Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pluna anuncia segundo voo VCP a MVD


A Pluna anunciou uma segunda ligação entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Montevidéu, no Uruguai. O voo, que não irá operar apenas às sextas-feiras, ainda terá disponibilidade de conexões para Buenos Aires, Córdoba e Santiago. Para mais informações: http://www.flypuna.com/ ou 0800-892-3080.

Fonte : Panrotas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

TAM revisa plano de frota

Companhia opta por não aumentar sua frota de aviões para o mercado doméstico em 2012; alterações na malha internacional devem levar a ganhos anuais de US$ 50 milhões

A TAM Linhas Aéreas revisou o plano da frota que terá a partir de 2012, com o objetivo de aumentar a rentabilidade da companhia e otimizar as operações. Assim, a empresa encerrará o próximo ano com 159 aeronaves, e não mais com as 163 previstas no plano de frota anterior.

Mercado doméstico

A TAM estima para 2012 um crescimento de demanda menor do que o previsto para este ano – entre 15% e 18%, conforme o guidance para 2011 –, em virtude das incertezas que cercam a economia mundial. “Confiamos no crescimento do Brasil e do mercado de aviação no próximo ano, mas entendemos que um ajuste em nosso plano de frota é necessário para assegurar a rentabilidade do negócio, num contexto de maior racionalidade do mercado”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Para alcançar esse objetivo, a companhia intensificará suas ações de controle de custos e aumento de receitas. Entre as medidas adotadas, a sua frota narrow body (aeronaves com apenas um corredor de circulação) não será aumentada em quatro unidades no próximo ano, como originalmente previsto.

Em 2012, a TAM receberá 13 novos aviões da família Airbus A320 e devolverá 13 atualmente em operação. A empresa não optará pela renovação de quatro leasings de aeronaves, modificando o plano original de receber 13 equipamentos novos e devolver nove. Ou seja, não haverá crescimento líquido da frota.

Mesmo com essa revisão, vamos renovar 10% da frota doméstica, mantendo a baixa idade média das aeronaves. Além do benefício claro de qualidade de serviço para nossos clientes, que contam com uma das frotas mais jovens do mundo, isso contribuirá para diminuir custos de manutenção e o consumo de combustível.” - Líbano Barroso

Mercado internacional

Não estão previstas alterações no plano para a frota de aeronaves wide body (com dois corredores, usados para voos de longa duração). Porém, visando a aumentar a eficiência das operações, a TAM trocará as aeronaves Airbus A340 que operam a rota São Paulo/Guarulhos–Milão por Airbus A330, no mês de outubro, em data a ser anunciada. Essas aeronaves, com maior eficiência energética por voarem com dois motores – os A340 têm quatro motores –, propiciarão um ganho de mais de 20% nos custos com combustíveis por assento disponível na rota São Paulo–Milão. Atualmente, os gastos com combustíveis representam cerca de 35% do total de custos da companhia.

Para que essa troca de equipamentos seja possível, a TAM promoverá um ajuste na malha aérea internacional, envolvendo os voos a partir do Rio de Janeiro/Galeão para Frankfurt e Londres. As atuais sete partidas semanais para Frankfurt serão reduzidas para quatro, e as seis decolagens semanais para Londres retornarão a três.

Com o conjunto de ações, incluindo o novo voo para o México – com início em outubro –, a frequência adicional de São Paulo/Guarulhos para Orlando e a substituição do A340 pelo A330, entre outras, a companhia estima ganhos aproximados de US$ 50 milhões por ano, já descontando os valores pagos pelos leasings das aeronaves que deixarão de ser operadas.

A demanda por voos internacionais continuará aquecida em 2012, e nossa oferta segue adequada à procura. Este ajuste da malha internacional tem apenas o objetivo de otimizar operações, reduzindo custos e atendendo os clientes da rota São Paulo–Milão com outras aeronaves, sem reduzir a qualidade dos serviços”, explica Líbano Barroso.

Passageiro morre em aeroporto do Rio após passar mal em voo

Segundo a Trip, avião vinha de Vitória, no Espírito Santo.A empresa afirma que está prestando assistência aos parentes da vítima.

Um homem morreu, na tarde desta terça-feira (30), após passar mal dentro de um avião, que veio de Vitória, no Espírito Santo, em direção ao Rio de Janeiro. Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o voo 5353 da empresa aérea Trip, onde estava a vítima, chegou ao Rio às 13h29.

A assessoria da Trip, confirmou o ocorrido e divulgou uma nota.

"A TRIP Linhas Aéreas informa que um passageiro que estava no voo 5353, originário de Vitória com destino ao Rio de Janeiro, Aeroporto Santos Dumont, foi acometido por um problema de saúde quando a aeronave se aproximava de seu destino. Acionada prontamente pela TRIP, a equipe médica do aeroporto deu sequência, em solo, ao atendimento iniciado ainda dentro da aeronave. Infelizmente, apesar do pronto-atendimento, o passageiro veio a óbito. A TRIP esta prestando toda a assistência aos familiares do passageiro".

Fonte : Globo.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TAM oferece novos voos para VIX e MCZ

Companhia amplia opções de conexões internacionais com o aumento das frequências entre as cidades e os aeroportos de Guarulhos/São Paulo e Rio de Janeiro/Galeão.

A TAM Linhas Aéreas oferecerá, a partir de amanhã (1º de setembro) dois novos voos diários entre Vitória (ES) e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. O objetivo é atender o crescimento da demanda por conexões para voos internacionais. As novas frequências serão operadas por aeronave Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros.

