Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gol voará para o Aeroparque, em Buenos Aires.


A Gol Linhas Aéreas anunciou o início de suas operações no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (ARG). Com o primeiro voo programado para o dia 4 de dezembro, a empresa vai oferecer três frequências diárias, sendo três voos diretos a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, sendo uma operação com origem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte/Confins.

Os novos voos regulares vão conferir um ganho significativo em tempo e conforto para os usuários da rota, já que o aeroporto fica a apenas 10 minutos do centro de Buenos Aires, e serão realizados com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation com capacidade para 184 passageiros. “Acreditamos que os voos atenderão principalmente ao público corporativo, já que os clientes nem sempre tem tempo para se descolar entre o Aeroporto Internacional de Ezeiza e a capital, trajeto que pode levar até uma hora”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da GOL.

Com a inauguração da nova base em Buenos Aires e o remanejamento de voos para o Aeroparque, a GOL passará a operar em Ezeiza com oito voos diários. “Fizemos um estudo de malha para adequar nossas operações. A partir do Aeroparque, teremos ótimas opções de horários, com voos pela manhã, início da tarde e início da noite. Os horários permitem viajantes a negócios ir e voltar no mesmo dia”, afirma Leonardo Pereira, vice-presidente responsável pelo Planejamento Corporativo da GOL.


Fonte : Aviação Brasil.

TAP pronta para privatização em 2011.



A TAP Portugal afirmou que está pronta para ser privatizada já em 2011. Segundo o CEO Fernando Pinto, na reunião da ALTA, no Panamá, a "privatização da empresa é parte dos planos do governo e já pode começar em 2011".

A TAP tem se aproveitado de bons índices de aproveitamento nas suas rotas de longo curso, em especial para a América do Sul (com destaque ao Brasil) e África, "mas o alto preço dos combustíveis nos priva de quase todo o lucro", afirmou Fernando Pinto.

Para a privatização, um investidos estratégico poderá ser necessário. Perguntado no encontro se a LATAM teria interesse na TAP, Líbano Barroso, da TAM, afirmou que "após a fusão o grupo está aberto para qualquer possibilidade".


Fonte : Jetsite.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

[Foto] - Primeiro ATR nas cores da Azul!

Foi divulgada uma foto mostrando o primeiro ATR nas cores da Azul!Como dá para notar o ATR em questão é o ATR 72-200,trata-se de um acordo feito pela Azul com a ATR.Em que consiste em um arrendamento de Aeronaves usadas,porém devidamente revisadas;até a entrega dos novos modelos -600.
Segue abaixo,a foto da aeronave.

Avião da FAB bate em cerca de proteção no Santos Dumont.

Um avião Bandeirante 2325 da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava chegando ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, saiu da pista e bateu numa cerca de proteção, no início da noite deste domingo (21). Ninguém ficou ferido.

A aeronave chegava de São José dos Campos, em São Paulo, com 18 pessoas a bordo, entre civis e militares. Eles fazem parte de uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial. O grupo veio para um curso no Rio.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de acidentes da Aeronáutica o avião sofreu danos materiais que ainda serão avaliados.Por causa do acidente, o Santos Dumont ficou fechado por 24 minutos, entre 19h06 e 19h30. Logo em seguida, os voos passaram a chegar e sair pela pista auxiliar.

De acordo com a assessoria do aeroporto houve um atraso médio de 30 minutos nos voos, tanto nas partidas quanto nas chegadas. O tráfego foi totalmente liberado às 19h51. O movimento já foi normalizado.

Fonte : G1.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Webjet : Passagem a 9 reais!


A Webjet recentemente alcançou a marca de 9 Milhões de passageiros transportados.Com isso,a empresa está fazendo promoções com passagens a apenas 9 reais!São vários destinos e voos com preços imperdíveis,aproveite.
Para mais informações,acesse: http://www.webjet.com.br/

American Airlines começa hoje voo Brasília-Miami.


A American Airlines inicia hoje voos diretos, quatro vezes por semana – segundas, quintas, sábados e domingos -, conectando as cidades de Brasília e Miami, nos Estados Unidos.

O voo inaugural da rota chegou ontem (quinta, dia 18), às 8h18, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, trazendo o vice-presidente sênior da American para México, Caribe e América Latina, Peter J. Dolara, que ao lado de outros executivos da empresa e autoridades locais, assistiu ao batismo da aeronave e cortou a fita em homenagem ao novo percurso. O equipamento utilizado é o Boeing 757(Foto), com 182 assentos, dos quais 16 são na executiva e 166 na econômica.


