foto: Rio Galeão

Lufthansa investirá 100mi de euros na Austrian Airlines


A Lufthansa aprovou uma série de investimentos de larga escala na frota da Austrian Airlines. Ao todo, dois A320 passarão a fazer parte do grupo de aviões da aérea, ainda este ano. Além disso, a Austrian Airlines também contará com um B777 que será entregue no verão de 2018. Com isso, os investimentos chegam a 100 milhões de euros.

O maior hub da aérea é em Viena, na Áustria. Com os novos aviões, um novo voo intercontinental será acrescentado, assim como outras duas frequências continentais. Como resultado dos investimentos, mais de 230 vagas de empregos serão abertas no hub da Austrian Airlines.

O próximo passo da aérea austríaca é modernizar o restante da frota, ao longo dos próximos anos. Já tendo em vista, que muitos dos aviões utilizados pela Austrian Airlines tem vida útil até, no máximo, 2020.

Fonte: Panrotas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

GOL com wi-fi a bordo!


A GOL iniciou ontem suas operações com internet a bordo, tornando-se a primeira companhia aérea da América do Sul a oferecer esta facilidade aos seus passageiros. O primeiro voo comercial com a conexão foi realizado de Congonhas-Brasília-Congonhas, que decolou às 10h45. Os passageiros que estavam a bordo experimentaram a novidade, navegando à vontade.

A aeronave com a antena que possui tecnologia de última geração 2Ku de comunicação via satélite, prefixo PR-GUK e modelo Boeing 737-800, será utilizada em toda a malha aérea nacional e internacional da GOL. A segunda aeronave com internet a bordo iniciará suas operações no dia 6 de outubro, quinta-feira. Até 2018, a previsão é de que toda a frota já estará devidamente equipada com o novo recurso.

O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Paulo Kakinoff, em pleno voo e transmitido ao vivo pela página da GOL no Facebook. "Nessa primeira fase, será possível acessar todas as redes sociais, e-mail, sites diversos e WhatsApp. A partir de 20 de outubro a plataforma será expandida com a inclusão de entretenimento e programação por streaming, com filmes, desenhos, séries e mapa de voo. Em breve, ofereceremos também TV ao vivo e com isso a GOL oferecerá a mais completa ferramenta de entretenimento a bordo da América do Sul e Caribe", destacou Kakinoff.

O serviço será gratuito por seis meses. A partir de amanhã, quarta-feira (5), os clientes serão avisados quando seus voos estiverem programados para serem operados por uma das aeronaves com internet a bordo. A previsão é de que em até dois anos, toda a frota esteja equipada com sistema de conectividade e entretenimento, assim como tomadas de recarga ou USB.

Ryanair pretende contratar 3.500 em 2017


A companhia aérea irlandesa Ryanair vai criar mais de 3.500 novos postos de trabalho em 2017, enquanto acrescenta mais 50 aviões à sua frota. A empresa disse que planeja contratar 2.000 pessoas para a tripulação, 1.000 pilotos e 250 engenheiros. A companhia só não informou quantas das novas posições serão no Reino Unido, afirmando que a expansão será “pela rede europeia de 84 bases”.

A atual campanha de recrutamento é parte de um plano mais amplo que inclui o aumento da frota de 355 aeronaves para 500 unidades em cinco anos, com uma elevação do número da tripulação para 5 mil profissionais no período. Eddie Wilson, diretor de equipe da Ryanair, afirmou que “2017 está prestes a ser nosso ano mais ativo em recrutamento até agora, e estamos continuando a investir pesadamente em talentos para o futuro”.

Enquanto isso, dados sobre tráfego aéreo mostram que a Ryanair aumentou o número de passageiros em 13% em setembro na comparação anual, para 10,8 milhões de viajantes. A taxa de ocupação do grupo – que indica o quão cheio estão os aviões – também melhorou para 95% no mês passado, ante 94% há um ano. A empresa também afirmou que espera uma queda na tarifa média entre 10% e 12% nos próximos seis meses.

Fonte: O Globo

Em termos de pontualidade, GRU é o segundo colocado no mundo


O Aeroporto Internacional de São Paulo(GRU Airport) ficou em segundo lugar na lista de menores atrasos em agosto, segundo a FlightStats, empresa que faz análises de dados sobre voos no mundo.

Esse é o melhor resultado do GRU Airport em 2016. Mais de 88% das aeronaves partiram de Guarulhos no horário previsto, só atrás de Istambul, na Turquia, com 90,6% de pontualidade. Menos de 12% dos voos que partem de Guarulhos apresentam atraso acima de 15 minutos. Em junho, O GRU Airport ocupava a 10ª colocação no ranking.

A FlightStats é uma empresa norte-americana de serviços de dados de aviação comercial, sendo a principal fornecedora mundial de dados de voo em tempo real.  O ranking mensal avalia mais de 92% dos voos comerciais programados em todo o mundo.