Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais KLM no Galeão: quarta frequência semanal


A KLM anunciou que está aumentando sua capacidade para a América do Sul, já a partir do próximo mês. A companhia aérea holandesa vai aumentar suas frequências entre Amsterdam e o Rio de Janeiro, Buenos Aires e o Equador. Para o Rio de Janeiro, onde a companhia voltou a operar três frequências semanais no último trimestre de 2011, após 12 anos de ausência, a KLM vai acrescentar mais um voo semanal (aos domingos) a partir do dia 28 de outubro. Para Buenos Aires, a KLM aumentará 20% sua oferta a partir do próximo dia 25 de março, ao utilizar aeronaves maiores em alguns voos. A partir de julho, aeronaves maiores passarão a ser utilizadas nos atuais três voos semanais. A companhia também passará a operar uma quarta frequência (aos sábados) na rota Amsterdam-Buenos Aires a partir de 28 de outubro. Quando do início da temporada de verão, a malha aérea da KLM incluirá uma quarta frequência semanal na rota Amsterdam-Quito-Guayaquil.

Fonte : Jetsite

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TAM registra taxa de ocupação de 86,1% nos voos internacionais em janeiro

Número é o segundo melhor da história da companhia; empresa também manteve a liderança no mercado doméstico, com 40,7% de market share

A TAM obteve taxa de ocupação de 86,1% em seus voos internacionais em janeiro. A marca é a melhor já registrada para o mês e a segunda maior da história da companhia. Nesse segmento de mercado, a empresa teve um aumento na demanda de 7,3% e uma elevação na oferta de 1,3%, na comparação com janeiro de 2011. A TAM manteve a liderança nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, com market share de 86,7%. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No mês passado, a procura por viagens internacionais continuou aquecida. A alta demanda possibilitou o aumento nas taxas de ocupação, a recuperação do yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) e a elevação do RASK (receita por assento disponível por quilômetro) em dólar, também na comparação com o mesmo período de 2011.

Mercado doméstico

No mercado doméstico, a demanda por voos da TAM cresceu 1%, combinado com um aumento de 4,3% na oferta de assentos, na comparação com janeiro de 2011, o que levou a uma taxa de ocupação de 76,5%. A companhia também manteve a liderança nesse segmento de mercado, com market share de 40,7%.

O mês de janeiro, período de férias escolares, é marcado pela grande participação de passageiros viajando a lazer, que voam fora dos horários de pico e compram seus bilhetes com antecedência. Além disso, a companhia verificou uma alta utilização de bilhetes-prêmio do programa TAM Fidelidade, resultando em uma maior diluição do yield doméstico, que mesmo assim ficou em linha com o registrado no ano anterior.

Ao combinar o RASK doméstico com a elevação desse índice nos voos internacionais, o resultado é um incremento no RASK geral da companhia.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Infraero vai ampliar mix comercial no GIG


O diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, em conjunto com os superintendentes de Negócios Comerciais, da Regional Rio e do Aeroporto do Galeão,  aprovaram em 15/2 o projeto do novo mix comercial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim. A implantação do novo mix ampliará o número de áreas comerciais dos terminais 1 e 2 do Galeão das atuais 233 para 329, sendo que as licitações das novas áreas deverão ocorrer até junho de 2013, antes da Copa das Confederações, de forma gradativa e em compasso com a reforma já em andamento.

A nova disposição de áreas permitirá que novos segmentos de negócios sejam implementados no Galeão, como dois restaurantes no terminal de passageiros 2, um fast sleep e uma lanchonete popular, a exemplo da que foi recentemente licitada no Aeroporto de Curitiba (PR). Novas áreas serão contratadas nas áreas de embarque dos dois terminais, oferecendo uma maior variedade aos passageiros e usuários. Além disso, no terminal 2, que concentrará as operações de embarque e desembarque internacionais, um novo free shop de 3,8 mil m² será licitado, proporcionando mais conforto e diversidade para quem desembarca no Galeão vindo do exterior.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GOL com novas frequências para os Estados Unidos e Venezuela


Na última semana, foram publicadas duas portarias no portal da ANAC na internet. Ambas portarias se referiam a frequências concedidas a GOL.

A primeira de número 325, concede a autorização para a operação de 7(Sete) frequências semanais para voos entre Brasil e Venezuela.

Já a segunda de número 326, concede a autorização para a operação de 14(Catorze) frequências semanais para voos entre o Brasil e os Estados Unidos.