A partir de 5 de setembro, a companhia também oferecerá um novo voo entre o aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont e a capital capixaba. A frequência, disponível de segunda a sábado, será operada com aeronave Airbus A319, com 144 assentos e volta programada para o aeroporto do Galeão.

Na mesma data, Maceió (AL) ganha novas opções de horários para conexões internacionais. O novo voo entre a capital alagoana e o Rio de Janeiro será operado por aeronave Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros e terá frequência diária.

A320 da Gulf Air derrapa em pouso na India


Um avião de passageiros da Gulf Air derrapou na pista durante o pouso nesta segunda-feira no aeroporto da cidade de Kochi (sul da Índia) deixando uma pessoa ferida, segundo informou a companhia aérea.
O ferido era um indiano que foi levado ao hospital. A Gulf Air afirmou que a situação do paciente não era crítica, mas não forneceu mais detalhes dos ferimentos.

A companhia sediada no Bahrein disse que o acidente ocorreu quando o Airbus-A320 encostou no chão. O voo GF-270 carregava 137 passageiros e seis membros da tripulação. Todos foram evacuados pelos dispositivos de emergência do avião.

No momento da aterrissagem chovia muito e o parte do equipamento de pouso foi danificado, disse a porta-voz da Gulf Air, Katherine Kaczynska.

Kaczynska ainda informou que o avião tinha apenas 18 meses e era um dos mais novos da companhia.
O Bahrein --onde fica a sede da companhia-- e outros países do golfo Pérsico recebem muitos imigrantes de origem indiana, incluindo muitos oriundos do Estado de Kerala, onde fica a cidade de Kochi.

Fonte: Folha de São Paulo

SSA ganha centro de gerenciamento

O Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) do Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães (BA) entrou em funcionamento na última sexta-feira (26/8). O Centro de Salvador é o sétimo a ser implantado na Rede Infraero - os outros seis são os de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG). A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

O CGA de Salvador foi instalado numa sala de 40 m² e funciona 24 horas. O espaço conta com dez monitores de 52 polegadas ligados à Internet, conectados às câmeras de vídeo do aeroporto e ao Sistema Informativo de Voos (SIV). Da sala, os integrantes do centro podem monitorar as operações aeroportuárias ao vivo de diversas áreas do aeroporto, como saguão, canais de inspeção e pátios de manobras.

A implantação dos núcleos garantirá agilidade na resolução de problemas, gerando melhores resultados por meio da maior eficiência nas operações. O CGA promove ganho de produtividade em todo o aeroporto, reunindo em um só ponto os vários agentes do sistema de operações aeroportuárias”, avaliou o presidente Gustavo do Vale.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GOL lança nova plataforma de entretenimento de bordo individual inédita na aviação!


A GOL vai lançar no dia 1° de setembro uma solução de entretenimento de bordo inovadora e inédita na aviação mundial! Por meio do seu aparelho pessoal, os passageiros terão acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade, tornando a experiência de voo muito mais agradável e divertida.

O “GOL NO AR” vai disponibilizar artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de música de grandes parceiros e veículos de comunicação do Brasil.

A inovação está no DNA da GOL e foi com muita criatividade que desenvolvemos para os nossos clientes uma opção de entretenimento de bordo que oferece programação de alta qualidade, com baixos custos de implantação”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da GOL. “Inicialmente, o produto poderá ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia WI-FI. Futuramente, também estará disponível para outros tipos de tablets e smartphones”.

O acesso poderá ser feito durante o voo e o conteúdo será atualizado a cada pouso, inicialmente, em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a GOL vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mercado mais movimentado do Brasil. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano.

PR-GUG


Tivemos a oportunidade no ultimo sábado(20/8) de registrar o Boeing 737-800(PR-GUG) da GOL, decolando do aeroporto Santos Dumont(SDU).

A aeronave que é integrante da frota da GOL deste maio, foi a primeira da América do Sul a operar com o interior "Sky Interior".

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Webjet voando para FLN, e com promoção!


A Webjet chegou a capital de Santa Catarina! A partir de setembro, Florianópolis se junta aos outros 17 destinos da companhia.

E junto com o lançamento deste destino, a Web lançou promoções afim de promover a nova rota. Confira :

FLN-POA por apenas R$19,99

FLN-GIG por apenas R$49,99

FLN-CNF por apenas R$59,99!

Aproveite! Para mais informações, acesse http://www.webjet.com.br/

FLN - Florianópolis
POA - Porto Alegre
GIG - Galeão
CNF - Confins

MOP de VCP inicia operações

A Infraero deu início nesta terça-feira (23/8) às operações do Módulo Operacional do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP). Com 1,2 mil m² e investimento de R$ 5 milhões, o Módulo amplia a área de check-in do aeroporto, aumentando a capacidade de Viracopos em 2,5 milhões de passageiros por ano.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, participou da cerimônia de inauguração do Módulo Operacional. “Viracopos é um dos aeroportos que mais cresceu em todo o mundo e merecia uma área, tal qual esta que inauguramos hoje, que propiciasse conforto e agilidade no fluxo de passageiros”, afirmou Gustavo do Vale.

O Módulo Operacional de Viracopos oferece 22 novas posições de atendimento para realização de check-in, incluindo facilidades como longarinas adequadas com pontos de energia, sistema eletrônico de som, sanitários e monitores com informações sobre voos. A acessibilidade também é outra preocupação: 11 dos novos balcões de check-in são adaptados para facilitar o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TAM amplia voos domésticos a partir de CGH e GIG

Remanejamento na malha aérea da companhia eleva para nove o número de frequências entre o aeroporto de São Paulo e a capital gaúcha

A TAM Linhas Aéreas anuncia novidades em sua malha aérea doméstica. A companhia iniciou um novo voo regular de ida e volta entre Porto Alegre e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, operado por aeronave Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros, e passou a oferecer mais opções para seus clientes. O novo horário aumenta de oito para nove o total de frequências operadas entre Congonhas e o aeroporto Salgado Filho.