Fonte: Panrotas.

GOL oferece três novas opções de voo a partir de Brasília.



A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, acrescentou mais três opções de voo em sua malha a partir de Brasília: Cruzeiro do Sul (AC), Belém (PA) e Palmas (TO). As novas operações serão diárias e terão início a partir de 1º de dezembro. O voos serão realizados com com aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, as mais seguras e confortáveis da categoria, configuradas para 144 passageiros.

As novas opções de voos irão reduzir o tempo de viagem para clientes. Com isso, reforçamos a conveniência de nossa malha aérea e avançamos em nossa missão de aproximar pessoas com segurança e inteligência”, destaca Leonardo Pereira, vice-presidente responsável pelo Planejamento Operacional da GOL.

O voo entre Brasília e Cruzeiro do Sul parte da Capital Federal às 21h20 e faz uma escala em Rio Branco (AC), chegando ao seu destino final às 23h. No sentido inverso, a aeronave decola de Cruzeiro do Sul às 00h30, faz escala em Rio Branco e tem previsão de pouso às 7h11 em Brasília.

Com destino a Belém, o voo tem previsão de partida às do Aeroporto Internacional de Brasília às 8h27, pousando em Marabá (PA) às 09h40. De lá, segue para Belém, seu destino final, chegando às 11h15. No retorno, a aeronave decola às 11h47 da capital paraense, com previsão pouso em Marabá às 12:40 e chegada à Brasília estimada para às 16h10.

Já o trecho Brasília – Palmas decola do Distrito Federal às 17h22 pousando às 17h32. No sentido contrário a aeronave sairá de Palmas às 18h02 chegando em seu destino às 20h37.

Noar chega a Paulo Afonso, na Bahia.


Com cinco meses de operação, a Noar Linhas Aéreas avança no objetivo de ligar os grandes centros do Nordeste. A cidade de Paulo Afonso, a 434 km de Salvador (BA) e famosa por suas cachoeiras e reservas ambientais, é o novo destino da companhia pernambucana. Com isso, a partir do dia 29 de novembro, a Noar acrescenta mais uma cidade à sua malha aérea, que já incluía as cidades do Recife, Caruaru, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal e Mossoró. O voo para Paulo Afonso sai às 9h da capital pernambucana, faz escala em Maceió às 9h50 e chega às 11h20 (horário de Recife) na cidade baiana.

Além do novo destino, a Noar vai oferecer mais um voo diário para Maceió, a partir do dia 22. “Com isso, chegamos mais perto do objetivo de elevar a frequência de voos para nossos destinos. Agora serão cinco voos diários Recife-Maceió”, afirma Marjony Camelo, diretor executivo da empresa. O voo segue horário local e sai da capital pernambucana às 9h com chegada prevista em Maceió às 9h50. À tarde, o avião decola de Alagoas às 13h15 e aterrissa no Recife, às 14h05.

Fonte : Aviação Brasil.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pluna aumenta em 50% a oferta de voos para o Chile partindo do Uruguai.



A Pluna oferecerá a partir de 21 de novembro três frequências diárias de voos para Santiago, no Chile, partindo de Montevideo. A capacidade da rota passará de 10,8 mil assentos para 16,2 mil mensalmente. O crescimento de 50% nessa operação segue a permanente demanda por voos regionais com a centralização das rotas no Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu (Uruguai), que vem assumindo o papel de Hub do Sul. A capital uruguaia conecta o Chile a outros seis destinos da Pluna no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre).

A partir de Montevidéu, as aeronaves da Pluna decolam às 13h, 17h20 e 19h50. Em Santiago, os voos partem às 8h, 15h10 e 19h30. Pluna viabilizou a nova operação no Chile devido ao crescimento de sua frota, que contará até novembro com 10 aeronaves CRJ 900 NextGen Bombardier. Ideais para voos regionais, a nova frota permite mais flexibilidade e frequências, complementando também as opções de voos oferecidas pelas demais companhias aéreas.


Fonte : Aviação Brasil.

TAM aumenta participação internacional e se mantém estável no mercado nacional.


A TAM registrou recorde na taxa de ocupação de seus voos internacionais, que atingiu 84,7% em outubro, superando em 6,5 pontos percentuais o índice alcançado no mesmo mês de 2009.

