Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

JAL e sua nova pintura.

No mês passado,informamos que a JAL voltaria a ter a "Garça" em sua nova pintura.E há poucos dias foram divulgadas duas fotos de uma aeronave ostentando a nova pintura.

A aeronave em questão é o Boeing 767-300ER /Prefíxo(JA654J)

Segue as duas fotos :


Tap inicia sexto destino na França em abril.


A Tap anunciou o novo voo para Bordeaux, sexto destino da companhia na França. A ligação entre Lisboa e Bordeaux será inaugurada em abril de 2011, com um voo diário. Foram 1.002.878 passageiros transportados entre Portugal e as cidades francesas Paris, Toulouse, Nice, Lyon e Marselha, com isso a Tap registou um crescimento de 8,4% face ao ano anterior, em que transportou 925 mil passageiros. 

Do Brasil, a companhia voa a partir de 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre (a partir de 12 de junho), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa - são 75 frequências semanais, com conexões imediatas para as cinco cidades francesas.

Fonte : Mercado e Eventos.

Gol e British firmam acordo para transporte de passageiros.


A Gol e a British Airways firmaram ontem em Londres um acordo pela qual a empresa aérea passa a utilizar alguns dos trechos domésticos operados pela Gol no país. É o primeiro passo para um acordo de code share entre as duas companhias e poderá ser ampliado.

Fonte : Mercado e Eventos.

Boeing entrega o 300º B737-800 à Ryanair.


A Boeing entregou o 300º jato 737-800 Next Generation à maior transportadora aérea de baixo custo da Europa, a Ryanair. A linha aérea receberá um total de 37 unidades desta aeronave durante 2011 e é a maior operadora do modelo 737-800. A Ryanair recebeu seu primeiro 737-800 da Boeing, que comporta 189 passageiros, em 1999.

O executivo chefe da Ryanair, Michael O'Leary, disse que todos “estão orgulhosos pela entrega do novíssimo Boeing 737 de 300º. O valor total da frota da Ryanair é agora superior a US$ 18 bilhões. Nós estamos felizes por operar a mais jovem e ambientalmente mais responsável frota dentre as maiores aéreas europeias. Esta aeronave nos ajudará a crescer para 78 milhões passageiros este ano, uma vez que reduzimos nossas tarifas e garantimos a não-sobretaxa de combustível, que é a causa pela qual tantos passageiros estão migrando para a Ryanair – a linha aérea favorita do mundo”.

"O marco da entrega deste 737-800 para a Ryanair é um tributo ao 737 e à força e sustentabilidade do modelo de negócios da Ryanair", disse Marlin Dailey, vice-presidente de Vendas e Mercado da  Boeing Commercial Airplanes. "O 737 oferece uma imbatível combinação de economia que continuará a prover a Ryanair uma vantagem competitiva no mercado”, conclui o vice-presidente.

O Boeing 737-800 é uma versão campeã de vendas da bem-sucedida família 737 Next-Generation. Conhecido pela sua confiabilidade, eficiência no consumo de combustível e desempenho econômico, o 737-800 é o escolhido pelas empresas aéreas líderes mundiais porque oferece a flexibilidade para servir uma grande gama de mercados.

Operadores voam hoje o 737, que é 5% mais eficiente no consumo de combustível que o 737 Next-Generation entregue em 1998, e outros 2% estão a caminho. O pacote de desempenho do Boeing, agora em certificação, vai aumentar a eficiência do consumo de combustível em novos 2%, graças às mudanças aerodinâmicas e nas turbinas. Testes e certificação continuarão até abril de 2011. A Boeing está faseando a produção do pacote de melhoria de desempenho, começando em meados de 2011 até o início de 2012.

A Ryanair opera mais de 1.400 voos por dia, a partir de 44 bases e mais de 1.100 rotas, por 27 países, conectando 160 destinos.

Fonte : Jornal de Turismo.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Desembarque internacional no Brasil cresce 14% em janeiro.


O desembarque internacional de passageiros em aeroportos brasileiros aumentou 14% em janeiro, com relação ao mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados ontem (24/02) pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

No ano passado, 756.982 pessoas vindas do exterior chegaram ao Brasil, enquanto em 2011 o total registrado foi de 868.640 desembarques. Os dados incluem os estrangeiros que entraram no país e os brasileiros residentes que retornaram.

Para Mário Moysés, presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), o aumento está relacionado com o crescimento econômico e a consolidação da imagem do Brasil como destino de viagem: "Isso já tem possibilitado a ampliação da oferta de voos internacionais, que continuará crescendo nos próximos meses e anos".

Fonte : Mercado e Eventos.

TAM recebe novo A321 e frota aumenta para 152 aeronaves.

                                  Plano de frota da companhia prevê 168 aviões até o final de 2014.

A TAM Linhas Aéreas acaba de incorporar à sua frota uma nova aeronave Airbus A321, vinda diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Agora, a companhia possui 152 aviões em operação na sua malha aérea, sendo 140 modelos da Airbus (26 A319, 86 A320, 8 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42, utilizados pela Pantanal. O novo avião, com capacidade para transportar até 220 passageiros, está configurado em classe única e vai operar na malha de voos domésticos.

A incorporação de novas aeronaves faz parte da política da TAM de operar com uma frota com baixa idade média, para oferecer mais conforto e segurança aos clientes. Em junho de 2010, a companhia contratou junto à Airbus uma encomenda adicional de 20 aeronaves da família A320 (A319, A320 e A321) utilizadas em voos na América do Sul. O plano de frota da TAM, que prioriza aeronaves equipadas com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelos fabricantes, prevê chegar à marca de 168 aeronaves até o final de 2014.

Trem de pouso quebra e ATR da Trip derrapa no Pará.


Um avião da Trip derrapou na pista no aeroporto de Altamira, no Pará, na noite desta segunda-feira. Segundo o Ministério da Aeronáutica, um dos trens de pouso da aeronave, um modelo ATR 72, quebrou e uma das hélices teria tocado o solo. Uma das turbinas pegou fogo. O avião saiu da pista e parou numa área gramada do aeroporto.

O avião, que havia decolado de Belém, estava com 47 passageiros a bordo. Um deles ficou ferido sem gravidade. A informação é que ele estava sem o cinto de segurança.

De acordo com a Aeronáutica, uma equipe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) seguiu para Altamira para investigar as causas do acidente. O avião continua no local.

Fonte: O Globo.

Foto : Redbaron.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pluna voando para CNF!


O último dia 21(Segunda-Feira) marcou a volta das operações da companhia urguaia Pluna em Belo Horizonte.(CNF)
Este é o oitavo destino da companhia no Brasil.

Os voos serão operados por aeronaves Bombardier CRJ900,e serão às Segundas,Quartas,Sextas e Domingos com destino a capital do Uruguai,Montividéu.

Segue um link abaixo com matéria da cobertura exclusiva do Blog CNF ao vivo desse voo inaugural.
http://migre.me/3WQfL

Cathay Pacific aumenta freqüência de voos em Milão.


A partir de 1º de julho, a Cathay Pacific Airways aumentará a frequência de seus serviços em Milão. Os voos, que hoje saem quatro vezes na semana, passam a ser diários a partir desta data. A companhia também aumentará a capacidade de diversas outras rotas, incluindo Paris, Jakarta, Surabaya, Bangcoc e Nova Délhi.

"A demanda de voos com destino e saindo de Milão foi um fator encorajador desde que lançamos a rota, em março de 2010, e temos agora o prazer de fortalecer o serviço e oferecer mais opções aos nossos passageiros. Nós também temos a oportunidade de aumentar a capacidade de uma série de outras rotas, o que impulsionará ainda mais a conectividade através de Hong Kong, uma das líderes mundiais em hubs na aviação internacional", afirmou o CEO da Cathay Pacific, Tony Tyler.