Ambas portarias entram em vigor a partir da data de sua publicação.


Seria isto um sinal de novos rumos da Laranja? Aguardemos os próximos capítulos...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Aeroportos da Infraero terão internet gratuita e ilimitada

Os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo passarão a ter internet sem fio grátis e com acesso ilimitado até o final de março. A conexão será oferecida por três empresas que participaram de uma consulta pública, realizada em dezembro de 2011. A ação faz parte do trabalho da Infraero de aprimorar os serviços oferecidos aos passageiros.

O trabalho está em fase de implementação e um teste de conceito será realizado no final de fevereiro, para definir os padrões de funcionamento do serviço em 18 terminais de passageiros. Além da Capital Federal, a internet grátis ilimitada será oferecida em Campinas, Confins, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal (Augusto Severo), Porto Alegre, Recife e Salvador, além dos aeroportos da Pampulha, Santos Dumont, Campo de Marte, Congonhas e Jacarepaguá.

O sinal estará disponível na sala de embarque dos aeroportos e com exclusividade para passageiros. Para se conectar, o passageiro deverá buscar o sinal e abrir o navegador da operadora parceira. O acesso será liberado após o preenchimento de um cadastro e o fornecimento do código do cartão de embarque.

A internet sem fio grátis e ilimitada é uma evolução do sistema de internet grátis por 15 minutos, oferecida inicialmente em Guarulhos, Congonhas, Galeão e Brasília. “Nessa primeira fase a Infraero testou os sistemas e mapeou o perfil dos usuários para definir o modelo de serviço”, explicou o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende.

O serviço será gratuito aos passageiros. As empresas que prestarem o serviço poderão colocar anúncios nas salas de embarque e nas páginas de internet de autenticação. “Essa é uma contrapartida construída entre a Infraero e as empresas para remunerar os serviços oferecidos”, informa Resende.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TAM renova certificação internacional IOSA até 2014

                         IATA reconhece o constante compromisso da companhia com a segurança operacional.

A TAM Linhas e a TAM Airlines, esta com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram a renovação do registro IOSA (IATA Operational Safety Audit) até janeiro de 2014.

A revalidação do registro IOSA foi conferida após a conclusão da auditoria realizada pela ARGUS PROS, organização independente e credenciada  pela IATA (International Air Transport Association). O processo envolveu diversas áreas de ambas as empresas da TAM S.A., que atenderam a aproximadamente 950 requisitos relacionados com a segurança das operações.

Lançado pela IATA em 2003, o Programa IOSA é referência mundial para o gerenciamento da segurança operacional na aviação civil e avalia  processos relacionados a operações de voo, sistema de gerenciamento, despacho operacional, aeroportos, manutenção, cargas, rampa, segurança operacional e treinamento de todas as áreas envolvidas nas operações. A TAM possui o registro IOSA desde janeiro de 2007, sendo que a certificação foi ratificada pela IATA em 2008, em 2010 e novamente agora, em 2012.

Produzidos de forma padronizada e consistente, os relatórios IOSA são aceitos por um grande número de autoridades aeronáuticas do mundo e por empresas aéreas internacionais nos acordos de codeshare (compartilhamento de voos), dispensando  sobreposições de auditorias da mesma natureza a cada nova parceria estabelecida.

A renovação dos registros da TAM Linhas Aéreas e da TAM Airlines está  publicada no site oficial da IATA (www.iata.org/registry).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

100.000


Olá senhores!

Hoje, 14/2/12 o Aviação é aqui atingiu a marca de 100.000 visitantes!

Estes um ano e seis meses literalmente voaram e hoje o Aviação é aqui é uma realidade. E quem é o responsável disso?! Eu? Não não, o responsável por isso é você...Sim você mesmo aí, que sempre nos faz uma visita, seja ela diária ou não.

Esta marca alcançada só aumenta a nossa responsabilidade em oferecer com Ética, Qualidade e Confiabilidade a informação sobre este maravilhoso mundo que é a Aviação.

Para finalizar,
Gostaria de agradecer todos os nossos leitores, os 40 sites/blogs parceiros e a todos que de alguma forma contribuíram com o Aviação é aqui; o nosso muito obrigado!

Um grande abraço.

Pedro Henrique

Aviação é aqui

Voando mais alto!

* A foto utilizada é de autoria de Jason Pineau. Você pode conferí-la na íntegra aqui.