Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2016

"LATAM, pista livre...autorizado alinhar e decolar!"

No fim da última semana, a TAM começou a veicular em seus meios de mídia a sua nova campanha publicitária. Nela, anuncia-se um marco especial: O fim da marca TAM e o surgimento da marca LATAM.

O fato que já era esperado, demorou alguns anos para se concretizar. Após todo o processo de fusão operacional realizado, este é praticamente o último estágio da fusão que foi assinada em 2010 com a chilena LAN. A partir de agora, todos os aviões da frota irão ostentar o esquema e pintura do grupo LATAM. A previsão é que até 2018 todas as aeronaves de todo grupo já estejam padronizadas.

Confira o vídeo do anúncio.



Até logo, TAM...

Na categoria acima de 15 milhões de PAX, GRU é o melhor aeroporto do país



Em Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), aponta o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo como o melhor aeroporto do País na “Satisfação Geral do Passageiro” na categoria acima de 15 milhões de passageiros/ano, com nota 4,44, numa escala de 1 a 5. No ranking geral do 1º trimestre de 2016, GRU ficou em terceiro lugar, com um aumento de 9,6% em comparação com o mesmo período de 2015.

Entre os itens mais bem avaliados pelos passageiros, estão “Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais”, no qual GRU aparece em 1º lugar no ranking, e “Tempo de fila na emigração”, que ocupa a terceira posição.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Brasil tem espaço aéreo "rebaixado"

Em meio à crise ministerial em Brasília, o espaço aéreo brasileiro acaba de ter seu nível de segurança rebaixado. O país passa a ser enquadrado como criticamente deficiente (Critically Deficient) pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilots Association), uma associação de pilotos vinculada à ICAO, agência especializada em aviação das Organização das Nações Unidas.

O rebaixamento ocorre por conta do risco iminente de acidente entre aeronaves e balões, tema amplamente debatido pela entidade e pelas autoridades brasileiras nos últimos anos. O aviso de rebaixamento foi enviado ao Brasil em dezembro de 2015. Apesar do comunicado, não houve resposta dos órgãos competentes do país, imersos nas crises envolvendo o processo de impeachment da presidente Dilma.

Com a medida, o espaço aéreo brasileiro passa a ter a mesma classificação de países com zonas de guerra e regiões sem sistemas de controle de tráfego aéreo. Entre os principais problemas da nova classificação está o aumento do valor do seguro exigido para empresas aéreas que optam em voar para locais classificados como de risco. Além disso, muda uma série de certificados internacionais exigidos pelas companhias aéreas brasileiras. O que deverá trazer num curto prazo diversas consequências à aviação nacional.

Fonte: Aeromagazine

Latam Airlines tem perspectiva "moderadamente positiva" para resultado em 2016


A LATAM Airlines tem uma perspectiva "moderadamente positiva" para o resultado da empresa em 2016, disse o presidente do Conselho da maior companhia aérea da América Latina nesta terça-feira, citando moedas mais estáveis na região. Os custos de combustíveis menores também ajudarão a contrapor a fraca demanda no Brasil, o maior mercado da companhia aérea, disse Maurício Amaro a jornalistas após a reunião anual de acionistas da Latam, em Santiago.

"O que nos dá um pouco de confiança é que as moedas se estabilizaram e o dólar enfraqueceu diante do real. Isso nos leva a continuar tendo uma perspectiva moderadamente positiva para os resultados de 2016", disse Amaro.

No ano passado, a depreciação acentuada do real e de outras moedas latino-americanas prejudicou o resultado final da empresa.

A fraca performance econômica do Brasil levou a companhia aérea a ter prejuízos em todos os anos desde 2012, quando foi formada a partir da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM.

Fonte: Reuters

Embraer tem grau de investimento confirmado pela S&P


A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) Ratings Services reafirmou a classificação “BBB” para a Embraer, o que corresponde a grau de investimento (investment grade) na escala da agência. A mesma nota (“BBB”) se aplica aos títulos emitidos no exterior. Com a conclusão do processo de revisão da classificação de crédito da Embraer, a Companhia também foi removida da classificação negativa no CreditWatch da agência. O CreditWatch é uma sinalização de que a agência de crédito vai reavaliar os ratings de crédito de uma empresa.

Em seu relatório, a S&P afirmou que Embraer continua a apresentar fortes indicadores financeiros amparados por uma geração de caixa relativamente estável e baixos níveis de endividamento. As classificações da empresa, segundo a agência, refletem a forte posição de mercado e um eficiente portfólio de produtos, que tem resultado numa crescente carteira de pedidos firmes (“backlog”) à medida que a companhia desenvolve novos produtos nos segmentos de aviação comercial, aviação executiva e segmento de defesa.

TECA de GYN marca 193% de crescimento nas exportações


O terminal de logística de cargas (Teca) do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO) registrou crescimento de 193% nas exportações de volumes no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Ao longo dos três primeiros meses deste ano, o terminal movimentou 26 toneladas, ante nove registradas em 2015.

O bom desempenho do complexo logístico goiano reflete a grande saída de produtos agrícolas, como sementes e nutrição animal, e de tecnologia, como, soluções de comunicação unificada, segurança da Informação, Infraestrutura de redes e infraestrutura para data center. A expectativa para o restante do ano é que o terminal mantenha a performance, principalmente pela valorização cambial, quando os exportadores obtêm maiores lucros em seus processos.

Para o gerente do Teca de Goiânia, Rafael Pedroso, “o bom desempenho do complexo logístico se deu em virtude dos valores competitivos em relação aos custos de armazenagem e dos bons serviços prestados pelo terminal. As principais exportações deverão ser mantidas na mesma proporção em 2016. Esses produtos são, em sua maioria, enviados para os mais diversos destinos em toda a América”, disse.