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sexta-feira, 29 de junho de 2012

TAM é uma das 10 companhias mais inovadoras do mundo


Prêmio realizado pela airlinetrends.com reconhece pioneirismo da companhia no mercado latino-americano.

A constante busca da TAM pela inovação em produtos e serviços foi, mais uma vez, reconhecida pelo mercado de aviação internacional. A companhia figura na quinta posição da edição de 2012 do ranking “The world’s 10 most innovative airlines” (As 10 companhias aéreas mais inovadoras do mundo), prêmio organizado pela agência independente de pesquisa airlinetrends.com, baseada na Holanda, que monitora a indústria mundial de aviação para mapear inovações comerciais que vão ao encontro das transformações do setor e das demandas dos clientes.

O passageiro brasileiro sempre teve em mente as experiências marcantes que viveram com companhias estrangeiras. Figurar nesse ranking é a comprovação de estarmos à altura das melhores práticas do mundo e isso é uma enorme satisfação para nós. Temos o compromisso de entregar sempre o melhor serviço. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coordenado de muitas equipes, focadas em proporcionar ao cliente uma experiência de voo única”, comemora Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM Linhas Aéreas.

No caso da TAM, quatro quesitos foram determinantes para que a companhia figurasse no ranking. O pioneirismo em implantar um sistema de conectividade a bordo, que permite o uso de celulares para ligações e trocas de emails durante os voos, foi um deles.

Outros dois, relacionados a ações de marketing e comunicação, foram a criação de QR-codes para comemorar datas especiais, e o “Projeto Vintage”, que marcou a reabertura do Museu TAM (o maior do mundo mantido por uma companhia aérea) e proporcionou aos passageiros uma viagem ambientada nas décadas de 70 e 90. Durante o projeto, os uniformes dos comissários relembraram os primeiros designs da companhia e, ainda, duas aeronaves Airbus A319 foram remodeladas em estilo vintage, considerando as pinturas, logotipos e tecidos de interiores utilizados naquele período.

O quarto quesito considerado foi a realização do primeiro voo teste com bicombustível, feito à base de pinhão-manso, da América Latina.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Módulos operacionais de THE iniciam operações


Os módulos operacionais do Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI) iniciou as operações nesta quarta-feira (27/6). As áreas entraram em funcionamento por operação assistida, no qual é testado o funcionamento das novas instalações e equipamentos. Os módulos contam com uma área total de 1,5 mil m², sendo que um deles é utilizado como sala de embarque e o segundo cumpre a função de sala de desembarque. O valor investido nas melhorias é de R$ 4,1 milhões.

Os módulos operacionais possuem as mesmas facilidades das salas de embarque e desembarque tradicionais, como isolamento termoacústico e climatização, e contam com espaço para abrigar lojas de conveniência como lanchonetes e livrarias.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Malaysia recebe seu primeiro A380

Finalmente após uma grande espera, a Malaysia Airlines recebeu o seu primeiro A380.

Por se tratar de ser a primeira aeronave deste modelo em sua frota, a companhia aplicou na aeronave um esquema de pintura especial. Nele foram utilizados as cores preta e azul, sem o tradicional vermelho.

O novíssimo A380 fará seu voo inaugural no próximo domingo, 1 de julho.

Decolagem autorizada, LATAM!

Processo de união resultou na maior companhia aérea da América Latina. Nomes LAN e TAM continuarão normalmente em cada um dos países.


As companhias aéreas TAM e LAN anunciaram nesta sexta-feira (22) o fechamento da oferta de troca de ações das duas empresas. Com isso, ambas concluíram nesta manhã o processo de consolidação que dá origem à holding (controladora) Latam Airlines Group S.A, resultando na maior companhia aérea da América Latina.

No fechamento da troca de ações, 99,9% dos acionistas da TAM que participaram do processo concordaram com o cancelamento do registro de companhia aberta empresa no Brasil, como havia sido estipulado anteriormente. Essas ações, somadas às dos acionistas controladores da companhia aérea, representam 95,9% do total de papéis da TAM.