Curitiba também ganhou mais uma opção de horário para o cliente que viaja aos sábados entre o aeroporto Afonso Pena e Congonhas, em São Paulo. Para a frequência, a TAM criou um novo voo, também operado com aeronave Airbus A320.

Também a partir de um remanejamento de malha, a TAM iniciou outros dois novos voos regulares entre o aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão e as cidades de Brasília e Curitiba. Cada rota terá ampliado para cinco e três o número de frequências, respectivamente. Todas serão operadas com aeronaves Airbus.

GOL promove duas mulheres ao posto de comandante de aeronaves


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, já possuía desde 2007 uma mulher no posto de comandante de aeronaves Boeing 737 Next Generation, Elisa Rossi. Agora, a empresa acaba de promover duas copilotos ao comando de seus jatos.

As novas patentes foram recebidas por Gabriela Carneiro Duarte, na empresa desde 2004, e Joana Moojen, que atuava como copiloto havia 6 anos. Até setembro, outras duas mulheres devem se juntar ao quadro de comandantes. “As seleções e promoções na companhia são baseadas em critérios técnicos muito rigorosos e não em gênero. Temos muito apreço pelos profissionais – homens e mulheres – que reunimos em nosso grupo de voo”, destaca Adalberto Bogsan, vice presidente Técnico da GOL. “Nossas novas comandantes vão atuar em todas as rotas operadas pela GOL e pela VARIG, em 11 países”.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Puma Air com novidades


Após um período de sérias dificuldades, incluindo atrasos e cancelamento de voos, a Puma Air está de volta!

A companhia Paraense voltou a operar com novidades. A primeira é em sua aeronave, que ostenta um novo esquema de pintura. Foram adicionados "traços" em tons Azul claro e azul escuro na parte traseira da aeronave.

E no estabilizador vertical, foi retirada a palavra Air, restando apenas a palavra Puma. O Boeing 737-300 também mudou de matrícula. Operando antes com o prefixo PR-GLK, agora opera com o prefixo PR-PUA.

A segunda novidade é com relação a malha de voos da companhia. Ao que parece, a companhia excluiu Fortaleza(FOR) e São Paulo(GRU) temporariamente. Segundo informações dadas pela própria companhia, neste primeiro momento só ocorrerão voos entre Belém(BEL) e Macapá(MCP) com dois voos diários a partir do dia 15 de Setembro.

Agradecemos ao Rafael Freitas por colaborar com as fotos!

Vencedor de leilão de aeroporto em Natal diz que termina obras até a Copa


O Consórcio Inframérica, composto pelo Grupo Engevix e pela argentina Corporación America, foi o grande vencedor do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O processo foi definido hoje, na sede da BM&FBovespa - em São Paulo.

Depois de aproximadamente uma hora de leilão e cerca de 90 lances, o consórcio ofereceu R$ 170 milhões de valor de outorga. O ágio foi de 228%. Para José Antunes Sobrinho, presidente da Infravix e representante do Grupo Engevix, as obras estarão concluídas até a Copa.

"Comercialmente, temos todo o interesse em que o aeroporto fique pronto até a Copa, de modo a explorar o pico da demanda no terminal. É importante para nós", afirmou Sobrinho.

Fonte : UOL

Infraero fará investimentos em Torres de Controle de quatro aeroportos

A Infraero vai investir cerca de R$ 2,62 milhões em projetos para construir novas Torres de Controle e Grupamentos de Navegação Aérea no Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB) e nos Aeroportos de Belém/Brigadeiro Protásio de Oliveira (PA), Marabá (PA) e Santarém (PA).

A elaboração dos projetos básico e executivo para esses empreendimentos faz parte de um planejamento da Infraero de modernizar as instalações de controle e navegação aérea de diversos aeroportos administrados pela empresa. “São investimentos que vão aprimorar os serviços de controle e navegação aérea oferecidos pela Infraero”, afirma o diretor de Aeroportos da Infraero, João Márcio Jordão.

sábado, 20 de agosto de 2011

Aviação é aqui no Twitter


Olá senhores!

Mais uma vez o Aviação é aqui inova. Apresentamos hoje o nosso Twitter! Nele serão postadas notícias, fotos e movimentos de aeronaves pelos aeroportos Brasileiros.

O nosso Twitter se junta a um "leque" de opções que oferecemos a você, com notícias da aviação.

Siga-nos : www.twitter.com/aviacaoeaqui

Aviação é aqui
Voando mais alto!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TAM iniciará GRU-MEX em outubro


A TAM irá iniciar no dia 30 de outubro o seu novo voo Internacional. Trata-se do voo São-Paulo(GRU) - Cidade do México(MEX). O voo será diário.

A aeronave que ficará encarregada de comprir este trecho é o Airbus A330, configurado em três classes : Primeira, Executiva e Econômica.

As passagens já estão a venda! Confira os horários e preços(Para a classe Econômica):

Voo     Origem             Horário    Destino            Horário        Preço

JJ         GRU                 9h25      MEX                   15h           U$$ 830,00
8112


JJ        MEX                 17h25     GRU                  6h55
8113


Para mais informações, acesse : http://www.tam.com.br/

A340 da Aerolíneas em new colors


Foi divulgada a foto do A340-300 da Aerolíneas no novo esquema de pintura da companhia argentina. A nova pintura, lançada em Junho de 2010, só agora "reveste" o novíssimo A340.