O número é resultado da combinação de um crescimento na demanda (em RPK - conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados) de 21% com um aumento na oferta (em ASK - quantidade de assentos disponíveis em todas as aeronaves multiplicada pela distância dos voos da companhia) de 11,7%, de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a TAM manteve-se na liderança e alcançou market share de 87,1% em outubro, com crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação a setembro e inferior em 2,9 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2009.

A TAM, incluindo a Pantanal, manteve a liderança do mercado doméstico, com participação de 42,8%, praticamente estável em relação ao mês anterior (42,4%) e 2 pontos percentuais inferior ao de outubro de 2009. No acumulado de dez meses, o market share doméstico foi de 42,6%.


Fonte : Jetsite.

sábado, 13 de novembro de 2010

Receita Líquida da GOL Atinge R$1,8 Bilhão e Lucro Operacional Cresce 89%.

A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, apresentou lucro líquido de R$110,0 milhões no terceiro trimestre de 2010 (3T10). O resultado é 41,2% maior do que os R$77,9 milhões do mesmo período do ano passado e é atribuído principalmente ao crescimento da demanda, estimulada pela política de baixas tarifas da companhia, a valorização do Real frente ao Dólar e a redução de custos com frota.

A receita líquida da GOL ficou em R$1,8 bilhão no trimestre, superando em 19,5% os R$ 1,5 bilhão do 3T09 e 12,5% maior que os R$1.6 bilhão contabilizados no 2T10. Já o lucro operacional da companhia (EBIT) totalizou R$189,2 milhões, com margem de 10,5%. Um aumento de 88,9% em relação ao mesmo trimestre de 2009 e uma melhoria de 3,8 pontos percentuais em sua margem operacional, enquanto em relação ao 2T10 o ganho representou uma diferença de 226,9%, com 6,9 pontos percentuais a mais em sua margem operacional.

“O resultado reflete o crescimento da demanda nos mercados doméstico e internacional e nosso foco contínuo na redução de custos operacionais. Continuamos nossa trajetória de crescimento consistente, baseada em uma operação cada vez mais robusta e uma filosofia de baixos custos e baixas tarifas, focada no mercado doméstico brasileiro”, comenta Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL.
O EBITDAR, lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves, atingiu R$380,9 milhões, com margem de  21,3%), 27,5% acima dos R$298,7 milhões do 3T09 (margem de 20,0%), e 38,9% acima dos R$274,2 milhões registrados no 2T10. O total em disponibilidades (caixa e aplicações financeiras) encerrou o trimestre em R$1,77 bi, um aumento de 11,2% em comparação ao 2T10, e de 166,7% em comparação ao 3T09. Nesse contexto, a GOL apresentou um saldo em caixa de 26,3% da receita líquida dos últimos 12 meses, acima de seu objetivo inicial para 2010 de ter um saldo de caixa de pelo menos 25%.

Em julho, a GOL realizou uma emissão de Notas Seniores no exterior no montante de USD300 milhões, com vencimento em 2020 e taxa de juros de 9,25% ao ano. Os recursos estão sendo destinados principalmente para o pagamento das linhas de capital de giro e demais dívidas que vencerão nos próximos três anos. No final do terceiro trimestre de 2010, a GOL também anunciou a 4ª Emissão de Debêntures Simples Não-Conversíveis da VRG Linhas Aéreas S.A. (sua unidade operacional) com esforços restritos para captação de R$600 milhões que foram utilizados para o pagamento das debêntures de 3ª Emissão no valor de R$378 milhões, para fins de capital de giro e pagamento a fornecedores. Tais operações são parte da estratégia de desalavancar o balanço patrimonial por meio da geração de caixa operacional, alongar compromissos financeiros visando aumentar sua poder de recuperação financeiro e dar suporte a um crescimento operacional consistente.

A Companhia apresentou 23% de crescimento da demanda em sua malha aérea, aumentou seu resultado operacional em 89% e reduziu seus principais indicadores de alavancagem financeira em comparação ao mesmo período de 2009. “São dados que refletem os três pilares da estratégia de crescimento que geram um ciclo virtuoso de crescimento sustentável, em que os Gestores e Conselheiros da GOL acreditam ser a melhor alternativa para o setor aéreo brasileiro: foco em estimular a demanda, com melhoria consistente de seus indicadores de rentabilidade e endividamento”, explica o presidente da GOL.