A oferta de troca de ações havia sido adiada em 10 dias no último dia 12, depois que a adesão dos acionistas da TAM à operação não atingiu o mínimo exigido pela empresa chilena, que era de 95%, para dar prosseguimento à fusão.

Apesar da fusão, os nomes LAN e TAM continuarão a funcionar normalmente em cada um dos países. Cada companhia aérea mantém, ainda, seus centros de operação atuais: o da LAN em Santiago e o da TAM em São Paulo.

Troca de ações

A oferta de troca de ações foi uma condição para a fusão de ambas as companhias anunciada em agosto de 2010, para dar à luz a Latam. A LAN lançou a oferta aos acionistas da TAM, em razão de 0,9 ação da LAN por cada uma da TAM.

A partir de agora, as ações da LAN serão entregues na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa) no Brasil e ADRs (American Depositary Receipts, recibos das ações da brasileira na bolsa de Nova York) nos Estados Unidos.

A TAM anunciou, em 7 de maio, fechar o capital da empresa na Bovespa. A Oferta Pública de Ações (OPA). A fusão sofreu vários contratempos por acusações de monopólio em rotas aéreas apresentadas por outras companhias, principalmente relativas a rotas entre Chile e Brasil. Os tribunais permitiram a criação da aliança, mas impuseram uma série de medidas de mitigação.

Programas de fidelidade

A partir de 27 de junho, a Latam informa que os membros dos programas de fidelidade Lanpass e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Os associados das categorias superiores desses programas (Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho) somarão serviços preferenciais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem, diz a Latam.

Estrutura e negócios

As duas companhias projetam sinergias aproximadas de US$ 170 milhões a US$ 200 milhões para os primeiros 12 meses depois da união, crescendo até um valor anual de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões, que serão alcançadas totalmente durante o quarto ano, após concluída a associação, diz nota divulgada pelo grupo. O Latam Airlines Group também estima custos únicos associados à conclusão da transação e à concretização de sinergias de aproximadamente US$ 170 milhões a US$ 200 milhões, gerados, em sua maioria, nos primeiros 12 meses depois da união. Aproximadamente 60% do total de sinergias potenciais devem vir dos incrementos de receita nos negócios de passageiros e de cargas, fruto da associação, e as reduções de custo gerariam os 40% restantes.

A estrutura corporativa da holding será composta por Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM, que assumirá a posição de presidente do Conselho de Administração da Latam.; Maria Cláudia Amaro, que continua como presidente do Conselho de Administração da TAM, e será membro do Conselho de Administração da Latam; Enrique Cueto, até hoje vice-presidente-executivo da LAN, que assume como CEO da Latam; Ignacio Cueto, atual gerente-geral da LAN, que passa a ser CEO da LAN; e Marco Antonio Bologna, que segue na condição de CEO da TAM e da TAM Linhas Aéreas.

Fonte: Globo.com

Aberta licitação para projetos de instalação do ILS Cat III no GIG


A Infraero abriu nesta sexta-feira (22/6) a licitação para contratação de empresa com o objetivo de elaborar os projetos para adequações do sistema de auxílio à navegação aérea para operações do ILS (Instrument Landing System) Categoria III-A do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ). A fase de análise de documentação para habilitação de julgamento das propostas de preço já foi concluída. A próxima etapa do processo será a análise das propostas habilitadas.

Os projetos se referem à instalação da infraestrutura e ajustes nos sistemas de navegação necessários para implantar o equipamento. O investimento estimado para a elaboração dos projetos é de cerca de R$ 1,66 milhão, com prazo previsto de execução de 270 dias a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

O ILS é um instrumento de auxílio que orienta aeronaves nas operações de pouso em situações meteorológicas adversas. O ILS Cat III-A permite a orientação de aviões com equipamentos compatíveis com o sistema mesmo em alturas inferiores a 30 m e contato visual com a pista a partir de 200 m. Atualmente, o Galeão conta com o ILS Cat II, que possibilita o direcionamento em alturas a partir de 30 m e contato visual com a pista a partir de 200 m.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Azul reforça operações em SJP com voos a jato

Por conta da alta demanda de Clientes, companhia colocará Embraer 190 na cidade paulista a partir de 6 de agosto

A Azul Linhas Aéreas anuncia novidades em suas operações entre Campinas e São José do Rio Preto. Por conta da alta demanda de Clientes, a companhia colocará um jato Embraer 190 em um de seus voos à cidade paulista, a partir de 6 de agosto. Com capacidade para 106 assentos, aeronave deve atender o grande movimento nos horários de pico entre as duas cidades, oferecendo maior oferta de passagens.