O Airbus que estava anteriormente na empresa chinesa Cathay Pacific, ainda não tem previsão para integrar a frota da companhia Argentina.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GOL é a melhor avaliada entre as grandes aéreas brasileiras em site especializado em atendimento a clientes


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes foi avaliada como “ótima” pelo site Reclame Aqui, especializado em relacionamento entre empresas e seus clientes. A companhia é a única grande aérea brasileira a receber essa classificação, que avalia a qualidade de atendimento nas solicitações encaminhadas pelos consumidores.

O site funciona como um espaço democrático. Consumidores publicam comentários sobre os serviços que lhe são prestados e, quando recebem as respostas, classificam as empresas entre cinco níveis: “não recomendada”, “ruim”, “razoável”, “bom” e “ótimo”.

Pensar na satisfação do cliente deve ser prioridade para qualquer empresa. Na GOL, isso faz parte da política de gestão. Todo ano, investimos muito em treinamento. Somente no Call Center, possuímos sete pessoas responsáveis pelo treinamento e reciclagem dos analistas”, destaca Rogério de Castro Pereira Nunes, diretor de atendimento ao cliente da companhia. “Nós nos desdobramos para prestar um serviço cada vez melhor e mais ágil”.

SWISS lança nova logomarca e slogan


A SWISS pretende ratificar sua imagem de companhia aérea de bandeira da Suíça nos próximos anos. Num cenário altamente competitivo, a empresa quer fortalecer sua identidade corporativa e alinhar seus valores aos da Suíça, que é conhecida por seus produtos e serviços de altíssima qualidade.

A partir de outubro, a SWISS vai adotar um novo logotipo que apresenta uma cauda de um avião com o desenho da cruz suíça, refletindo a identidade dos aviões da companhia. Segundo nota divulgada pela empresa, a nova logomarca facilita o reconhecimento da SWISS como "a companhia aérea da Suíça". Toda a publicidade e o material promocional terá o novo visual, reforçando o foco no avião.

Para marcar o ínicio da nova fase, a SWISS também apresentou seu novo slogan que resume sua missão de entregar um produto e um serviço diferenciado, sem perder a proximidade com os clientes: "Our sign is a promise.". Harry Hohmeister, CEO da SWISS, acredita que com um perfil mais forte da marca, a companhia será capaz de sobreviver e crescer de forma sustentável em um mercado cada vez mais disputado.
Fonte : Jetsite

MOP de VIX entra em operação


O Módulo Operacional de desembarque do Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) iniciou nesta terça-feira (16/8) uma fase de testes para checar o funcionamento das novas instalações e equipamentos. Essa etapa deve durar até o início de setembro, período em que a Infraero fará a avaliação dos equipamentos como aparelhos de ar condicionado, câmeras de vigilância, monitores do Sistema Informativo de Voo, sistema de som, portas automáticas, além de duas novas esteiras de bagagem, que substituirão as atuais e deverão duplicar a capacidade do sistema de restituição de bagagens, agilizando o processo.

Além do desembarque, o Aeroporto de Vitória também está preparando um Módulo Operacional para embarque de passageiros. Somadas, as novas áreas terão uma área total de 2 mil m², quatro vezes maior que o espaço disponível atualmente. Para isso, a Infraero investiu R$ 4 milhões nessas novas instalações.

Os Módulos Operacionais em Vitória representam uma solução eficiente para oferecer uma estrutura completa de atendimento. Os usuários ganharão em conforto e agilidade com as novas salas de embarque e desembarque”, afirmou o superintendente do aeroporto, Autemar Lopes de Souza.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Errata

Olá senhores!

Devido a uma falta de atenção, cometemos um erro. O autor das fotos do ERJ-145(PR-PSF)da Passaredo se chama Alex e não Thiago como haviamos informado anteriomente.

Pedimos sinceras desculpas.

Att,
Pedro Henrique

Aviação é aqui
Voando mais alto!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GOL comemora Dia dos Pais com voo especial


No Domingo(14/8) que passou foi comemorado o Dia dos Pais. A GOL em comemoração a este dia, fez um voo bastante especial.Tratava-se do voo 1396, em que foi tripulado pelo Comandante Sérgio Sternberg e seu filho, o Copiloto Guilherme Sternberg. A homenagem aos pais teve direito a Speech especial, emocionando assim os passagueiros.

O Comandante Sérgio, que tem 37 anos de aviação comentou a respeito deste voo tão especial : “Hoje eu sou Paimandante, por isso, eu mando duas vezes ” - Brincou ele.

Você pode ver como foi esse voo, conferindo o vídeo abaixo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Passaredo com aeronave adesivada

A Empresa regional Passaredo se tornou a Transportadora Oficial do Rally Internacional dos Sertões. Em razão disso, a empresa adesivou uma de suas aeronaves. A aeronave é o ERJ 145(PR-PSF) que recebeu um adesivo de tonalidade marrom nas áreas laterais.

Seguem as fotos do ERJ em RAO.


                                          O adesivo no detalhe.

Agradecemos ao Alex(Autor das fotos) pela colaboração e autorização para a postagem das fotos!

Azul chega em Juiz de Fora com passagens a 49,90 reais


A partir de 22 de agosto, a  Azul Linhas Aéreas Brasileira atenderá o município de Juiz de Fora e região por meio do novíssimo Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a cerca de 36 km da cidade, com um voo diário para Campinas. A companhia recebeu a autorização para iniciar as operações na segunda-feira 8/08.

