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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Embraer entregará dez jatos para empresa ucraniana.


Operação está estimada em R$ 674 milhões e valor será incluído na carteira atual de pedidos firmes da fabricante brasileira

A Embraer acertou acordo com a companhia aérea ucraniana Dniproavia para a entrega de 10 jatos modelo 190, numa operação de US$ 400 milhões (aproximadamente R$ 674 milhões) a preços de tabela dos aviões, mas que pode chegar a US$ 600 milhões se outras cinco opções forem confirmadas.

Segundo a fabricante brasileira, o valor do acordo será incluído a carteira atual de pedidos firmes da Embraer. A operação foi estruturada por meio de uma operação de leasing organizada por terceiros, afirma a empresa.

Os aviões serão configurados em duas classes e terão capacidade para 104 passageiros. A entrega das duas primeiras aeronaves está prevista para o último trimestre de 2011. Todos os dez aviões servirão às rotas domésticas e internacionais.

Além dos 190, a frota da Dniproavia terá 25 aviões da Embraer modelo 145 até o final deste ano.
Em 2010, a Embraer entregou 246 aviões, acima da meta de 227 aeronaves e mais que os 244 aparelhos despachados em 2009. A carteira de pedidos firmes fechou o ano passado em US$ 15,6 bilhões.

Fonte : Jornal de Turismo.

Avião faz pouso de emergência no Rio após pane no sistema hidráulico.

Voo 4179 da Azul partiu às 16h30 de Vitória e seguia para Curitiba.Aeronave transportava 90 passageiros e precisou ser rebocada da pista.

Um avião da companhia Azul fez um pouso de emergência, no final da tarde desta segunda-feira (31), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro.

O pouso foi sem incidentes, porém a aeronave necessitou de auxílio para ser conduzida ao pátio do aeroporto. Durante esse período somente uma das pistas do aeroporto ficou operando, o que causou atrasos em diversos voos”, escreveu o leitor.

Voo seguia de Vitória para Curitiba.

A companhia aérea Azul esclarece que o problema ocorreu no vôo 4179, que partiu às 16h30 de Vitória (ES) com destino a Curitiba (PR). A Azul informou que o piloto decidiu pousar no Rio, após constatar um problema no sistema hidráulico do avião.

Segundo a empresa, a aeronave precisou ser rebocada da pista e os 90 passageiros a bordo desembarcaram logo após chegar o táxi da companhia para buscá-los.

A Azul informou em nota que está prestando todo o auxílio necessário para atender as principais necessidades dos clientes, disponibilizando alimentação, hospedagem e transporte.

Fonte : Globo.com

Paratur e Puma Air discutem plano de expansão.


O interesse do governo do Estado em incrementar a operação de companhias aéreas no Pará foi manifestado pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, ao receber no final da manhã da última sexta-feira (28) o presidente da empresa aérea Puma Air, Gleison Gambogi de Souza, que apresentou seus planos de expansão.

A Puma Air, uma empresa paraense, tem em Belém sua principal base de distribuição de passageiros entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, informou Gleison Gambogi, ao expor suas estratégias de ampliação da empresa no mercado regional.

"Hoje, a companhia atua em São Paulo, Macapá e Fortaleza. Nosso plano de expansão é abrir em março uma nova linha para Santarém e Macapá, contemplando três voos diários. Isso significa uma ponte aérea efetiva entre os dois Estados. Também temos mais um voo para Recife, com escala em Fortaleza", informou.
"Nós recebemos a visita do presidente da Puma Air com uma expectativa extremamente positiva, porque hoje a Puma Air já ultrapassou os 100 mil passageiros em apenas oito meses de atuação. O governo do Estado tem todo o interesse em estudar situações que possam contribuir para o incremento da participação das companhias aéreas no Pará, em particular a Puma Air, que é uma empresa regional", ressaltou Adenauer Góes. Segundo ele, é fundamental aproximar as companhias aéreas dos demais setores do turismo, em especial os agentes de viagens e operadores de turismo.

Outra proposta discutida entre Adenauer Góes e Gleison Gambogi de Souza foi a divulgação do Pará em São Paulo, principal mercado emissor de passageiros. (Agência Pará)

Fonte : Diário Online.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Grupo Thomas Cook assina encomenda de 12 A321 com Sharklets.