A partir de 27 de março, a companhia vai acrescentar três voos extras para Paris, além de oferecer dois voos diários para a capital francesa. Os voos adicionais operarão via Amsterdan. Surabaya vai ganhar um serviço diário, com a ad ição de mais um vôo por semana. Três vôos adicionais para Jacarta também serão iniciados em 15 de agosto.

Os serviços para a Malásia também serão reforçados com três voos para Penang, que receberá voos direto a partir de 27 de março. Além disso, a companhia vai utilizar aeronaves maiores para os serviços com destino a Bangkok Deli a partir de Hong Kong.

Fonte : Mercado e Eventos.

Webjet anuncia voos extras no carnaval.


A Webjet divulgou hoje uma série de voos extras para atender os foliões que pretendem viajar nas festas de Carnaval. Ao todo serão 10 voos. Três deles partirão de Belo Horizonte com destino a Salvador; quatro ligarão Salvador ao Rio de Janeiro; um fará o trecho Rio de Janeiro a Salvador e outros dois sairão do Rio de Janeiro com destino a Belo Horizonte.

Fonte : Jornal de Turismo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Avianca e Taca apresentam programa de fidelidade unificado.


Avianca e Taca uniram seus programas de fidelidade AviancaPlus e Distancia para criar o LifeMiles. Com ele, as companhias oferem serviços e benefícios de classe mundial a mais de 4 mihões de passageiros. A novidade foi apresentada ontem (22/02), em Bogotá, na Colômbia.

"LifeMiles constitui o primeiro grande produto consolidado para nossos viajantes. Se trata de um programa de fidelidade desenhado seguindo as últimas tendências para satisfazer e premiar a fidelidade dos que escolhem os voos de Avianca e Taca para voar pelas Américas e pelo mundo", comentou o presidente Executivo de AviancaTaca, Fabio Villegas.

Segundo a empresa, os sócios LifeMiles terão mais formas de alcançar e manter o nível de benefícios beneficios; maiores opções e formas de ganhar milhas, maior disponibilidade de poltronas e variedade de alternativas para a retirada de milhas. Além de contarem com um site, com ferramentas e sugestões para maximizar os benefícios.

Fonte : Mercado e Eventos.

Azul inicia venda de passagens para Uberaba com promoção.

A Azul inicia a venda de passagens para Uberaba, no estado de Minas Gerais. As operações entre Uberaba e Viracopos, em Campinas, começam em 14 de abril com duas frequências diárias de segunda a sexta, uma aos sábados e, novamente, duas aos domingos. Esta será a terceira rota a ser operada com o turboélice ATR, com capacidade de 70 lugares.

Neste período de lançamento da nova rota, os clientes da companhia compram ida e volta, mas pagam somente a ida. O período de vendas desta promoção, válido para viagens realizadas entre 14 a 19 de abril, começa hoje e se estende até 27 de fevereiro.

Além da promoção de volta grátis, a partir do dia 28 de fevereiro até 16 de março, a Azul irá oferecer tarifas a partir de R$ 59 o trecho entre Uberaba-Campinas. As passagens adquiridas pelo valor promocional devem ser realizadas entre 14 de abril a 31 de maio.

Fonte : Mercado e Eventos.

Gol tem maior lucro operacional trimestral de sua história.

                         Companhia também registrou a margem operacional mais alta desde 2006.

A Gol obteve no quarto trimestre de 2010 o maior lucro operacional trimestral de sua história, que totalizou R$ 261,9 milhões. O valor é 119,8% maior que o do mesmo trimestre de 2009 e 39,9% mais alto que o do trimestre anterior. A margem operacional, de 14%, foi a mais elevada dos últimos quatro anos, com um avanço de 6,6 pontos percentuais na comparação ano-a-ano e de 3,5 pontos percentuais em relação ao 3º trimestre de 2010 (3T10).

O resultado é creditado ao aumento da demanda em 6,9% e à alta utilização das aeronaves da companhia, com um aproveitamento de aproximadamente 13 horas diárias no 4T10 contra cerca de 12 horas no mesmo trimestre do ano anterior. Outros fatores importantes foram o fortalecimento dos yields (pagamento por quilômetro de voo), que apresentaram um crescimento de 12,9% e 5,4% quando comparados com o 4T09 e 3T10, respectivamente, assim como a valorização do real frente ao dólar no período e a redução dos custos operacionais e da manutenção de aeronaves.

A companhia registrou receita líquida de R$ 1,870 bilhão, 15,6% acima do R$ 1,618 bilhão do 4T09 e 4,5% maior que o R$ 1,789 bilhão registrado no 3T10. O lucro líquido no 4T10 foi de R$ 132,2 milhões, ante um valor de R$ 397,8 milhões no 4T09 e de R$ 110,0 milhões no 3T10.

Por mais um ano, cumprimos com a margem operacional prevista e demonstramos nosso compromisso com os acionistas. Os resultados atingidos em 2010 nos colocam entre as empresas mais rentáveis do mundo e acreditamos na continuidade dessa tendência em 2011”, comenta Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol.

A taxa de ocupação na malha aérea da Gol no 4T10 atingiu 71,1%, 2,3 pontos percentuais abaixo dos 73,4% no 4T09 e estável em comparação ao 3T10 (71,3%). O Ebitdar (lucro operacional antes de juros e impostos) do 4T10 atingiu R$ 475,0 milhões (margem de 25,4%), 63,8% acima dos R$ 290,1 milhões do 4T09 (margem de 17,9%), e 24,7% superior aos R$ 380,9 milhões registrados no 3T10 (margem de 21,3%).

Esse resultado reflete nossa estratégia de reduzir os custos unitários e de investir na base de receitas auxiliares por intermédio da oferta de novos produtos e serviços aos consumidores, além de garantir sólidos índices de pontualidade e regularidade na operação, situação comprovada durante o período de férias e festas de fim de ano”, diz o presidente da Gol.

Completamos dez anos de trajetória em 15 de janeiro de 2011, superando a marca de mais de 160 milhões de passageiros transportados, oferecendo novos serviços e parcerias, fortalecendo nosso relacionamento com o cliente e ampliando sua satisfação e preferência por voar Gol. As melhorias operacionais para os próximos anos serão conquistadas com nosso modelo operacional de baixo custo e baixa tarifa, com o objetivo de prover uma operação cada vez mais robusta e focada no mercado doméstico brasileiro”, finaliza Constantino Junior.

Fonte : Jornal de Turismo.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TAP dedica campanha especial ao Nordeste brasileiro.


A TAP  lançou sua nova campanha publicitária para reforçar o posicionamento da empresa no Nordeste, onde foi a primeira companhia aérea a criar voos diretos para a Europa.

A agência EC é a responsável pela nova campanha que lançou filmes de 30” com um conceito único, porém utilizando uma abordagem particular para cada mercado. Estão sendo veiculados na TV Globo, com a participação do humorista Alex Nogueira, dos músicos Valdir Santos e Peu Meurray.

Em especial também há um livreto com um cordel criado pelo grande artista pernambucano José Francisco Borges que a TAP distribuirá aos seus clientes e agentes de viagens.

A ação ainda engloba peças de mídia impressa para publicações especializadas no setor de turismo e aviação, spot nas rádios CBN, Globo e Verdes Mares rede de mídia digital out of home, Elemidia, banners para internet, ações de relacionamento, entre outros.

"O objetivo da campanha é valorizar a história e a presença da TAP no Nordeste brasileiro junto ao público consumidor. Acreditamos nessa região, e hoje oferecemos toda a comodidade e conforto de  25 voos semanais diretos  para toda a Europa”, afirma Francisco Guarisa , diretor de comunicação e imagem da TAP para o Brasil.

A TAP está presente no Nordeste há mais de 40 anos e é a única que oferece a comodidade de voos diretos para Lisboa. Hoje a companhia disponibiliza 25 frequências com excelentes conexões para 49 cidades européias com tempo de trânsito de até 45 minutos.

Do nordeste brasileiro para Lisboa, a TAP oferece voos a partir de Natal (quatro voos semanais), Fortaleza (voos diários), Recife (voos diários), Salvador (voos diários).