Com isso, as passagens para a nova rota já estão disponíveis para compra a partir de R$ 49,90*. O valor é válido por trecho e está sujeito à disponibilidade de assentos. A aquisição pode ser feita por meio do site http://www.voeazul.com.br/, pelo Azul Center (4003-1118 de todo o Brasil) ou diretamente nas lojas da Azul.

A nova rota será diária e os voos serão realizadas com os turboélices ATR 72-200. Confira abaixo o horário da nova frequência:

Origem            Destino           Saída    Chegada
Campinas        Juiz de Fora    12h42   14h05
Juiz de Fora    Campinas        14h35   16h08

sábado, 13 de agosto de 2011

GOL anuncia plano de revisão dos custos operacionais e os resultados do segundo trimestre


A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, divulgou ao mercado os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2011. A empresa, que em julho atualizou suas projeções financeiras para o ano, anunciou hoje um plano de reduções adicionais de custos. A mudança decorre do aumento do cenário competitivo no setor, com excesso de oferta no mercado brasileiro de aviação comercial e a consequente redução no preço das tarifas.

De acordo com a administração da GOL, um movimento objetivo de adequação na base de custos ampliará a competitividade da operação – a empresa já possui altos níveis de liquidez, com risco mínimo de refinanciamento nos próximos três anos. Entre as medidas previstas no plano estão a implementação de uma nova grade de serviços, que inclui a ampliação da venda a bordo, gestão mais eficiente do quadro de tripulantes técnicos e comerciais, redução significativa das despesas referentes à devolução de aeronaves Boeing 767 e com manutenção, além de economias adicionais com combustível, resultantes de investimentos em tecnologia nas aeronaves.

A GOL estima uma redução de cerca de R$ 650 milhões nas despesas, cerca de R$ 1,10 centavos no CASK ex-combustível e de R$ 1,25 centavos no CASK total da companhia para o ano de 2012”, destaca Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL. “As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da empresa de manter seus custos adequados ao modelo de negócio, à segurança e à qualidade”.

No segundo trimestre de 2011, a empresa apurou um prejuízo líquido de R$ 358,7 milhões, com margem líquida negativa de 22,9%, em comparação a um prejuízo de R$ 51,9 milhões no mesmo período de 2010 (margem líquida negativa de 3,3%) e a um lucro líquido de R$ 110,5 milhões no trimestre passado (margem líquida de 5,8%). O resultado negativo ocorreu, principalmente, em função do cenário competitivo do mercado brasileiro, que provocou uma queda de 2,3% da receita de passageiros, e da pressão nos custos operacionais da companhia durante o segundo trimestre (combustível, pessoal, tarifas de pouso, despesas com devolução de aeronaves, entre outras).

TAM realiza sorteio a bordo de seus voos para comemorar o Dia dos Pais


A TAM Linhas Aéreas promoverá sorteios a bordo de seus aviões neste sábado e domingo (13 e 14 de agosto) para comemorar o Dia dos Pais. Em parceria com a Chivas, a companhia sorteará uma garrafa de uísque 12 anos em cada voo da ponte aérea (entre Congonhas/São Paulo e Santos Dumont/Rio de Janeiro) realizado das 9h31 até o último horário.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Singapore Airlines encomenda mais oito 777-300ER


A Singapore Airlines (SIA) divulgou ter encomendado mais oito jatos Boeing 777-300ER para auxiliar seus planos de expansão. As novas aeronaves serão entregues entre 2013 e 2014 e serão utilizadas em rotas de médio e longo curso. A preços de lista, o pedido é avaliado em 2,3 bilhões de dólares. Atualmente, a SIA possui 19 777-300ER em sua frota.

Fonte : Jetsite

GIG com novos equipamentos para inspeção de bagagem


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ) acaba de receber dez novos scanners de raios-x. As máquinas fazem parte dos dispositivos a serem instalados até 2016 como parte da preparação do Galeão para os grandes eventos esportivos a serem sediados no Brasil. A previsão é que, até 2016, 34 scanners sejam adquiridos, em um investimento de R$ 8,4 milhões.

Os novos equipamentos de raios-x já estão em funcionamento na área de triagem de bagagem dos Terminais de Passageiros 1 e 2 para inspecionar as bagagens de porão de voos internacionais e domésticos. As máquinas, mais modernas, trarão mais eficiência ao trabalho de inspeção, proporcionando ainda mais segurança aos passageiros.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O 787 vem aí!


Depois de anos de atraso, enfim o primeiro Boeing 787 será entregue. A companhia que terá a honra de receber o primeiro Boeing 787 será a japonesa ANA. A aeronave(Prefixo JA80IA) que ostenta um esquema de pintura especial, será utilizada em voos domésticos e terá capacidade de transportar 264 passagueiros.

Segundo a fabricante americana, a previsão da entrega é para o mês que vem.

Azul Linhas Aéreas atinge nova marca: 39 aeronaves!

                                        Ao todo, são 31 jatos Embraer e oito turboélices ATR

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de receber um novo turboélice ATR 72-200. Com a incorporação desse avião, a Azul aumenta para 39 aeronaves sua frota, que é composta por jatos Embraer modelos 190 e 195 e por ATR 72-200.

O turboélice, batizado de "Azulmania" - prefixo PR-AZZ, tem como padrinho Luís Bohn, comandante da Azul Linhas Aéreas, e entrará em operação na malha a partir do dia 10 de agosto.
A aeronave tem capacidade para 70 lugares e é ideal para rotas com distâncias de até 700 Km. A ampliação da frota reflete a crescente aceitação dos serviços da companhia e fortalece a malha aérea regular, permitindo a ampliação da oferta de voos para atender o aumento da demanda no mercado. Ao todo, são 31 jatos Embraer e oito turboélices ATR.