O Grupo Thomas Cook assinou uma encomenda de 12 Airbus A321, como um primeiro passo do plano para a renovação e harmonização da sua frota, que é baseada na Família A320. Os aviões serão equipados com os mais recentes dispositivos de ponta de asa destinados a economizar combustível, conhecidos como Sharklets.

Além da encomenda, o Grupo Thomas Cook planeja arrendar aeronaves da Família A320 de operadoras de leasing.

“Na seleção da Família Airbus A320 para a modernização da nossa frota, identificamos significativas economias operacionais, particularmente no que se refere à manutenção e à maior economia de combustível. O A321 com Sharklets ultrapassa as nossas expectativas de alcance e economia”, disse um porta-voz do Grupo Thomas Cook.

“O A321 com Sharklets oferece um grande avanço em desempenho operacional e ambiental, junto com a mais larga e confortável cabine no seu setor de mercado”, disse John Leahy, Diretor de Operações com os Clientes da Airbus. “Estamos muito satisfeitos pela Thomas Cook ter escolhido a Família A320 para aumentar a flexibilidade e a eficiência da sua frota e esperamos desenvolver ainda mais o nosso relacionamento.”

O Thomas Cook plc, é um dos mais importantes grupos do mundo em viagens de lazer, operando em cinco segmentos geográficos e em 21 países.

Os Sharklets são grandes dispositivos de ponta de asa que aumentarão a ecoeficiência e o desempenho carga útil/alcance da Família A320. A expectativa é de que haja pelo menos uma redução de 3,5% no consumo de combustível em trechos longos, o que corresponderá a aproximadamente 700 toneladas cúbicas de dióxido de carbono por aeronave. Este recente desenvolvimento é parte de um grande e continuamente melhorado programa para a Família A320.

Fonte : Aviação Brasil.

TAM oferece 1ª classe em voos para Buenos Aires e Santiago.


A companhia aérea TAM começa a oferecer nesta semana serviços exclusivos, atendimento personalizado, requinte e muito conforto para clientes que tenham como destino as cidades de Buenos Aires e Santiago do Chile. A Primeira Classe já está disponível para os dois destinos partindo do aeroporto de São Paulo/Guarulhos, assim como para Buenos Aires, com saída do aeroporto do Rio de Janeiro/Tom Jobim (Galeão), em voos operados por aeronaves A330 e B777.

A Primeira Classe tem quatro assentos que ocupam área exclusiva na aeronave e garantem privacidade ao passageiro. As poltronas reclinam até 180 graus. “A Primeira Classe da TAM foi pensada para proporcionar uma experiência de viagem prazerosa e inesquecível”, comenta Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, os passageiros dessa classe têm à disposição um espaço especial, com conforto e privacidade, para realizar o check-in, além de sala VIP exclusiva (abertos diariamente das 6h às 11h e das 16h às 23h). Nos aeroportos Tom Jobim/Galeão, de Ezeiza/Buenos Aires e de Santiago do Chile, a TAM também tem salas VIP onde os clientes podem trabalhar ou descansar em um ambiente tranquilo e aconchegante, com computadores ligados à internet e TVs a cabo. Em Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro/Santos Dumont, a companhia também dispõe de espaços especiais destinados aos seus passageiros de Primeira Classe.

Além disso, os clientes têm direito a aluguel gratuito de telefone celular no país de destino com tarifas diferenciadas para suas ligações locais e internacionais e a transfer em carro privativo para ir e voltar do aeroporto ao local de hospedagem (em Santiago e Buenos Aires). O serviço deve ser agendado com pelo menos 48 horas de antecedência na Central de Atendimento (Brasil: 4002-5700 ou 0800 570 5700 / Argentina: 0 810 333 3333 / Chile: 56 2 676 7900).

Os passageiros que viajam de Primeira Classe também podem aproveitar o novo serviço de bordo internacional da TAM, com o tema “Sabores do Mediterrâneo”, elaborado pelos chefs espanhóis Javier e Sergio Torres.

Fonte : Jornal de Turismo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TAAG dá adeus aos Boeing's 747.


A transportadora aérea de bandeira angolana disse, num comunicado distribuído esta semana, ter desactivado, com muita emoção, a sua frota de Boeings 747, os conhecidos “jumbos”. “É com emoção que no dia 15 de Janeiro a TAAG completou a desactivação da sua frota Boeing 747300”, lê-se no comunicado.