Fonte : Jornal de Turismo.

Aeroporto Internacional de Macapá receberá investimentos de R$ 6,85 milhões.


A Infraero publicou aviso de licitação para contratação das obras e serviços de engenharia para ampliação do Pátio de aeronaves e adequação do sistema de Pistas de táxi do Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre (AP). A abertura das propostas está marcada para o dia 14 de março, às 14h, conforme aviso publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (10/2).

Ao todo, R$ 6,85 milhões serão investidos na expansão do Pátio, que passará de 9,5 mil para 21 mil m²; e na implantação de novas pistas de taxiamento de aeronaves para o novo Terminal de Passageiros. A estimativa é de que as obras sejam executadas em 120 dias após a assinatura da Ordem de Serviço.

As obras fazem parte dos planos de ampliação do aeroporto e vão possibilitar o aumento da capacidade operacional das instalações. "Com a ampliação, o aeroporto ganhará em agilidade e segurança na movimentação de aeronaves, que terão mais espaço para manobras antes dos embarques e desembarques", explica superintendente do Aeroporto Internacional de Macapá, Sebastião David Domingos de Oliveira.

Fonte : Mercado e Eventos.

Foto : Infraero.

EgyptAir tenta se desfazer de 35% da frota.


A EgyptAir parece estar com sérios problemas, consequência direta da recente crise que culminou com a renuncia do então Presidente, Hosni Mubarak. De acordo com notícias divulgadas pela imprensa egípcia, a companhia aérea de bandeira do país enviou propostas de leasing para o Aviation Capital Group, a GECAS e companhias membro da Star Alliance numa tentativa de equacionar os problemas gerados pela forte queda na demanda de passageiros.

A companhia aérea não divulgou detalhes, mas de acordo com uma notícia da conceituada revista Air Transport World, a EgyptAir procura se desfazer, ao menos temporariamente, de até 25 aeronaves, 35% da sua frota. Entre os aviões que a companhia aérea está oferecendo encontram-se Boeing 777-200ER/300ER, 737-500/800, Airbus A330/A340, aeronaves da família Airbus A320, A300F e Embraer 170. Além das aeronaves, a EgyptAir oferece ainda sua tripulação para operações de wet leasing.

O CEO da companhia, Hussein Massoud afirmou que 40% da frota da EgyptAir está groundeada e que a geração de receita está 80% abaixo do esperado. O executivo destacou ainda que se a situação não mostrar sinais de melhora em breve, a companhia será forçada a tomar medidas mais drásticas.

Fonte : Jetsite.

TAM inaugura escritório em Hong Kong.

Com a abertura de seu “back office” na Ásia, a companhia aérea fortalece sua presença em mercados com expectativa de crescimento considerável nos próximos anos.

A TAM inaugurou nesta semana seu escritório administrativo e comercial na Ásia, localizado em Hong Kong, para fortalecer sua presença no continente. Esse será o terceiro back office da companhia aérea, cujo modelo assemelha-se aos já consolidados na Espanha (em Madri, que atende a Europa e o Oriente Médio) e nos Estados Unidos (em Miami). O escritório estará sob a gestão de Thierry Curey, gerente geral para Ásia.

A TAM atende diversos destinos no continente asiático por meio de acordos comerciais e parcerias (codeshare). Segundo Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, o lançamento do escritório em Hong Kong auxiliará na captação de mais passageiros para os voos com saída da Europa.

Com o lançamento do nosso escritório em Hong Kong, conseguiremos estreitar o relacionamento com os agentes de viagens e clientes do continente asiático, oferecendo um atendimento mais próximo e eficiente. O investimento nessa região é estratégico, já que nossa expectativa é de um crescimento considerável desses mercados nos próximos anos”, afirma Paulo Castello Branco.

Atualmente, a companhia possui representações comerciais em 45 mercados offline, sendo dez deles na Ásia. Naquele continente, a empresa possui representações comerciais na Coreia do Sul, na Índia, na Tailândia e em Taiwan, além de gerências na China (Pequim e Xangai) e no Japão (Tóquio).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Airbus espera vender 400 cargueiros A400M nos próximos 30 anos.


A Airbus espera vendas globais de 400 unidades de seu cargueiro militar A400M nos próximos 30 anos, afirmou um executivo da companhia nesta segunda-feira.

Didier Vernet, diretor de desenvolvimento de mercado da Airbus, afirmou que Estados do Oriente Médio e do norte da África devem encomendar entre 50 e 100 aviões. "Há expectativas para nós quando os países encerrarem os programas do C-130 e do C-17 (cargueiros militares produzidos por Lockheed Martin e Boeing)", afirmou ele a jornalistas.

O executivo previu que a demanda global por aviões cargueiros militares será de cerca de 800 unidades nos próximos 30 anos e que a divisão militar da Airbus pretende ter metade desse mercado. "Há muitas aeronaves antigas para serem substituídas", disse Vernet. "As perspectivas para os próximos 30 anos são de 400 aeronaves."

O A400M é projetado para transportar soldados e equipamento pesado para zonas de combate. Mas problemas técnicos deixaram o projeto de 20 bilhões de euros quatro anos atrás do previsto e 11 bilhões de euros acima do orçado inicialmente.

Fonte : Terra.


Agradecemos a colaboração do nosso leitor Matheus.

Embraer inaugura primeira fábrica de montagem final nos EUA .



A Embraer inaugura nesta terça-feira sua primeira planta dedicada à montagem final de aeronaves localizada nos Estados Unidos, no Aeroporto Internacional de Melbourne, em Melbourne, na Flórida. O novo hangar de 7.500 metros quadrados, e as modernas instalações da cabine de pintura, serão dedicados aos negócios de jatos executivos no maior mercado da Companhia, iniciando operações com a produção do jato executivo Phenom 100, da categoria entry level.

A grande inauguração da primeira unidade industrial nos Estados Unidos, em Melbourne, constitui um marco para a Embraer, na medida em que cumprimos o objetivo de trazer nossas operações para mais perto dos clientes e de nosso maior mercado”, disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer. “A instalação em Melbourne marca o auge da presença e dos investimentos de nossa Companhia nos Estados Unidos e na Flórida, uma história de 32 anos de parceria verdadeiramente benéfica e recíproca.”

Estou extremamente satisfeito de que a Embraer tenha escolhido a Flórida para abrir sua primeira fábrica nos Estados Unidos”, afirmou Rick Scott, governador do Estado da Flórida. “A vinda da Embraer e dos 200 empregos altamente qualificados que ela trará para a Space Coast são uma prova de que a Flórida está aberta para negócios.”

Como prefeito de Melbourne, vejo a abertura das instalações da Embraer na cidade de Melbourne como um voto de confiança em nossa comunidade”, disse Harry Goode, prefeito da cidade de Melbourne. “Para a Embraer, esta ocasião representa um grande investimento no futuro da Empresa. Nós certamente damos as boas-vindas à Embraer como um novo parceiro em nossos esforços para garantir a estabilidade econômica para Melbourne e o Condado de Brevard.”

Em maio de 2008, a Embraer anunciou Melbourne como local escolhido para a nova  instalação de última geração, com 14 mil metros quadrados, e um investimento no valor de US$ 50 milhões, para atender o portfólio de jatos executivos. Em dezembro daquele ano, a empresa inaugurou a primeira fase da construção – um hangar de produção e uma cabine de pintura – que foi concluída no primeiro trimestre de 2011, como previsto no cronograma.


A conclusão desta primeira fase de expansão da Embraer é um testemunho dos esforços de nosso condado para reforçar nossa posição na indústria da aviação e construir uma comunidade de classe mundial que continuará atraindo empresas de alto valor para a Space Coast”, afirmou o Comissário Robin Fisher, presidente do Conselho dos Diretores de Condado do Condado de Brevard.