TAM atinge lucro líquido de R$ 60,3 milhões no segundo trimestre e reverte perdas de 2010

De abril a junho, receita bruta total cresceu 16,5%, para R$ 3,2 bilhões, e passageiros transportados aumentaram 24,7%, para 9,6 milhões de pessoas.

A TAM S.A. (Bovespa: TAMM4, NYSE: TAM) alcançou lucro líquido de R$ 60,3 milhões no segundo trimestre deste ano e reverteu a situação de perdas do mesmo período de 2010, quando registrou prejuízo líquido de R$ 174,8 milhões. O lucro operacional (EBIT) foi de R$ 15,6 milhões, com margem de 0,5%, contrapondo-se ao EBIT de R$ 1,4 milhão, com margem de 0,1%, registrado no segundo trimestre do ano passado. Já a receita operacional bruta cresceu 16,5%, para R$ 3,2 bilhões, também na comparação anual, sendo que R$ 2,3 bilhões correspondem às receitas com passageiros, que aumentaram 8,2%.

O destaque foi a expansão de 18,2% no faturamento com passageiros de voos internacionais, para R$ 865,4 milhões. Nas operações para o exterior, a companhia também registrou crescimento em 5,1 pontos percentuais na taxa de ocupação (load factor), que atingiu 81,4% no trimestre. Em junho, a TAM havia registrado ocupação internacional recorde para o mês, de 79,6%. Já na operação doméstica, o faturamento de R$ 1,5 bilhão foi 3,1% superior no trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. O número reflete os 8 pontos percentuais de crescimento da taxa de ocupação doméstica, que atingiu 69,2%.

Com média diária de 911 voos no segundo trimestre, 13% acima dos mesmos três meses de 2010, a TAM transportou 9,6 milhões de passageiros pagantes, um expressivo aumento de 24,7% na comparação anual. Somadas as operações doméstica e internacional, a companhia atingiu taxa de ocupação de 73,9%, resultado 6,8 pontos percentuais acima do registrado no segundo trimestre do ano passado. Este crescimento é significativo para esta época do ano, já que os meses de abril, maio e junho são, historicamente, os que registram menor demanda.

Os valores alcançados com receitas adicionais atestam o acerto de nossa estratégia de diversificação dos negócios. Nosso objetivo é construir um grupo de multinegócios relacionados à aviação para diversificar nossas fontes de receita”, comenta Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S.A.

De abril a junho, a companhia recebeu dois Airbus A330, um A321 e um A319. O crescimento da frota, que somará 156 aeronaves no fim do ano, permitirá o aumento da oferta de assentos conforme previsto, mantendo a qualidade do serviço, de acordo com a política da TAM de operar com aviões modernos. Em julho passado, a empresa encerrou as operações com os ATR-42.

Com cinco novas frequências internacionais anunciadas até agora, a TAM superou a estimativa de dois novos destinos ou frequências para o exterior no ano e agora se prepara para o lançamento do voo para a Cidade do México, no segundo semestre.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

South African Airways quer voar para o GIG em 2013


O diretor para América do Sul da South African Airways, Nelson de Oliveira , apresentou as ações da companhia frente ao mercado em expansão, sobretudo na internet.

Pouco tempo após começar as operações no Brasil, a empresa, que hoje tem 11 voos semanais para São Paulo (GRU), criou um evento para o trade com o objetivo de divulgar a África do Sul.
Esta foi uma plataforma de divulgação do país. Com o número crescente de brasileiros para a África do Sul, tivemos de aumentar o número de escalas até criar uma frequência diária”, explicou Oliveira, que aproveitou para anunciar o aumento de oferta para Buenos Aires – de três para quatro voos – e a volta nas operações para o Rio de Janeiro, prevista até 2013.

O câmbio é um dos fatores que mais interfere na venda de bilhetes para uma companhia internacional. “Hoje, o câmbio está favorável para as pessoas que compram passagens no Brasil. Por outro lado, está caro de viajar para o País. O produto está caro”, destaca.

Fonte : Panrotas
_________________________________________________________________________

E não para por aí! Há rumores que a Air Canadá também anuncie a volta ao GIG!

GOL oferece passagens aéreas gratuitas nos aniversários de São Luís e Vitória

No próximo dia 8 de setembro, a GOL irá comemorar os aniversários de São Luís e Vitória com a promoção “Você Faz a Festa”.  Clientes com destino às cidades aniversariantes, que participarem da ação, terão a passagem de ida grátis em viagem realizadas nos dias 8 e 9 de setembro.

Para São Luís, a promoção contempla voos partindo de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Teresina, Brasília, Imperatriz, Fortaleza e Belém. Já para Vitória, os bilhetes promocionais são para voos com origem em São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro/Santos Dumont, Belo Horizonte/Confins e no Distrito Federal.

As passagens da “Você Faz a Festa” podem ser compradas até o dia 25 de agosto pelo site da GOL, em http://www.voegol.com.br/. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves. Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da Companhia ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

Iniciadas obras na pista de GRU

Conforme planejamento da Infraero, foram iniciadas neste domingo (7/8) as obras de revitalização na pista de maior extensão (3,7 mil metros) do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (SP). Para a realização do serviço, a pista foi parcialmente interditada, sendo que os 2,2 mil metros de extensão restantes serão utilizados normalmente para a operação de voos. Além dessa pista, o aeroporto possui outra com 3 mil metros.