Desde 8 de Julho de 1997 essa estrela, como se refere a TAAG ao avião, levou a imagem da nossa empresa e de Angola para o Mundo. “Estamo-nos a despedir da aeronave que se tornou o símbolo da nossa Companhia. Apelidado de Jumbo, é o avião mais conhecido da história da aviação. Esse Grande, Forte, Resistente e Eficiente avião fez parte das nossas vidas nos últimos 13 anos”, refere o comunicado “Os nossos dois B747, entre eles o emblemático “Cidade do Kuito”, voaram, ao serviço da TAAG, quase 60.000 horas transportando com Beleza e Elegância milhares de passageiros e toneladas de carga.
Essas “Estrelas do Ar” ajudaram a realizar muitos sonhos e essas realizações ficarão para sempre nas nossas memórias e corações”, explica a companhia.

O processo de modernização na empresa dita que chegou a hora de partir e deixar espaço para os novos Boeing 777/300 ER, com entrada em operação para Junho e Julho de 2011. Com esta última passagem, o Conselho de Administração da transportadora dá a entender que depois dos incidentes recentes com os aviões Boeing 777/200 ocorridos em Lisboa, África do Sul, China e Rio de Janeiro, com casos de aterragens forçadas por avarias nos motores, o regresso dos voos internacionais com aviões próprios poderá levar ainda sete ou oito meses.

Fonte: O pais.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Star Alliance adiciona TAM, Air Canada e US Airways ao seu produto Upgrade Awards.



Todos os membros da aliança baseados nas Américas agora participam do programa.

Clientes frequentes da rede Star Alliance agora também podem usar suas milhas ou pontos para upgrade quando viajarem pela TAM Linhas Aéreas, Air Canada e US Airways. Essas companhias aéreas agora participam do programa exclusivo Star Alliance Upgrade Awards (SAUA), opção de resgate que permite aos clientes utilizar milhas ou pontos das suas contas dos programas de passageiros frequentes de que são membros em upgrades para uma classe superior em voos regulares operados por outras companhias aéreas da Star Alliance.

Os viajantes cadastrados no TAM Fidelidade, no Aeroplan® (Air Canada) ou no Dividend Miles® (US Airways) podem trocar suas milhas ou pontos acumulados por um Star Alliance Upgrade Award. Por meio desse prêmio, uma reserva confirmada e com bilhete emitido pode ser elevada para uma classe superior antes da viagem. Para realizar o upgrade, os clientes precisam entrar em contato com seu programa de fidelidade, seja ligando para a área de reservas ou entrando no sistema via Web (dependendo do que é oferecido pela companhia aérea). O upgrade é processado eletronicamente, eliminando a necessidade de emitir certificados em papel. Upgrades são permitidos para apenas uma classe de viagem, seja da Classe Econômica para a Classe Executiva ou da Classe Executiva para a Primeira Classe*. Em certos tipos de tarifa não é possível realizar a troca.

Nossos passageiros frequentes disseram que fazer upgrade utilizando milhas em toda a aliança é um dos benefícios mais procurados. Consequentemente, ao oferecermos o Star Alliance Upgrade Awards em todos os voos nas Américas, nós aumentamos ainda mais a atratividade da nossa rede", afirmou o vice-presidente Comercial da Star Alliance, Christopher Korenke. "Estamos trabalhando para, assim que possível, os demais membros da Star Alliance ofereçam o produto."

Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM, destacou: “Agora, nossos passageiros ou os de outras companhias da Star Alliance que voam conosco podem fazer upgrade para todos os trechos de sua viagem, independentemente do programa de fidelidade de que são membros. Esse benefício, possível com o SAUA, está totalmente de acordo com nosso Espírito de Servir.”

Passageiros da TAM que desejarem solicitar upgrade em outras companhias da Star Alliance devem ter um bilhete já emitido e entrar no site do programa TAM Fidelidade (http://www.tamfidelidade.com.br/). No menu da esquerda, ao selecionar a opção “Upgrade SAUA”, automaticamente serão redirecionados para uma página eletrônica do programa, onde deverão fornecer o número do Cartão TAM Fidelidade, a senha de resgate Multiplus e as informações do voo.