A inauguração da primeira unidade fabril da Embraer nos EUA na Space Coast demonstra a força da nossa mão-de-obra tecnologicamente qualificada, infra-estrutura avançada e ambiente de negócios competitivo”, disse Lynda L. Weatherman, presidente & CEO da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Space Coast da Flórida. “Estamos eufóricos por receber a Embraer na nossa comunidade e esperamos o seu crescimento contínuo na Space Coast.”

Como diretor-geral de nova instalação industrial da Embraer, a prioridade da minha equipe inclui melhorar a rentabilidade com foco na qualidade, gerenciamento de processos e atendimento ao cliente”, diz Phil Krull, executivo da Embraer Aircraft, LLC. “Estamos ansiosos para trabalhar com os nossos fornecedores, autoridades governamentais e membros da comunidade de Melbourne para promover a família de jatos executivos Phenom no maior mercado da empresa.”

A segunda fase de construção da Unidade, que inclui o Customer Center, já começou. Nesta instalação, os clientes poderão definir o desenho do interior dos jatos executivos com a utilização de tecnologia de 3D de última geração, apoiado por um showroom com uma grande variedade de materiais de finalização de interiores. Esta instalação está programada para ser concluída até a entrega do primeiro Phenom 100 produzido na Unidade, no quarto trimestre de 2011.

Em 2010, a Embraer produziu e entregou 126 jatos Phenom para clientes no mundo inteiro tornando-o assim o jato executivo mais entregue na indústria.

Os parceiros da Embraer neste projeto incluem o Estado da Flórida, a CDE (Comissão de Desenvolvimento Econômico) da Space Coast da Flórida, o Aeroporto Internacional de Melbourne, empresa da Flórida, a cidade de Melbourne, e o BBVA Compass Bank. A Unidade foi projetada pela BHPH, que está localizado em Melbourne, na Florida, e construída pela Walbridge.

Fonte : Jornal de Turismo.

Avião da Lufthansa faz pouso de emergência uma hora após decolar de SP.

Um avião da companhia alemã Lufthansa pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP) às 19h20 da última segunda-feira, após a cabine do piloto ter sofrido um incêncido. A aeronave, que fazia o voo 505 com 221 passageiros a bordo, havia decolado às 18h15 com destino a Munique, na Alemanha.

Segundo a Lufthansa, o avião enfrentou problemas técnicos, mas não especificou fogo na cabine. Não houve necessidade de uso da equipe de bombeiros do aeroporto durante o pouso de emergência e o fogo foi controlado pelos próprios funcionários da Lufthansa, segundo informou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Em nota, a companhia alemã informou que os 221 passageiros foram retirados do avião sem quaisquer ferimentos. Destes, 131 passageiros foram acomodados em outro voo da companhia, que partiu para Frankfurt às 22h20 desta segunda-feira.

O voo 505 parte para Munique, às 13h desta terça-feira, com os 90 passageiros restantes. De acordo com a Infraero, o voo será feito pelo mesmo avião, que já foi reparado.

Fonte : Jornal de Turismo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[Vídeo] - Ponte Aérea(SDU-CGH) no Fokker 100 da TAM.

Olá!Hoje trago mais 3 vídeos!
A famosa Ponte Aérea a bordo do Fokker 100 da TAM.Aproveite de todo visual de uma belíssima decolagem no SDU,e posteriomente de uma aproximação em meio ao "mar" de prédios em CGH.
A narração é de Edgard Mello Filho.

Espero que gostem!

Webjet quer dobrar a frota até 2015.


A Webjet Linhas Aéreas Econômicas pretende aumentar a frota de 23 aeronaves para 58 aviões até 2015, com recursos que serão captados com a abertura de capital da companhia. Em 2011, a empresa passará a operar com mais sete aviões. No ano que vem, serão mais oito aeronaves.

Nesta quarta-feira (16/02), a empresa anunciou a antecipação da abertura de capital — antes programada para 2012 — para 2011. A intenção da companhia é sair à frente da Azul, que pretende negociar suas ações na bolsa até o fim de 2011.

Fonte: Aero Magazine.

Continental reconfigura frota com poltronas Economy Plus.


A United Continental Holdings anunciou que vai manter a seção Economy Plus na classe econômica dos aviões da United Airlines e incluí-la também nos aviões da Continental Airlines a partir de 2012. A decisão de manter e ampliar a Economy Plus para toda a frota combinada é um marco importante na integração de produtos da United e da Continental, que anunciaram sua fusão no ano passado. Ela também demonstra o compromisso da empresa em oferecer opções inovadoras aos clientes e permitir que eles individualizem sua experiência de viagem, por meio de produtos de qualidade superior e aos quais dão valor.

"Nossos clientes dão muito valor à Economy Plus e ao aumento do espaço pessoal que ela oferece", declarou o principal encarregado de receita (CRO) da United Continental Holdings, Jim Compton. "Os clientes que usam a Economy Plus ficam significativamente mais satisfeitos com sua experiência de viagem, como acontece com os viajantes que escolhem outras opções destinadas a adaptar melhor a viagem ao seu gosto".

Quando o processo estiver terminado, a frota da nova United terá mais de 40 mil poltronas Economy Plus, com mais de 122 mil ofertas por dia. Esta será a maior oferta de poltronas com maior espaço para o passageiro de todas as empresas aéreas do mundo.

A expansão da Economy Plus reflete o foco mantido pela United em seus produtos e clientes. A empresa continua a reconfigurar as primeiras classes e classes executivas dos aviões da United e da Continental com poltronas que reclinam totalmente, transformando-se em camas. Este produto já está instalado em 112 aviões da frota combinada, o maior número de uma empresa aérea com base nos Estados Unidos. Além disso, mais de 160 aviões da Continental estão equipados com DIRECTV®.

Fonte : Mercado e Eventos. 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Avianca Brasil deve receber primeiro A318 em maio.


A partir de maio deste ano, a Avianca Brasil, deve receber de 3 a 5 A318 (seria a primeira a operar este modelo no Brasil). A entrega será de 1 modelo por mês.

O A318 é a menor aeronave da família A320. Com capacidade para 117 passageiros, em classe única.

A Avianca Brasil, ultimamente, vem impressionando seus clientes com o serviço de bordo, entretenimento e conforto diferenciado das concorrentes.

Fonte: ContatoRadar / Eaglesky

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

KLM volta a operar em Buenos Aires.


A KLM vai retomar a rota entre Amesterdã e Buenos Aires a 31 de outubro deste ano, elevando para 67 os destinos intercontinentais da transportadora.

Dez anos depois de ter saído da Argentina, a companhia holandesa volta agora com uma ligação direta ao aeroporto Ezeiza, três vezes por semana, estando já previsto um aumento para quatro frequências a partir de 12 de março do próximo ano.

Com Buenos Aires como sétimo destino da KLM na América Latina, reforçamos a nossa posição nesta região em forte crescimento”, afirmou Peter Hartman, presidente e CEO da KLM.

Fonte : Jornal de Turismo.

Azul é a 47ª empresa mais inovadora do mundo.


Por transformar passageiros de ônibus em viajantes frequentes de avião, a companhia aérea Azul foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, de acordo com a revista americana Fast Company. A companhia é a única brasileira a figurar no ranking, onde aparece na 47ª posição. Em primeiro lugar, sem surpresas, ficou a Apple, seguida por Twitter e Facebook.

Na reportagem, a Azul se destaca por seu rápido crescimento, alcançando 7,3% do mercado doméstico de viagens aéreas em apenas dois anos de existência. Seu modelo de negócio voltado para a classe média emergente, com preços que chegam a ser mais baixos do que passagens de ônibus, foi um dos responsáveis pela expansão da Azul, que transportou quatro milhões de passageiros em 2010.

Em entrevista à Fast Company, o fundador da empresa, David Neeleman, afirmou que cerca de 25% a 30% dos vôos custam o mesmo ou menos do que uma passagem de ônibus e, claro, são muito mais rápidos. Outra inovação da Azul para a qual a revista chama a atenção é a possibilidade de compra de passagens por meio de débito bancário e parcelamento, já que muitos brasileiros não têm cartão de crédito e, quando o possuem, seu limite é baixo para arcar com pagamentos de passagens aéreas.