A data de início da obra, com prazo estimado de duração de quatro meses - sem interromper a operação do tráfego aéreo do sistema de pistas e as atividades do Aeroporto de Guarulhos – foi definida entre a Infraero e representantes das empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Azul presenteará Clientes com pares de ingressos para o filme Os Smurfs


Em parceria com a Sony Pictures, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras presenteará Clientes que estiverem a bordo de suas aeronaves a partir de amanhã (9/8), com pares de ingressos do filme Os Smurfs. Os ingressos serão sorteados em todos os voos operados pela companhia que partirem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, nos dias 09 e 10 de agosto. A novidade da Sony Pictures estreou no último dia 5 e os ingressos sorteados valem para exibições a partir de 22 de agosto nos principais cinemas do País. Aproveite!

Gollog terá centro logístico de 5 mil m² em GRU


A Gollog, divisão de cargas da Gol Linhas Aéreas, vai inaugurar um centro logístico no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em novembro. “Temos um centro no mesmo terminal, mas que ocupa parte de uma área da Infraero. Esse novo será próprio e vai nos ajudar muito na nossa missão, que é de continuar a crescer mais que o mercado”, afirmou o diretor de Cargas da companhia, Carlos Figueiredo.

Segundo Figueiredo, o novo espaço será três vezes maior que o atual. “O terreno é de 10 mil m², com área construída de 5 mil m², bem superior aos atuais 1,5 mil m² que ocupamos hoje”, revelou o diretor. O valor do investimento não foi revelou.

De acordo com Figueiredo, a Gollog transportou 38 mil toneladas de cargas no primeiro semestre – crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2010. No ano passado, segundo o diretor, o setor cresceu no País um total de 14%. “A Gol apresentou um resultado bem maior: 31%.”

Fonte : Panrotas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Korean estreia nesta terça voo Seul-NY no A380


A Korean Air inicia nesta terça-feira (dia 9) a operação com o novo Airbus A380 na rota entre Seul, na Coréia do Sul, e Nova York, nos Estados Unidos. É o segundo A380 da empresa. Serão três voos semanais inicialmente, pois em setembro serão sete voos por semana.

Durante este mês, a operação será às terças, às quintas e aos sábados. O voo partirá de Seul às 11h e chegará em Nova York às 11h55 do mesmo dia. O voo de retorno parte da cidade norte-americana às 14h e chega às 17h20 do dia seguinte na capital sul coreana.

O A380 está configurado em três classes com apenas 407 assentos no total – a menor configuração de qualquer operador do super avião até agora, assegura a Korean Air: 12 poltronas na primeira classe, 301 na econômica e 94 na executiva.Há ainda um duty free, bar e sala de estar para os passageiros da primeira classe e executiva.

Fonte : Panrotas

BSB recebe Licença Ambiental Prévia para obras de ampliação

O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek recebeu nesta terça-feira (2/8) a Licença Prévia Ambiental para as obras de ampliação do Terminal de Passageiros. O documento foi expedido pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (IBRAN).
 
A licitação para contratação das obras de ampliação do Aeroporto de Brasília – orçadas em R$ 742,37 milhões – tem previsão de publicação do edital em outubro de 2011. Em maio deste ano, já foram iniciados os serviços de reforma do Terminal, com término previsto para dezembro de 2011. Além disso, também está em licitação a instalação do segundo Módulo Operacional do Aeroporto de Brasília. O primeiro Módulo está em funcionamento desde novembro de 2010. Após a conclusão dessas melhorias, o Aeroporto de Brasília terá capacidade para atender 26,5 milhões de passageiros por ano.
 
O planejamento da Infraero está sendo cumprido com total empenho. E a Licença Prévia é parte fundamental para a continuidade do volume de obras que integram o crescimento do Aeroporto Internacional de Brasília para atender a demanda”, disse o superintendente do aeroporto, Antonio Sales.

Azul Linhas Aéreas pede autorização para nova base em Caxias do Sul (RS)

                                                                 Será o segundo destino no estado.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil - Anac - para inclusão da rota entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Hugo Cartergiani de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Se aprovada, Caxias do Sul ganhará duas freqüências diárias, ligando a cidade ao aeroporto de Campinas, com partidas às 10h40 e 18h30. Já no sentido oposto, as saídas estão previstas para às 8h37 e 16h35 de Viracopos. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 10 de novembro, com os modernos jatos Embraer 190 e 195.

Trata-se do segundo destino da Azul para o estado gaúcho, ao lado de Porto Alegre.
O Cliente no Aeroporto de Viracopos tem à disposição 31 conexões para cidades brasileiras, como: Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Fortaleza, Ilhéus, Joinville, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Uberaba, Salvador, Vitória, dentre outras.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

El Al suspende operação para o Brasil


A companhia aérea israelense El Al vai suspender suas operações regulares entre Tel Aviv e São Paulo a partir de 12 de novembro. Fontes próximas a empresa citam a alta do petróleo e outras razões comerciais como fatores determinantes para a decisão. A empresa opera voos regulares entre Israel e o Brasil desde 2009. Atualmente, a El Al possui três frequências semanais entre Tel Aviv e São Paulo/Guarulhos, todas operadas por jatos Boeing 777-200ER.

Fonte : Jetsite

TAM - Aliança estratégica com a TRIP


A TAM informou por meio de uma nota, que  foi concluída, de modo satisfatório, a etapa de due dilligence na TRIP.As negociações são em prol de uma relação para desenvolver uma aliança estratégica com a participação minonitária da TAM no capital da TRIP.