A Azul transporta hoje cerca de sete mil Clientes por mês e opera uma média de quatro voos diários à Rio Preto. "Estamos muito satisfeitos com a nossa operação na cidade e sabemos do grande potencial da região. Com a substituição do ATR pelo jato nos horários de pico, nosso objetivo é acomodar os Clientes de forma a não deixar ninguém sem passagem", afirma Paulo Nascimento, vice-presidente Comercial, Marketing e TI da Azul Linhas Aéreas. "Com a inclusão do novo equipamento, que pernoitará em Rio Preto, será possível ir e voltar no mesmo dia com o jato", completa Nascimento.

A companhia oferece tarifas a partir de R$ 119,90* em ambos trechos. Do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é possível fazer conexões para mais de 40 destinos em todo o Brasil, em voos diretos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Museu TAM comemora dois anos


Mais de 150 mil pessoas visitaram o espaço nesse período, tanto para conhecer as aeronaves como para participar dos eventos promovidos periodicamente pela instituição

O Museu TAM, localizado em São Carlos (interior de São Paulo), nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. O local, inaugurado em 2006 como “Museu Asas de um Sonho”, passou por uma extensa reforma e foi reaberto em junho de 2010, com o nome “Museu TAM”. Hoje, muito mais do que expor um acervo de 80 aeronaves em seus 22 mil metros quadrados de área útil, o espaço transformou-se em uma atração cultural.

Com o objetivo de homenagear os heróis da aviação, periodicamente são organizadas mostras para relembrar importantes criadores, construtores, mecânicos e pilotos. A exposição deste mês é sobre a saga do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (o “Jahú”) que realizou, em 1927, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul sem escalas, com tripulação 100% brasileira. Em meses anteriores, os visitantes puderam conhecer a história de Santos Dumont e da empresa Fokker, entre outros temas.

Mesmo para aqueles que já visitaram o local, sempre há novidades para conferir. Desde a sua reabertura, foram incorporadas mais seis aeronaves ao acervo, como o monomotor biplano De Havilland DH 82A Tiger Moth, a aeronave esportiva leve Tenco Globe Swift, o avião militar Ryan PT-22 Recruit, a réplica em tamanho real do Blériot XI, o jato Hawker Siddeley HS-125 e o ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher.

Para possibilitar o acesso a um público maior, desde março último, a entrada é gratuita às quartas-feiras. Desde a sua reabertura, a instituição recebeu mais de 150 mil visitas, sendo uma delas de uma personalidade internacional: Bruce Dickinson, o vocalista da banda Iron Maiden. Historiador, piloto e apaixonado por aviões, Dickinson fez questão de conhecer, durante sua turnê pelo Brasil em março de 2011, o maior museu do mundo mantido por uma companhia aérea.

Comemoramos o aniversário de dois anos de reabertura do Museu TAM com muita satisfação. A sociedade já percebeu a importância deste espaço cultural para a preservação da história da aviação. É uma alegria notar que viramos referência até no exterior”, explica João Amaro, presidente da instituição.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Viracopos ganhará terminal com 28 fingers