Para 2011, a companhia pretende ter mais 20 novos destinos, com a possibilidade de ir para cidades que ainda não possuem serviço de transporte aéreo comercial. A azul fechou 2010 com 26 aeronaves e, no final deste ano, devem ser entregues 40 jatos ATR 72-600, encomendados pela companhia e orçados em 850 milhões de dólares.

Fonte: Exame.

Tap transportou 846 mil passageiros entre Portugal e Espanha em 2010.


A Tap obteve em 2010 um crescimento de 12% no número de passageiros transportados entre Portugal e Espanha. Com um total de 846 mil passageiros entre os destinos, mais 100 mil do que no ano anterior, a taxa de ocupação dos vôos também apresentou aumento de 5%.

A companhia  tem atualmente mais de 70 frequências semanais partindo de nove cidades brasileiras para Lisboa com ligações diretas aos 27 voos diários para Espanha.

Fonte : Mercado e Eventos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gollog completa 10 anos com mais de 400 mil toneladas transportadas.

Completamente integrada às operações da GOL, unidade de negócios de cargas tem a meta de chegar a 144 unidades e atender até três mil cidades em 2011.

 A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, foi uma das primeiras companhias no mundo a operar sob uma plataforma de baixo custo, disponibilizando um serviço de transporte de carga aérea. Há dez anos, sua unidade de logística, a Gollog, emitiu o seu primeiro AWB (Conhecimento Aéreo) e deu início a uma história de sucesso.

Hoje, com quase 100 unidades e uma cobertura de mais de dois mil municípios brasileiros, o braço de cargas da empresa já figura entre os maiores operadores logísticos do País. Apoiada pelos conceitos rapidez, pontualidade e segurança, a Gollog conta com uma plataforma integrada com a maior malha aérea da América Latina, com cerca de 900 voos diários operados por 112 aeronaves, além de uma frota composta por 360 veículos.

Desde o início de suas operações, em 30 de janeiro de 2001, a Gollog já transportou mais de 400 mil toneladas de carga e emitiu mais de 5,5 milhões de AWB’s. Sua representatividade no faturamento da GOL tem crescido significativamente. A receita de cargas apresentou um crescimento de 128% no terceiro trimestre de 2010, quando comparado ao mesmo período de 2009.

Há dois anos, a Gollog entrou também no mercado de encomendas expressas. Com um portfolio de serviços completo, o segmento já corresponde cerca 20% da receita gerada pela unidade de cargas. Os produtos – Gollog VOO CERTO, Gollog EXPRESS, Gollog DEZ HORAS e Gollog DOC – foram desenvolvidos para satisfazer a crescente demanda do mercado por entregas porta a porta, prazos definidos e serviços opcionais diferenciados. “Temos investido muito nos produtos e serviços expressos, principalmente, no que se refere à pontualidade e segurança. Contamos com sistema de acompanhamento do status da carga em tempo real.”, destaca Carlos Figueiredo, Diretor de Cargas da GOL.

A Gollog dispõe ainda de serviços desenvolvidos para grupos específicos de clientes, com equipes dedicadas a desenvolver soluções para a administração de prazos e cuidados com a carga. “Tentamos de forma inteligente adequar nossa ampla malha com a programação de eventos, entrega de produtos perecíveis, manuseio de cargas frágeis, eletrônicos, entre outros tipos encomendas em diferentes ramos de negócios. Procuramos oferecer um serviçopersonalizado, o que tem nos diferenciado no mercado”, afirma o diretor.

Em 2010, a Gollog inaugurou um novo terminal de cargas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As novas instalações são parte da estratégia da GOL de aumentar ainda mais a competitividade da sua unidade de negócios de cargas, além de oferecer custo baixo e tarifas competitivas.
Nosso objetivo para 2011 é chegar a 144 unidades e atender até três mil cidades. Estamos em busca de parceiros empreendedores com conhecimento logístico que se identifiquem com a natureza de nossa operação para a abertura de novas franquias em localidades que tenham o perfil de nosso negócio”, explica Figueiredo.

Segundo o diretor, a lista de interessados é extensa, já que o setor de cargas tem demonstrado perspectivas de crescimento. “Estamos crescendo acima do mercado e temos algumas alavancas para isso. Daqui para frente, vamos aprimorar ainda mais nossos produtos e serviços e ampliar a nossa capilaridade, com a abertura de novas franquias.

Lufthansa voltando ao GIG!


A companhia aérea Lufthansa acaba de anunciar sua volta ao mercado carioca. Desde 2005 sem voos diretos partindo do Rio, a Lufthansa terá, a partir de 30 de outubro, cinco voos diretos e semanais para Frankfurt saindo do Galeão. Segundo Albena Janssen, diretora de Vendas e Marketing da Lufthansa para o Brasil, os passageiros vindos do Rio aumentaram em 57% no ano passado, o que estimulou a companhia a criar as novas frequências na cidade.

"Nós queremos participar do crescimento do mercado carioca e aproveitar para intensificra nossa presença no Brasil", explica Janssen, durante a coletiva de imprensa em que anunciou a novidade. Janssen também afirmou que, com a demanda aquecida devido aos jogos esportivos que aconteceram na cidade, é possível que o número de voos aumente para até sete por semana.

Os voos entre Rio e Alemanha serão operados por um A340-300, com saídas às 23h15 nas terças, quintas, sextas, sábados e domingos. O voo da volta sai às 10h15 de Frankfurt, nos mesmos dias da semana. A expectativa é conseguir uma ocupação média de 80% a 85% nos voos do Rio.

Além da volta para o Rio, a Lufthansa também anunciou o aumento das frequências em São Paulo, que passará de cinco para sete voos semanais para Munique. "O Brasil é nosso maior mercado dentro da América Latina", afirma Gabriel Leupold, diretor Geral da Lufthansa para América Latina. "Com esses novos voos, a Lufthansa aumenta a sua oferta de voos no país em 60%", completa.

Tarifário - Os voos saindo do Rio já estão no sistema da Lufthansa para ser comercializados. Neste primeiro momento, para compras até 31 de março, a empresa estará praticando um tarifário especial. Assentos na classe econômica custarão US$ 799 na baixa temporada e US$ 899 na alta. Já a classe temporada o valor é de US$ 2.999.

Fonte: Mercado&Eventos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Azul, Tam e Webjet crescem em janeiro de 2011.



Tam e Gol continuam dominando o mercado aéreo doméstico de passageiros. A Tam passou de 43,25% de market-share em dezembro de 2010 para 43,35% com aumento de 7,74% no aproveitamento (LF), resultado de uma demanda que cresceu quase 10% comparado com o mês anterior. A taxa de ocupação  de 79,1% nos voos domésticos é a melhor desde julho de 2006. Esse desempenho reflete o crescimento da participação de passageiros viajando a lazer, que voam fora dos horários de pico e compram suas passagens com antecedência, combinado com o alto volume de clientes frequentes utilizando passagens-prêmio do Programa TAM Fidelidade, segundo a empresa.

A Gol passou de 37,93% para 37,27% de market-share, comparando os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 respectivamente. O aproveitamento (LF) da empresa cresceu 7%, reflexo do acréscimo de 7,56% da demanda, em comparação com dezembro de 2010. Em relação a demanda o motivo é o pico de vendas ocorrido no mês de janeiro nas rotas entre o eixo Sul-Nordeste, em função do período das férias escolares, segundo a própria companhia.

A Azul alcançou 7,74% de market-share em janeiro de 2011. Com novas aeronaves a oferta cresceu 9,46% comparado a dezembro de 2010 e a demanda 13,33%, com um aproveitamento 82,46%.
A Webjet também apresentou crescimento de quase 0,5 pontos percentual. A empresa passou de 5,07% para 5,53% de market-share, com uma demanda 19,33% superior a dezembro de 2010 e um aproveitamento de 82,64%. A Webjet apresentou os melhores índices de crescimento de demanda, comparado com o mês anterior, e também de aproveitamento.