Concluído o processo, não é necessário reemitir o bilhete, bastando o passageiro se dirigir ao balcão de check-in da classe escolhida no aeroporto.

O pedido de troca de classe de cabine deve ser feito com no mínimo 24 horas de antecedência do horário de partida do voo. Para upgrades em trechos dentro da mesma região, serão descontados 7.500 pontos Multiplus no TAM Fidelidade. Para viagens entre regiões diferentes, são exigidos 20 mil pontos Multiplus.
A Star Alliance, a forma como o mundo se conecta, é a primeira aliança global de companhias aéreas a oferecer esse produto, que agora está disponível aos membros dos programas de fidelidade da Air China (PhoenixMiles®), Air Canada (Aeroplan®), Air New Zealand (Airpoints®), ANA (ANA Mileage Club®), Asiana Airlines (Asiana Club®), Austrian (Miles & More®), Brussels Airlines (Miles & More®), Continental (OnePass), LOT Polish Airlines (Miles & More®), Lufthansa (Miles & More®), SAS (EuroBonus®), Singapore Airlines (KrisFlyer®), SWISS (Miles & More®), TAM (TAM Fidelidade), TAP Portugal (Victoria®), THAI (Royal Orchid Plus®), Turkish Airlines (Miles & Smiles®), United (Mileage Plus®) e US Airways (Dividend Miles®).

Com essas novas adesões ao SAUA, agora todas as cinco companhias aéreas da Star Alliance baseadas nas Américas oferecem esse produto.

Desde o seu início, em 1997, a rede Star Alliance tem dado ênfase em agregar valor ao programa de fidelidade de cada companhia aérea membro, oferecendo benefícios aos clientes de toda a aliança.

Lufthansa com A380 em San Francisco.


A Lufthansa irá iniciar serviços diários com o A380 na rota Frankfurt-San Francisco a partir de 10 de maio, fazendo o debut de seu gigante em SFO.

"San Francisco é um ponto importante da manha da DLH nos EUA por mais de 50 anos", afirmou o VP-Americas da DLH, Jens Bischof. "Aplaudimos a administração do aeroporto em sua dedicação para tornar SFO preparado para receber o A380".

SFO é o único aeroporto dos Estados Unidos que está 100% preparado para receber o gigante da Airbus: dos 24 gates no terminal internacional, cinco estão especificamente preparados para o A380, dos quais dois com capacidade de escoar passageiros em ambos os decks da aeronave.

Fonte : Jetsite.

TAM e Gol: últimas no ranking de segurança aérea.

As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol permanecem nas últimas posições no ranking anual realizado pela instituição alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec) e publicado pela revista Aero International neste mês.

A lista traz a classificação das 60 maiores empresas de aviação civil do mundo. Assim como no ano passado, a TAM ocupa a última posição. A Gol, por sua vez, ultrapassou a China Airlines, chegando ao 58º lugar.

Nas primeiras sete posições estão empresas que não registraram nenhum acidente grave nos últimos 30 anos. São elas (do 1º ao 7º lugar): Qantas, Finnair, Air New Zealand, TAP Portugal, Cathay Pacific, All Nippon e Air Berlin.

Critérios

O ranking cria um índice baseado no número de acidentes (considerando mortes e perda de aeronaves) e na quantidade de passageiros transportados por quilômetro rodado durante os últimos 30 anos.

Tal critério, por exemplo, não considerou o incidente registrado em 2010 com o Airbus A380 da australiana Qantas, porque o avião não sofreu perda total. Na ocasião, aeronave teve que fazer um pouso forçado em Cingapura depois da explosão, em pleno voo, de uma de suas turbinas.

A TAM, por sua vez, tem seis acidentes registrados desde que foi criada, em 1980, contabilizando 336 mortes. A última queda de avião da empresa ocorreu em 2007. Já a Gol, que foi fundada em 2001, teve apenas um acidente, em 2006, com 154 mortes.

Em 2010, morreram 829 pessoas em acidentes aéreos contra 766 no ano anterior. No entanto, nenhum desses casos envolveu alguma das 60 maiores companhias aéreas do mundo, o que gera poucas alterações no ranking.