A concessionária Aeroportos Brasil, que vai administrar o aeroporto de Viracopos pelos próximos 30 anos, investirá R$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal com capacidade para 14 milhões de passageiros por ano. O terminal terá 110 mil metros quadrados, edifício-garagem com três pisos e 28 posições para o estacionamento de aeronaves com fingers, além de sete posições remotas. 'As obras devem começar em outubro', disse ao Valor o presidente do conselho de administração da Aeroportos Brasil, João Santana. Elas serão concluídas no prazo de 22 meses, o que corresponde à primeira fase de obras exigidas no contrato de concessão, e poderão ser inauguradas antes da Copa do Mundo de 2014. O plano da concessionária vai além da exigência do edital, que previa um novo terminal de 5,5 milhões de passageiros/ano na primeira etapa. 'Mesmo que tenhamos certa ociosidade no início, isso nos dará tranquilidade para o crescimento das operações.' A concessionária, liderada pela Triunfo e pela UTC, promete 'melhorias imediatas' para os passageiros de Viracopos. A partir de amanhã, uma série de intervenções mais simples está programada, como mudanças na sinalização, reforma de banheiros, instalação de guaritas de vigilância e passarelas cobertas para ligar o terminal atual ao estacionamento. 'São dezenas de itens', afirmou Santana. A operadora francesa Egis tem 10% de participação na concessionária. Triunfo e UTC possuem 45% cada de participação. Não está prevista abertura de capital nem mudança societária nos primeiros anos de operação.

Fonte: Jetsite

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Contratos de concessões de aeroportos são assinados


O governo federal assinou hoje os contratos de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. A concessão tem como objetivo ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira e promover melhorias no atendimento aos usuários do transporte aéreo no País.

Os aeroportos serão fiscalizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também é gestora dos contratos. Os prazos das concessões são diferenciados por aeroporto: 30 anos para Viracopos, 25 anos para Brasília e 20 anos para Guarulhos.

Após a celebração do contrato, cada aeroporto concedido será administrado por uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), isto é, uma nova empresa formada pelo consórcio vencedor do leilão, em sociedade com a Infraero, que detém 49% de cada SPE. A Infraero permanecerá administrando 63 aeroportos brasileiros, responsáveis pela movimentação de 67% do total de passageiros.

Nos primeiros 30 dias, os três aeroportos serão administrados pela Infraero. Nesse período, as concessionárias vão apresentar um Plano de Transferência Operacional (PTO), que será aprovado pela Anac.

Após aprovação, durante os primeiros 90 diasa Infraero continuará responsável pelas operações e será acompanhada pelo novo operador. Após esse período, a concessionária assume a operação de transição por 90 dias, com acompanhamento e suporte da Infraero. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 180 dias.

Fonte: Panrotas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Gol cobrará taxa para reserva de assento e banco do meio livre


A Gol começará a cobrar taxas extras dos passageiros para marcar assentos nos aviões e para que crianças possam viajar desacompanhadas em seus voos. A tarifa de assento será instituída na semana que vem. A cobrança para menores desacompanhados está em vigor desde o dia 1º.

A cobrança para menores desacompanhados é tendência de mercado, afirma a empresa. Em voos domésticos, a taxa é de R$ 90; nos internacionais, US$ 60 (R$ 123) --a TAM tem cobrança similar desde 2009. A tarifa de assento deverá ter valor de R$ 10 a R$ 20.

A cobrança valerá, nessa primeira fase, para saídas de emergência, onde há mais espaço. Ainda neste ano, a Gol oferecerá ao passageiro de alguns voos da ponte aérea o direito de deixar o assento do meio vazio, para aumentar o espaço de quem ficar na janela ou no corredor.

Fonte: Folha.com

sábado, 9 de junho de 2012

Um pouco do SDU nos anos 90



Com o grande avanço da Internet acabamos tendo uma oportunidade que em até pouco tempo atrás era muito difícil, que é poder voltar um pouco no tempo e poder ver imagens e registros históricos.

E com este vídeo não pode ser diferente! Você verá um pouco da operação no charmoso Aeroporto Santos Dumont no início dos anos 90.

Observe alguns pontos como: A não existência dos fingers e nenhum jato operando no aeroporto carioca. Confira também as raridades que desfilam neste vídeo como o Embraer 110 e 120 da Rio Sul, os saudosos Electras da VARIG e os Fokkers 27 que operavam na TAM.

Tempos dourados...

Você tem algum vídeo/foto raro ou bastante especial? Mande para nós através do nosso email: aviacaoeaqui@hotmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Embraer enfrenta adiamento de pedidos na Europa


A fabricante de aeronaves regionais Embraer é vítima de adiamento de pedidos por alguns clientes na Europa mas ainda não foi atingida por cancelamentos, apesar da crise de dívida da região, disse o chefe da divisão comercial da empresa brasileira.