Esta semana, a TRIP deverá concluir a implantação de uma nova plataforma tecnológica de reservas, vendas e check in. Essa plataforma permitirá a ampliação e a consolidação do acordo de codeshare entre as empresas, etapa que demandará não menos de 90 dias.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Team volta a operar no Rio oferecendo também charter


As operações dos voos da Team Brasil voltaram no final de junho, após a empresa cumprir exigências de segurança da Anac. Além de voos diários do Rio de Janeiro, do Aeroporto Santos Dumont, para Campos e Macaé, também é oferecida a opção de fretamento.

A ideia é voltar para o mercado garantindo maior segurança aos passageiros, com a instalação do sistema EGPWS (Sistema de Alerta Sobre Proximidade do Solo), e fomentando novas parcerias.

Fonte : Panrotas

GOL faz promoção com passagens a partir de R$ 39


A companhia aérea GOL colocou no ar promoção de passagens a partir de R$ 39 que vai até domingo, 7. Vários destinos domésticos foram contemplados e as viagens podem ser realizadas até o dia 30 de setembro.

Por meio da ação, uma passagem de São Paulo/Congonhas para Joinville, por exemplo, comprada com quatro dias de antecedência e permanência mínima no local de dois dias, pode ser encontrada por R$ 39. Decolando da capital paulista com destino a Belo Horizonte/Confins com as mesmas restrições, o cliente encontra bilhetes por R$ 59. Se o viajante programar sua viagem com 28 dias de antecedência, encontra bilhetes de Campinas para o Salvador a partir de R$ 99.

Os destinos contemplados na promoção são: Porto Velho, Cuiabá, Presidente Prudente, São Paulo, Confins, Curitiba, Caxias do Sul, Florianópolis, Rio de Janeiro, Ilhéus, Joinville, Maringá, Navegantes, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Fortaleza, Montes Claros, Uberlândia, Campinas, Recife, Campina Grande, Foz do Iguaçu, Londrina e Goiânia.

Mais informações podem ser encontradas no site da GOL (http://www.voegol.com.br/), via agentes de viagens, ou Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121. As tarifas promocionais estão sujeitas à disponibilidade de assentos nas aeronaves.

Bombeiros encontram 5 corpos nos destroços de avião que caiu em SC

Aeronave tinha oito pessoas a bordo; FAB não informa se há sobreviventes.Local é considerado de difícil acesso, dizem bombeiros.

O Corpo de Bombeiros de Lages (SC) informou que resgatou cinco corpos nos destroços do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que caiu por volta das 13h30 desta terça-feira (2), em Bom Jardim da Serra (SC), a cerca de 135 quilômetros de Florianópolis.

Havia oito pessoas a bordo. A aeronave havia partido de Canoas (RS) às 11h35 com destino ao Rio de Janeiro.A FAB não informa se há sobreviventes. Um helicóptero de resgate decolou de Santa Maria em direção ao local do acidente.

Uma equipe de bombeiros de Lages tentou sobrevoar a região do acidente para realizar o trabalho de buscas aos destroços e às vítimas, mas os ventos fortes impediram que a aeronave conseguisse se aproximar do local. Por essa razão, a corporação informou que as buscas estão sendo feitas por  terra, já que o avião teria caiu em uma área considerada de difícil acesso.

Fonte : Globo.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[Vídeo] Voando no MD-11 da Alitalia rumo ao GIG

O mês de Junho marcou a volta das operações da Companhia Italiana Alitalia no Galeão.

Segue um vídeo de 2001 com o Voo da Alitalia partindo de Roma para o GIG. Operado pelo belo MD-11. E com pouso em solo carioca, com direito a aplausos.

TAM promove reestruturação administrativa no seu alto escalão

Vice-presidente comercial e de alianças deixou a companhia.Carlos Amodeo, diretor da TAM Cargo, também deixou a empresa.

A TAM informou nesta segunda-feira (1) que promoveu uma reestruturação administrativa no seu alto escalão. Segundo a empresa, deixaram a companhia o vice-presidente comercial e de alianças, Paulo Castello Branco, e o diretor da TAM Cargo, Carlos Amodeo.

A vice-presidência de Castello Branco passou por uma reestruturação e foi dividida em duas. A área de planejamento e alianças para a ser de responsabilidade de Nelson Shinzato, que ocupava o cargo de diretor de planejamento. A vice-presidência comercial ainda não tem um titular.

Para o lugar de Amodeo, entra o diretor da unidade Pantanal, Euzébio Angelotti Neto. A TAM comprou a regional Pantanal em dezembro de 2009.

Fonte : Globo.com

GOL com novo voo : POA-REC e GYN via CNF

Além das novas frequências, a companhia aumentará a oferta de voos entre a capital mineira e Montes Claros

A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para lançar voos ligando Porto Alegre a Recife e a Goiânia via Belo Horizonte/Confins. As operações vão começar hoje e serão realizadas todos os dias com aeronaves Boeing 737-700 Next Generation.

Confins constitui, hoje, um dos principais hubs de distribuição de passageiros em nossa malha, pois é uma opção muito conveniente para escalas e conexões”, destaca Rodrigo Alves, diretor de Planejamento da GOL.

Além disso, a partir de 2 de agosto, a GOL reforçará ainda mais sua rede em Minas Gerais, com um aumento de frequência entre Confins e Montes Claros. Serão mais quatro voos diurnos semanais. As novas operações acontecerão às terças, quintas, sábados e domingos. Três desses voos (terças, quintas e sábados) terão origem em São Paulo/Congonhas, de modo que as viagens até Montes Claros serão realizadas sem necessidade de troca de aeronave. Hoje, a GOL já voa para a cidade mineira com 20 operações semanais.

As passagens para os novos voos já estão disponíveis no site http://www.voegol.com.br/, por meio da Central de Relacionamento com os Clientes (0300-115-2121) ou via agentes de viagens.