O que dizem as empresas

A TAM afirmou em nota que "segue os mais elevados padrões de segurança do mundo, atendendo rigorosamente os regulamentos das autoridades brasileiras e internacionais", citando a americana FAA (Federal Aviation Administration) e a europeia EASA (European Aviation Safety Agency).

Já a Gol acrescenta que o ranking não tem levado em consideração as causas dos acidentes. Em nota, a companhia informa que "não foi o agente causador, conforme aponta relatório conclusivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), no único acidente do tipo envolvendo aeronave da companhia, em 29 de setembro de 2006".

Na ocasião, o avião Boeing da companhia havia saído de Manaus com destino ao Rio mas perdeu contato depois de bater em um jato executivo Legacy, pertencente à empresa americana ExcelAire.

Fonte: Agência Estado

[Fotos] Spotting SDU - 20/1/11 (Parte 3)

Como prometido,segue a 3ª e ultima parte de uma manhã de spotting no SDU!
Espero que gostem.
Fokker 100(F-28-0100)(PR-OAL) Avianca Brasil.



Piper PA-42 Cheyenne III (PT-MFL)


"Tail" do PR-OAL






Embraer ERJ-170-200LR 175LR(PP-PJA) TRIP Linhas Aéreas







Boeing 737-300 Webjet


PP-XSL


Um "Take" do Terminal no SDU.

Boeing 737-300 da Webjet seguido do ERJ 190-100IGW 190AR da Azul Linhas Aéreas.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alaska Airlines acerta compra de 15 737NG.

A Alaska Airlines e a Boeing aunciaram ontem uma encomenda de 15 737NG, sendo 13 737-900ER e dois 737-800. A encomenda está avaliada em 1,3 bilhão de dólares a preços de lista.

O 737-900ER é novo na frota da Alaska Airlines e permitirá à companhia operar voos transcontinentais como por exemplo, Seattle-Orlando. A Alaska Airlines pretende operar o novo jato em uma configuração de duas classes com 174 a 184 assentos.

"A confiabilidade e a eficiência de nossa frota 737 tem sido um fator essencial no nosso desempenho financeiro", disse Brad Tilden, presidente da Alaska Airlines. "O 737-900ER se encaixa perfeitamente em nossa estratégia transcontinental e será o avião mais econômico de nossa frota. Estamos ansiosos em decorar os novos jatos com o logotipo 'Proudly All Boeing' que já decora o resto da nossa frota de 737."
A Alaska Airlines opera uma frota de 114 Boeing 737 para 61 destinos nos Estados Unidos, Canadá e México.

Fonte : Jetsite.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TAM estima crescimento de demanda no mercado doméstico entre 15% e 18% em 2011.

  Parte da expansão nos próximos anos virá dos passageiros das classes C e D que voarão pela primeira vez.

A TAM Linhas Aéreas estima para 2011 um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%. Análises da companhia indicam que a demanda continuará aquecida, sendo impulsionada por clientes viajando tanto a negócios quanto a lazer. Isto porque, historicamente, o crescimento da demanda do mercado de aviação doméstica brasileira apresenta uma forte correlação com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Em 2010, constatamos uma mudança no perfil de passageiros, com a migração de viajantes de ônibus para o transporte aéreo, principalmente em viagens acima de 800 quilômetros. Em linha com essa tendência, ainda em 2010 iniciamos nosso projeto de varejo, pois acreditamos que grande parte do crescimento para os próximos anos será proveniente dos brasileiros das classes C e D que voarão pela primeira vez”, afirma Líbano Barroso, presidente de TAM Linhas Aéreas.

Alinhado ao crescimento da demanda, a companhia vai aumentar sua oferta por meio do crescimento da frota em 7 aeronaves, sendo 2 A330, 2 A321 e 3 A319. “Vamos também continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional vamos crescer 10% com o lançamento de 2 novas rotas ou frequências”, diz Marco Antonio Bologna, presidente da holding TAM S.A..

A companhia espera que o projeto de varejo aumente o volume de passageiros fora dos horários de pico, o que irá contribuir para a elevação das taxas de ocupação. No mercado doméstico, a TAM estima que a ocupação ficará numa faixa de 67,5% a 70%, enquanto que no mercado internacional a ocupação média deverá ficar em 83%. Essa combinação de eventos leva a companhia a acreditar que a recuperação dos yields coexistirá com aumentos expressivos de demanda.

