Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[Nostalgia] Sede da VARIG/VASP no SDU


Algumas construções se tornam tão habituais ao nosso olhar cotidiano, que é difícil imaginarmos aquela Rua/Avenida ou trecho da cidade sem ela. Este é o caso de dois edifícios. Localizados nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont, ambos pertenciam a VARIG e VASP, respectivamente.

Durante décadas, serviram como sede administrativa das cias. Era uma cena clássica para todo carioca ou visitante que ao passar pelo Aterro do Flamengo, conseguia facilmente visualizar os dois prédios. Em especial a noite, onde iluminavam a "paisagem." (Particularmente achava o da VARIG o mais "clássico" rs)

Os anos se passaram, vieram as crises estruturais e tanto a Cia Paulista quanto a Gaúcha sumiram de nossos céus. Os prédios vazios continuaram fazendo parte do cenário...por pouco tempo. Em 2010, em uma ação da Infraero, os tradicionais letreiros foram enfim retirados. Sairia assim, em definitivo, as últimas lembranças que resistiam na paisagem.

Hoje, os mesmos prédios já fazem parte de um ambicioso projeto, onde se transformarão em um shopping, centro de convenções e hotel.

Em tempo, alguém aí sabe que fim levaram os equipamentos que restavam nestes prédios?

"Cortando..." Infraero vai demitir mais de 4 mil com as privatizações


A Infraero anunciou que vai ter que cortar mais de 30% do seu quadro de funcionários para se ajustar às novas concessões de aeroportos. Dos 12.250 empregados da empresa, 4 mil serão dispensados. A alternativa do Plano de Demissão Voluntária (PDV) esbarra na falta de recursos para pagar as indenizações. O problema foi discutido na última segunda-feira (9) entre o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha e a presidente Dilma Rousseff.

Já foram privatizados cinco aeroportos (Brasília, Guarulhos, Viracopos, Cofins e Galeão). E o aeroportode Natal (RN) foi transferido para São Gonçalo do Amarante (RN), construído pela iniciativa privada. Serão entregues para o setor privado ainda mais quatro terminais: Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis. Os leilões estão previsto para o primeiro semestre de 2016.

Padilha defende que a primeira parcela da outorga paga pelos novos concessionários seja direcionada à indenização dos funcionários. Hoje, estes recursos são destinados ao Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac). Pelas contas da SAC, serão necessários pelos menos R$ 720 milhões para a Infraero pagar as demissões pelo PDV.

Fonte: Mercado e Eventos

Cessna 650 se encontra "enterrado" após acidente, diz cenipa


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a maior parte do avião do Bradesco que caiu próximo à divisa de Goiás com Minas Gerais está “enterrada a cinco metros de profundidade”. Desde o início da manhã desta quarta-feira (11), investigadores trabalham no local do acidente, que matou dois executivos do banco, piloto e copiloto.

A aeronave caiu no início da noite de terça-feira (10). O jato decolou do aeroporto de Brasília às 18h39 com destino a São Paulo, mas desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04. O avião caiu em uma fazenda que fica entre o distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão, no sudeste de Goiás, e a cidade de Guarda-Mor, em Minas Gerais. O Bradesco lamentou a tragédia.

Passageiros e tripulantes não resistiram aos ferimentos. O acidente causou a morte do vice-presidente do banco e presidente da Bradesco Seguros, Marco Antônio Rossi; do presidente do Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira; do piloto Ivan Morenilla Vallim; e do copiloto Francisco Henrique Tofoli Pinto.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Força Aérea Libanesa escolhe o A-29 Super Tucano

A República do Líbano confirmou hoje a aquisição de seis aeronaves turboélice A-29 Super Tucano da Embraer Defesa & Segurança e da Sierra Nevada Corporation (SNC). O contrato inclui suporte logístico para a operação das aeronaves, bem como um sistema de treinamento completo para pilotos e mecânicos da Força Aérea Libanesa. A venda foi aprovada em junho pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

A venda dessas aeronaves é parte de um pacote maior e mais abrangente, incluindo melhorias de infraestrutura que serão cumpridas por outras partes não envolvidas na parceria Embraer/SNC. Os aviões, que estão atualmente em operação em 10 forças aéreas de todo o mundo, serão construídos em Jacksonville, Flórida.

A escolha do A-29 pela Força Aérea Libanesa comprova a superioridade do Super Tucano e sua capacidade de enfrentar os desafios do teatro de operações no Oriente Médio”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O Super Tucano é a melhor e mais eficaz aeronave do mercado com um histórico comprovado de sucesso com forças aéreas ao redor do mundo”. 

Azul completa 1 ano em CGH, com 400mil pax


A Azul completou, na última semana, um ano no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em 13 voos diários ofertados desde 6 de novembro de 2014, operados pelos jatos Embraer 195, de 118 assentos, a companhia transportou cerca de 400 mil Clientes, considerando embarques e desembarques. Ao todo, são mais de quatro mil ligações da Azul em um ano a partir de Congonhas – a empresa tem ligações regulares diárias do terminal paulistano para Belo Horizonte (Confins), Porto Alegre e Curitiba.

A operação da Azul em Congonhas representa ainda mais comodidade aos Clientes que desembarcam diretamente na capital paulista para seus compromissos. Estamos muito satisfeitos com os resultados no terminal paulistano, pois além de termos uma boa aceitação, oferecemos em Congonhas um produto único no mercado, que torna a experiência dos viajantes ainda mais agradável”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.

Jet Airways adquire 75 737MAX


A companhia indiana Jet Airways, uma das parceiras da Etihad Airways, fez o pedido de 75 unidades de Boeing 737 Max hoje, durante o Dubai Airshow. O pedido inclui opções e direitos de compra para outras 50 aeronaves.

A nova aeronave deve apoiar a estratégia de substituição da Jet Airways e assegurar a manutenção de uma frota moderna e ecológica. A companhia tem atualmente 115 aeronaves. A transação será totalmente financiada e gerenciada através de um acordo de venda e relocação quando a Jet Airways receber a primeira aeronave a partir de 2018.

Fonte: Panrotas