A Avianca Brasil manteve-se praticamente estável em market-share. Com 2,54% a empresa manteve a quinta posição do mercado apenas 0,03% a frente da Trip, que no cenário doméstico aparece com 2,51%.
Os números gerais do mercado doméstico podem ser vistos no arquivo anexo.

Fonte : Aviação Brasil.

Lan Airlines adquire mais 3 Boeing 767-316ER.


A LAN Airlines acaba de anunciar a compra de três  aeronaves Boeing 767-316ER. Os novos equipamentos têm prazo de entrega programado para os meses de julho, agosto e setembro de 2012. O investimento foi de aproximadamente US$ 510 milhões.

Segundo Ignacio Cueto Plaza, diretor geral da LAN, a aquisição destes aviões faz parte do plano estratégico da frota da companhia, para longo prazo.

Fonte : Aviação Brasil.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gol lança promoção "Carnaval é um barato."

A companhia aérea Gol vai oferecer preços promocionais para todos os trechos de sua malha nacional nos dias 6 e 7 de março, domingo e segunda-feira que antecedem o carnaval.

Os clientes já podem adquirir bilhetes com tarifas reduzidas. Voos partindo de Curitiba para São Paulo/Guarulhos, por exemplo, ou Campinas para o Rio de Janeiro/Galeão estão disponíveis por R$ 59. De São Paulo/Congonhas para o Rio de Janeiro/Galeão, o trecho pode ser encontrado por R$ 69.

As tarifas promocionais não possuem restrição de compra antecipada, mas os melhores preços podem ser encontrados nas reservas realizadas com sete dias de antecedência. Não é necessária estadia mínima; as tarifas podem ser utilizadas na ida ou ida e volta e ainda há o acúmulo de 30% de milhas Smiles.

Mais informações e o regulamento da promoção estão disponíveis no site da empresa (http://www.voegol.com.br/) ou via Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

Fonte : Jornal de Turismo.

Passaredo desativa Brasília e encerra voos em três cidades.


A Passaredo desativou ontem seus últimos turbo-hélices, Embraer EMB-120 Brasília. As aeronaves tinha capacidade para 30 passageiros e operavam os voos para Presidente Prudente, Bauru e Marília. Como resultado da desativação do modelo, a Passaredo deixa de operar nestas três cidades do interior paulista.

Em nota, a Passaredo esclarece que "devido a estas rotas serem de curta distância para operações com os jatos Embraer ERJ-145 e também por apresentarem demanda insuficiente para a oferta de 50 assentos que possuem, a Passaredo optou por encerrar as operações e passar a atender estas localidades por meio da recente parceria com a Gol".

Clientes que já tinham passagens compradas com data de embarque posterior a 14 de fevereiro, já estão sendo contatadas pela Passaredo para que sejam reacomodados em voos da Gol ou de outras companhias.

Fonte : Jetsite.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TAM Fidelidade amplia opções de resgate de passagens-prêmio para voos em todo o mundo.

Entre outras novidades, benefícios promocionais tornam-se permanentes, como a emissão de bilhetes a partir de 4.000 pontos na América do Sul.

A TAM ampliou as opções de resgate dos pontos acumulados pelos passageiros frequentes cadastrados no Programa TAM Fidelidade. Entre as novidades está a opção de passagens-prêmio para destinos domésticos e dentro da América do Sul a partir de 4.000 pontos, de acordo com a antecedência na emissão e o nível de ocupação do voo escolhido. Esta era uma possibilidade lançada em caráter de promoção que agora se tornou um benefício permanente do programa. Outra opção promocional que também se tornou permanente é a disponibilidade de novas classes para emissão de passagens em voos TAM para a Europa e Estados Unidos, uma inclusive sem limitações de assentos e datas.

O TAM Fidelidade representa a nossa fidelidade com nossos passageiros. Por isso, oferecemos mais de dez formas diferentes de resgates para proporcionar maior flexibilidade e conveniência aos nossos clientes. Eles podem escolher como e quando usar os pontos que acumularam em seu cartão TAM Fidelidade”, destaca Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM. “Os pontos dos clientes TAM Fidelidade podem ser trocados por passagens aéreas de voos no Brasil e no exterior operados pela própria companhia ou pelas 27 empresas membros da Star Alliance que chegam a mais de 1.000 aeroportos de 181 países, além de inúmeros outros prêmios disponíveis na rede Multiplus.”

As novidades estão sendo divulgadas por meio de uma campanha protagonizada por clientes reais, que destaca os principais diferenciais do Programa TAM Fidelidade, com foco nas diversas formas de resgate. A campanha tem como público-alvo os viajantes frequentes e será veiculada no primeiro semestre deste ano em vários meios: revistas, canais fechados de TV, emissoras de rádio, cinemas, Internet, marketing direto e mídia de bordo. A primeira etapa já foi iniciada nesta semana, com anúncios nas principais revistas semanais e em grandes portais na Internet, além de comunicação dirigida aos clientes cadastrados no TAM Fidelidade. Todos os anúncios direcionam ao site www.tamfidelidade.com.br/resgate, onde é possível encontrar o detalhamento de cada tipo de resgate.

As várias possibilidades de resgates disponíveis foram agrupadas em quatro categorias para facilitar a compreensão e a localização de todas elas e permitir que os clientes possam escolher a opção mais conveniente para cada situação: Voos em todo o mundo, Upgrade de classe de assento, Roteiros TAM Viagens e Rede Multiplus Fidelidade.

Na categoria “Voos em todo o mundo” estão as opções de resgate para voos dentro da América do Sul com emissão de passagem com menos de 7 dias de antecedência; em voos domésticos a partir de 4.000 pontos; resgates em voos internacionais TAM para Europa e Estados Unidos sem limitação de assentos e datas, e em companhias membros da Star Alliance e outras parceiras.

Já na categoria “Upgrade de classe de assento”, havendo disponibilidde no voo, o cliente que compra
uma passagem na classe Econômica, por exemplo, e quer viajar na classe imediatamente superior (Executiva) em voos operados pela TAM, pode utilizar seus pontos Multiplus para usufruir de mais conforto. Os pontos também podem ser utilizados para fazer upgrade de assentos em voos de 19 companhias membros da Star Alliance.

No grupo “Roteiros TAM Viagens”, os pontos Multiplus podem se resgatados em roteiros turísticos completos da TAM Viagens, com direito a hotel, passeios, traslados e outros itens.
O grupo “Rede Multiplus” permite transferir pontos para os demais programas de fidelização integrantes da rede Multiplus Fidelidade e resgatá-los em diversos prêmios, como hospedagem em hotéis, combustível, livros, aparelhos de celular, entre outros. Os pontos podem também ser convertidos em mais de 300 produtos do Shopping Virtual Multiplus.

Entram em vigor nesta segunda novos valores das tarifas aeroportuárias.


A partir segunda-feira, entram em vigor os novos valores das tarifas aeroportuárias nos 67 aeroportos administrados pela Infraero. Por meio da Portaria nº 174, de 28/1/11, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu os novos valores que vão ser aplicados a partir de março. Confira, no link, os valores de tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência:  http://migre.me/3Rp6B

Fonte : Mercado e Eventos.

Boeing lança modelo 747-8 Intercontinental.


A fabricante norte-americana Boeing apresentou no último domingo o 747-8 Intercontinental, versão mais moderna e econômica do seu avião de grande porte. O novo modelo conta com capacidade para 467 passageiros e consegue alcançar mais de 14.815 km.

O novo modelo 747-8 irá competir com o A380 (555 lugares), avião de grande porte da Airbus. Segundo a Boeing, seu custo por assento é 6% menor que o do concorrente.