Com a diluição dos custos fixos e esforços de redução de custos, a companhia estima em 5% a redução do CASK em 2011, excluindo custos com combustível.

O acompanhamento será realizado periodicamente e, em caso de alterações significativas em condições de mercado, macroeconômicas ou internas, serão efetuadas revisões nos indicadores projetados.

Atentado em aeroporto de Moscou matou oito estrangeiros, diz Rússia.

Ataque ao Domodedovo nesta segunda matou ao menos 35 e feriu 110.Ninguém assumiu a autoria, mas polícia suspeita de rebeldes islâmicos.

O Ministério de Emergências da Rússia informou que oito cidadãos estrangeiros estão entre os 35 mortos no ataque suicida da véspera no aeroporto Domodedovo, em Moscou, o mais movimentado do país.
Lista preliminar de mortos publicada no início desta terça-feira (25) mostra dois britânicos, um alemão, um búlgaro, e quatro cidadãos de antigas repúblicas soviéticas: Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Ucrânia.

O atentado, que também deixou 110 feridos -cerca de 50 deles em estado grave-, ainda não foi assumido, mas as autoridades russas suspeitam de separatistas islâmicos do Cáucaso do Norte.

A segurança foi reforçada nos principais aeroportos e em outros sistemas de transporte da capital russa.
O presidente Dimitri Medvedev cancelou sua viagem ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
O atentado pode ter sido cometido por uma mulher-bomba e um cúmplice, um estilo operacional "habitual" dos rebeldes do Cáucaso do Norte, informou uma fonte policial à agência Ria-Novosti.

"A explosão aconteceu no momento em que a suposta terrorista abriu sua mala", disse a fonte.
"Não podemos descartar a hipótese de que os terroristas teriam a intenção de deixar o explosivo no terminal e que a explosão teria acontedido de forma acidental".

O presidente Medvedev afirmou que a direção do aeroporto de Domodedovo terá que responder pelo atentado.
"O que aconteceu demonstra com clareza que aconteceram violações das regras de segurança", disse.
"Todos aqueles que têm responsabilidades, aqueles que decidem e a direção do aeroporto deverão responder por tudo. É um ato de terror. É uma tragédia", completou.

'Vingança'

O premiê da Rússia, Vladimir Putin, prometeu "vingança"  contra os autores do atentado.
"Foi um crime aboninável, tanto pela falta de sentido como pela crueldade", disse ele em uma reunião ministerial em Moscou.

"Eu não duvido de que o crime vai ser elucidade e que a retribuição é inevitável", disse. A tarefa do governo e dar suporto às famílias dos mortos e feridos."

Rebeldes do Cáucaso já haviam ameaçado atacar cidades e alvos econômicos russos até a eleição parlamentar de 2011 e presidencial de 2012, em que o influente Putin deve tentar voltar ao Kremlin, ou então apoiar seu aliado Medvedev.

Papa condena

O papa Bento XVI condenou nesta terça o que chamou de "ato grave de violência" e expressou sua profunda dor pelo atentado.

"O papa expressa sua profunda dor e reprova firmemente este ato grave de violência" em um telegrama enviado ao presidente russo, através do número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.

Fonte : Globo.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alitalia voltando ao GIG!

Em 1 de junho a Alitalia deve iniciar operação novamente no Rio de Janeiro. Serão três voos semanais com Airbus A330-200, para Roma. Atualmente a empresa opera sete voos para São Paulo com Boeing 777-200ER.

Fonte : Aviação Brasil.

[Fotos] Spotting SDU - 20/1/11 (Parte 2)

Olá novamente!Segue a 2ª parte de uma sessão de Spotting numa belíssima manhã no SDU!Em breve postarei a 3ª parte.

Espero que gostem.

Dassault Falcon 900EX(PR-ROZ)


Fokker 100(F-28-0100) Avianca Brasil



Um "Take" das Cias no SDU!

Airbus A319-132(PT-TMD) TAM


Boeing 737-7Q8(PR-GIK) GOL Linhas Aereas Inteligentes


ATR ATR-72-50(ATR-72-212A)(PP-PTR) TRIP Linhas Aéreas




 
Boeing 737-8EH(PR-GTG) GOL Linhas Aéreas Inteligentes




ATR ATR-42-320(PP-PTD) TRIP Linhas Aéreas