Entretanto, a companhia espera que a demanda seja retomada nos Estados Unidos, prevendo que companhias aéreas decidirão, numa manobra há muito aguardada, renovar frotas antigas.

"Temos um número relativamente pequeno de aviões a serem produzidos para o mercado europeu neste ano. Não estamos enfrentando cancelamentos, mas enfrentamos alguns atrasos no ano", disse Paulo César de Souza e Silva.

"Não estamos vendo o mesmo mercado que víamos no ano passado. Os mercados em geral estão mais fracos, especialmente aqui na Europa, com a crise. Isso não vale apenas para a aviação; vale para muitas outras áreas", disse ele numa coletiva de imprensa em Paris.

No primeiro trimestre, a carteira de pedidos de aeronaves encolheu, já que a empresa registrou pedidos de jatos com cerca de metade da frequência com que realizou entregas, mas a companhia espera compensar isso com campanhas de vendas nos Estados Unidos.

"O mercado de aeronaves dos Estados Unidos estava em crise nos últimos anos desde o 11 de setembro. E após a fusão de linhas aéreas do país, é um mercado mais sustentável... Acreditamos que venderemos mais na América do Norte e provavelmente menos em outros mercados", disse.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Assinada ordem de serviço para obras em FLN

A Infraero assinou nesta quarta-feira (6/6) a ordem de serviço para o início das obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação e balizamento luminoso para a implantação do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz.

De acordo com o planejamento, a primeira etapa da obra, que começa nesta segunda-feira (11/6), levará 21 meses e será executada pelo consórcio Aeroportos Brasil, vencedor da licitação. O investimento desta nesta etapa será de R$ 117 milhões e consiste na terraplanagem da área onde ficará o novo terminal, execução de nova pista de taxiamento de aeronaves, novo pátio de aeronaves em concreto, com 12 posições para aeronaves de grande porte, sistema de macro drenagem, novo acesso interno e novo estacionamento de veículos.

domingo, 3 de junho de 2012

Passaredo voando de ATR!

O que há alguns meses atrás era tratado como mero boato ou mentira, virou realidade:  A passaredo recebeu o seu primeiro ATR 72-600.

A aeronave apresentada a imprensa na última Terça(29/5), foi batizada com um nome de um pássaro muito popular, o Bem-te-vi. A mesma recebeu a matrícula PR-PDA.

O ATR marca o início da expansão da frota da companhia. Até 2015 é prevista a chegada de 26 aeronaves da fabricante francesa, sendo 24 ATR 72-600 e 2 ATR 72-500. Com isso a Passaredo operará(Pelo menos por enquanto) uma frota mista com aeronaves turboélices e jatos Embraer 145.

O ATR 72-600 reduzirá os nossos custos, as tarifas cobradas e abrirá a possibilidade de operarmos em novos destinos”- Comandante Felício.


Deixamos aqui o nosso grande agradecimento ao Paulo em ceder gentilmente as fotos!

sábado, 2 de junho de 2012

Queda de Corisco em SP está sendo investigada


Aeronave caiu na manhã deste sábado na Zona Norte da capital. Piloto morreu no acidente, que ocorreu em uma propriedade particular.

As causas da queda de um pequeno avião na região de Parada de Taipas, Zona Norte de São Paulo, neste sábado (2), estão sendo investigadas. Técnicos da Aeronáutica estão analisando o que restou da aeronave, a documentação do piloto e do avião, que pertencia ao Aeroclube de São Paulo.

O comandante André Nestor Escobar Betim morreu na hora. O presidente do Aeroclube informou que o piloto era habilitado e realizava, por volta das 9h45, quando havia muita neblina na região, o que se chama de “voo solo”. Isso significa que André Betim sairia do Campo de Marte, faria um sobrevoo em algum ponto e retornaria ao aeroporto.

O avião caiu em uma propriedade particular na Estrada José Lopes. Sete equipes do Corpo de Bombeiros e vários policiais militares foram para o local, numa região de mata. Apesar do acidente, não houve incêndio. Por pouco, casas das imediações não foram atingidas.

Fonte: Globo.com