O novo 747 vai "pôr fogo no A380," assegura Elizabeth Lund, gerente-adjunta de programas da Boeing. "Com um A380, você corre o risco de não preencher todos os lugares. O 747 é realmente do tamanho certo na maioria das vezes, na maioria dos mercados", acrescenta.

O primeiro voo do 747-8 Intercontinental de ocorrer em março, mas a primeira unidade só será entregue no quarto trimestre, para a Lufthansa. A companhia aérea alemã encomendou 20 aeronaves, e a Korean Air Lines, cinco. O Intercontinental custa US$ 317,5 milhões. Considerando também o modelo de carga, são 107 encomendas.

Fonte : Jornal de Turismo.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Congonhas terá nova reforma após 4 anos.


Quatro anos após a última grande reforma, concluída em 2007, as pistas do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) vão passar por uma nova restauração, prevista para este ano, mas ainda sem data definida, segundo reportagem de José Ernesto Credendio publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A reportagem informa que ainda não se sabe como será o esquema de transferência de voos. A reforma integra o pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014.

Na reforma de 2007 -encerrada menos de um mês antes do acidente com um avião da TAM, em que 199 pessoas morreram-, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou um corte de 21,5% nos voos.
A partir de março, os pousos e decolagens em Congonhas devem ser reduzidos em duas horas diárias, por decisão da Prefeitura de São Paulo. Serão das 7h às 22h; hoje, vão das 6h às 23h.

A Infraero diz que vai conversar com as empresas aéreas para "minimizar os impactos" nas operações.

Fonte: Folha Online.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Unidade de manutenção de aeronaves da TAM completa 10 anos.

 
                         Mais de 1,4 mil aviões passaram pelas oficinas da companhia em uma década.

A TAM Linhas Aéreas celebra hoje, em São Carlos (interior de São Paulo), uma década de existência do seu centro de manutenção, conhecido como MRO (Maintenance, Repair and Overhaul). Desde 2001, a unidade reparou mais de 1,4 mil aeronaves de sua própria frota e de terceiros (companhias nacionais e internacionais) e o número de clientes vem crescendo ano a ano.

Em dezembro, o Centro Tecnológico da TAM realizou, pela primeira vez, a manutenção simultânea em cinco aviões de terceiros. Só no ano passado,o MRO aumentou em 7% o atendimento a aeronaves e realizou 131 checks, com um total de 436.016 horas de trabalho, o que representa 16% a mais do que em 2009. Também em 2010, foram realizados 97.763 reparos de componentes em 20 diferentes oficinas.
Esta é uma unidade de negócios fundamental, que cada vez mais amplia sua rentabilidade. Hoje, damos parabéns a toda a nossa equipe em São Carlos. A eficiência da frota da TAM e o crescente número de aeronaves de outros clientes atestam a qualidade desse pólo, transformado em centro de excelência do setor aéreo em tão pouco tempo”, afirma Líbano Barroso. “Colhemos em São Carlos os frutos de mais um sonho do Comandante Rolim e de seu irmão, João Amaro”.

Os fundadores da TAM tiveram a ideia de investir no local, uma fazenda que abrigava a antiga fábrica da CBT (Companhia Brasileira de Tratores), em São Carlos, porque vislumbraram a oportunidade de aprimorar as instalações já existentes (como a pista de pouso e decolagem) para concentrar as atividades de manutenção das aeronaves da frota da companhia e ainda prestar serviços para terceiros.

Segurança é prioridade para a TAM, e o MRO tem papel fundamental nesse aspecto. Todas as certificações que conquistamos foram consequência de muito trabalho e são capítulos de uma história de sucesso que ainda está só no começo”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da companhia aérea.

Atualmente, a unidade conta com 1.140 funcionários, entre diretos e indiretos, além de cerca de outros 325 funcionários de empresas de serviços auxiliares, como limpeza, conservação e segurança. Instalado em área própria de 4,6 milhões de metros quadrados no Município de São Carlos, o MRO da TAM está certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (Brasil), a Federal Aviation Administration - FAA (Estados Unidos), a European Aviation Safety Agency - EASA (Europa), a Transport Canada Civil Aviation – TCCA (Canadá), a Dirección General de Aeronáutica Civil - DGAC (Chile) e também por autoridades de diversos outros países da América do Sul.
Assim, o Centro Tecnológico está autorizado a realizar manutenção em aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42). Também está certificado por diversas autoridades aeronáuticas para realizar serviços especiais, como inspeções não destrutivas, galvanoplastia, reparos em materiais compostos, pintura e pesagem de aeronaves, entre outros. Possui ainda a certificação DIRMAB para realizar os checks do Avião Presidencial, modelo Airbus ACJ (Airbus Corporate Jetliner). Além disso, está homologado para realizar a revisão de mais de 5 mil componentes aeronáuticos.

Desde janeiro de 2007, a companhia possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. A auditoria IOSA engloba mais de 950 requisitos em diversas áreas operacionais de uma empresa aérea. No início de 2010, a TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines, com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram o registro de renovação IOSA até janeiro de 2012.

Oficinas

Além dos hangares para manutenção, o Centro Tecnológico da TAM abriga oficinas para revisão de componentes aeronáuticos, que abrangem desde computadores de navegação até trens de pouso.
A TAM instalou em São Carlos, no final de 2002, o primeiro centro computadorizado (ATEC série 6) da América Latina para testes e reparos de componentes e sistemas eletrônicos de aeronaves Airbus e Boeing. Um segundo ATEC série 6 foi incorporado em 2009 para acompanhar o crescimento da frota da TAM e aumentar a capacidade de prestação de serviços. Atualmente, a TAM é a única companhia aérea no Brasil a operar três ATECs simultaneamente, sendo dois ATECs Series 6 de última geração e um ATEC 5000. Os equipamentos possuem capacidade para testar cerca de 330 diferentes componentes, incluindo os sofisticados computadores responsáveis pelo gerenciamento de alertas de voo, alertas de aproximação de solo, controles de direção e freios, controles do sistema de combustível, controles de pressurização interna e detecção de fumaça a bordo.

A companhia também está capacitada tecnicamente para fazer revisão dos trens de pouso da família Airbus A319/320/321. O investimento realizado pela TAM incluiu instalação dos equipamentos para usinagem, galvanoplastia, ferramental e treinamento da equipe técnica na fabricante francesa Messier-Dowty. O complexo de trens de pouso faz parte do projeto de nacionalização da revisão de componentes concentrado na unidade de São Carlos.

A capacitação técnica e as certificações obtidas pelo Centro Tecnológico da TAM possibilitam que muitos reparos em aeronaves da frota da TAM deixem de ser feitos no exterior, contribuindo para a redução de custos. Além disso, a prestação de serviços para terceiros otimiza a estrutura, diluindo os custos fixos e trazendo receitas para a companhia.

A manutenção da TAM também está presente em todas as bases nas quais a companhia opera, além das instalações em São Carlos, prestando serviços de manutenção de linha tanto para a frota da TAM quanto para outros clientes.

Gestão Ambiental

A TAM desenvolve um amplo trabalho de gestão ambiental em São Carlos. Entre as ações realizadas na unidade de MRO, estão a coleta seletiva e o encaminhamento de resíduos gerados. A unidade possui duas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), para os resíduos industriais e galvânicos. Os efluentes domésticos são monitorados e enviados para tratamento na ETE construída em parceria com o município. A companhia também faz o monitoramento ambiental de águas superficiais e subterrâneas, além de ações de reflorestamento e conservação de espécies nativas de plantas da região. O Centro Tecnológico da TAM está em fase final de implantação do Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma ISO 14001.

Fonte da foto : Revista Flap.

Webjet com promoção!


A Webjet mais uma vez está com uma promoção imperdível!Você pode voar entre Fevereiro Março e Abril por apenas R$ 9,99!

Aproveite a malha de voos da Verdinha para fazer um belo passeio pelo Brasil.

Para mais informações,acesse : http://www.webjet.com.br/

Singapore Airlines fecha o ano como a companhia aérea mais premiada do mundo em 2010.


A Singapore Airlines (SIA), referência no segmento de luxo, encerra o ano de 2010 como a empresa aérea mais reconhecida do mundo. Ao todo, foram mais de 80 premiações, com destaque para “Top 50 World’s Most Admired Companies”, da lista divulgada pela Fortune Magazine, e a distinção “Melhor Business Class”, pela Guardian/Observer Travel Awards. Além disso, foi contemplada como a “Melhor Companhia Aérea” pela Condé Nast Traveller,  Business Traveller, Schlemmer Atlas, AB Road, entre outras.

Qualidade do serviço de bordo, refeições refinadas elaboradas por chefs reconhecidos internacionalmente, conforto das poltronas e frota renovada são alguns fatores que fazem da companhia sinônimo de excelência em aviação. A cordialidade dos atendentes de bordo e a tecnologia disponível nos voos também são diferenciais da Singapore Airlines. Para se ter uma ideia, é possível ter acesso há mais de 1 mil opções de entretenimento em uma tela de televisão particular de23 polegadas.

Além disso, marcas de renome internacional são responsáveis pela elaboração de produtos exclusivos para a companhia. A Givenchy assina a linha de louças usadas para servir as refeições e o conjunto de pijamas oferecido aos passageiros. Outro nome de peso presente na grade é Salvador Ferragamo, responsável pelos produtos distribuídos no kit nécessaire, que incluem desde hidratante corporal, facial, perfume e até protetor labial.

Fonte : Aviação Brasil.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quinto 747-8F inicia testes de voo.


A Boeing levou aos ares o quinto protótipo do 747-8F, na semana passada. O avião decolou de Paine Field, em Everett, para um voo de três horas e meia, antes de retornar ao aeroporto de origem.

"O avião se comportou bem", disse Andy Hammer, gerente de testes do 747-8. "Foi um ótimo começo para os testes de voo dessa aeronave". Esse avião, especificamente, passará por testes de funcionalidade de confiabilidade dos sistemas.

Fonte : Jetsite.

South African Airways torna-se operadora do Airbus A330 .


A South African Airways tornou-se a mais recente operadora da ecoeficiente família A330. Este A330-200 é o primeiro de seis aviões que serão entregues à Aircastle Limited durante 2011, a qual os arrendará à South African.

Configuradas para 36 passageiros na classe executiva e 186 na econômica, as aeronaves estarão equipadas com o mais recente sistema de entretenimento e serão usadas, principalmente, nas rotas de longo curso, saindo das bases da companhia em Johanesburgo e Cidade do Cabo.

Os novos A330 se juntarão à frota existente de 11 Airbus A319, 14 A340-200/300 e 9 A340-600, permitindo à companhia aérea aproveitar os benefícios do exclusivo cockpit e da comunalidade operacional dos aviões Airbus. Isso permite às companhias aéreas usar os mesmos grupos de pilotos, tripulantes de cabine e pessoal de manutenção, o que resulta em flexibilidade operacional e significativa economia de custos.

Com os novos A330, a South African continua a modernizar sua frota, assegurando que atenderemos às expectativas dos nossos clientes. Além disso, os A330 proporcionarão economia e eficiência para colaborar com a nossa rentabilidade e estratégias de crescimento”, declarou Siza Mzimela, CEO da South African Airways.

Com suas grandes economias e a já provada preferência dos passageiros, os A330-200 se adaptarão perfeitamente à frota da South African Airways”, disse John Leahy, Diretor de Operações com os Clientes da Airbus. “Nós temos uma longa história de parceria com a South African Airways e a indústria local, e pretendemos continuar a construir este relacionamento mutuamente benéfico.”

Com um alcance padrão de 13.500 km (em configuração de duas classes), o A330-200 possui a versatilidade de poder cobrir todas as distâncias, das curtas até as realmente longas – ideal para operações ponto a ponto. As cabines dos A330 são amplamente reconhecidas como as melhores nos céus, oferecendo uma atmosfera clara e a mais silenciosa da sua classe.

O confiável e eficiente A330 é um dos aviões de fuselagem larga mais usados atualmente, com uma decolagem a cada nove minutos de cada dia. Até hoje, a Airbus já recebeu mais de 1.100 encomendas para as diferentes versões da aeronave. Cerca de 750 A330 já foram entregues e o jato está hoje voando com 90 operadoras em 50 países.

Fonte : Jornal de Turismo.

Azul recepciona cliente 7 milhões e espera dobrar número de passageiros em 2011.


A Azul conheceu hoje (09/02), às 13h, seu passageiro de número 7 milhões, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Um novo recorde da empresa, que em pouco mais de dois meses transportou um milhão de clientes. De acordo com Gianfranco Beting, diretor de Comunicação e Marca da Azul, a companhia espera atender mais 7 milhões de clientes apenas em 2011.

Elizabeth Oliveira da Silva, 52 anos, foi recepcionada com festa e show instrumental. Comerciante autônoma, ela foi surpreendida no momento do check-in do voo Rio-Campinas-Porto Alegre e ganhou um ano de passagens gratuitas e o título de Cliente Milhão. "Agora irei aproveitar para visitar minha família carioca com mais frequência e, é claro, conhecer outras cidades do Brasil!", comentou ela.

Sobre a importância da realização da cerimônia no Galeão, Pedro Janot, presidente da Azul, comentou: "É o coroamento do nosso projeto para o Rio de Janeiro, que começou com o Santos Dumont e agora está no Tom Jobim, embrião do desenvolvimento do hub no Rio de Janeiro". A Azul começou a operar no Galeão no dia 1° de fevereiro deste ano. A capital fluminense começou a ser atendida pela Azul em março de 2009, com operações no Aeroporto Santos Dumont. De lá para cá, já foram transportados mais de 600 mil clientes, com média de 28 mil embarcados por mês.

"A Azul vem batendo recordes desde que começou a voar. 1, 2, 3 e hoje 7 milhões de passageiros transportados é um recorde de abrangência mundial. É a manutenção de um crescimento vigoroso desde que a gente começou a voar. Com lucratividade sustentada, o que é importante. A gente celebra a chegada da Azul no Santos Dumont e agora no Galeão", declarou Beting.

"Em 2010 dobramos a quantidade de clientes transportados por ano: dois milhões durante 2009 em comparação com 4 milhões de clientes que voaram conosco no passado", informou Janot.

Na ocasião, Beting falou também sobre a chegada dos 12 jatos Embraer 195 e dos 20 ATR 600 dentro dos próximos quatro anos, e afirmou que a Azul deve receber de 15 a 20 aviões neste ano: "As aeronaves ATR começam a voar agora em 1° de março".

Segundo Beting, com as novas aquisições será possível aumentar o número de aeronaves que atenderão o Rio de Janeiro. Pedro Janot informou ainda que elas servirão não apenas para incrementar as frequências, mas também para aumentar os destinos com ligação ao Rio de Janeiro.

Sobre o início de operações internacionais pela Azul, Beting declarou que isto ficará para "um segundo momento". Segundo ele, já existem estudos sobre a atuação da Azul em mercados internacionais, porém ainda não há nenhum projeto definitivo. Já sobre uma possível solução para os problemas dos aeroportos brasileiros, ele declarou: "A Azul não defende a privatização como Santo Graal para os problemas, há outros caminhos mais viáveis".

Fonte : Mercado e Eventos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aerolineas Argentinas com mais aeronaves Boeing.



A companhia argentina realizou um acordo com a empresa de leasing ILFC para recebimento de 10 Boeing 737-700 a sua frota pelo período de cinco anos. As aeronaves voavam na australiana Virgen Blue. As primeiras quatro aeronaves chegam em 2011 e as outras seis em 2012.

Um outro acordo, com a empresa AWAS, trará cinco novos Boeing 737-800, sendo que as aeronaves chegarão entre maio de 2012 e abril de 2013.

Fonte : Aviação Brasil.