Mesmo com a crescente demanda, no terceiro trimestre de 2010, os yields da GOL atingiram R$19,37 centavos, aumento de 2,4% na comparação ao mesmo período de 2009. Em comparação ao 2T10, a queda de 7,2% é sazonal, uma vez que o terceiro trimestre apresenta maior participação dos passageiros que viajam a lazer e reagem a estímulos de tarifas, enquanto que no segundo trimestre os passageiros que voam a negócios e compram com menos antecedência, geram yields maiores, porém com taxas de ocupação mais baixas.

A taxa de ocupação doméstica da GOL no 3T10 atingiu 71,1%, 3,5 pontos percentuais acima dos 67,6% do 3T09 e 9,7 pontos percentuais acima dos 61,4% do 2T10. A taxa de ocupação internacional da companhia cresceu 21,2 pontos percentuais na comparação entre o 3T10 (72,2%), e 3T09 (51,1%). Em comparação ao 2T10, a GOL registrou aumento de 13,2 pontos percentuais (72,2% e 59,1% no 3T10 e 2T10, respectivamente).

Mesmo com aumento da capacidade em 13,5% entre o 3T10 e 3T09, o RASK (receita por quilômetro voado) apresentou aumento de 5,3% devido ao aumento do yield em 2,4%, e da taxa de ocupação em 5,6 pontos percentuais, passando de R$14,65 centavos no 3T09 para R$15,43 centavos no 3T10. Em comparação ao RASK de R$14,39 centavos do 2T10, houve aumento de 7,2% devido ao aumento de 10,1 pontos percentuais na taxa de ocupação entre os períodos.

Os custos operacionais por ASK (CASK) totalizaram R$13,81 centavos no 3T10 contra os R$13,68 centavos registrados no 3T09, aumento de 0,9% entre os períodos. Desta forma, no 3T10 houve diluição dos custos por ASK quando comparado às variações nominais, devido ao aumento combinado de 13,5% em capacidade, 5,3% na taxa de utilização das aeronaves e 2,7% na etapa média de voo, de forma a preparar a malha aérea da GOL para a alta temporada do quarto trimestre do ano. Em comparação ao 2T10, o CASK apresentou redução de 0,4%.

Além disso, no terceiro trimestre de 2010, a GOL iniciou operações em Montes Claros, a maior cidade no Norte de Minas Gerais, totalizando 52 destinos no Brasil, além de 12 mercados internacionais na América do Sul e Caribe. Em setembro de 2010, a unidade de negócio de cargas da GOL, a GOLLOG, inaugurou um novo terminal na área aeroportuária de Congonhas, em São Paulo. O terminal facilita o embarque e desembarque de cargas e o acesso dos clientes com as instalações mais espaçosas e melhor localizada. A receita de cargas contribui cada vez mais às receitas auxiliares, e apresentou um crescimento em sua receita de 128% quando comparado ao 3T09.


TAM se torna a maior empresa aerea da história do país.


A TAM recebeu uma nova aeronave Airbus A320, tornando-se (incluindo a Pantanal) a maior empresa aérea a operar no Brasil, na história, com 150 aeronaves.

Nenhuma outra companhia aérea do país chegou a ter uma frota de aviões de passageiros desse porte. São 138 modelos da Airbus (26 A319, 85 A320, 7 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42 da Pantanal.

Fonte : Jetsite.

SpiceJet compra 30 B737-800.


A Boeing e a companhia indiana, SpiceJet, anunciaram uma encomenda de 30 aviões 737-800 Next-Generation com winglets.

Avaliada em aproximadamente US$ 2,3 bilhões, pelo preço de tabela, a SpiceJet havia declarado sua intenção de compra do 737-800 Next-Generation, em julho deste ano. Esta encomenda foi anteriormente atribuída a um cliente desconhecido na página de Pedidos e Entregas do website da Boeing. A SpiceJet opera atualmente com uma frota de 24 aeronaves 737-800 e 737-900ER (Extended Range).

A Boeing entregará todos os 737-800s Next-Generation da SpiceJet com o novo Sky Interior. O Interior promete redefinir a experiência de viagem para os passageiros da SpiceJet, que irão desfrutar de um visual moderno, paredes laterais e janelas esculpidas e largos bagageiros projetados com o padrão do novo Interior.

Fonte : Jetsite.

Constantino descarta possibilidade de fusão.


O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, descartou hoje a possibilidade de uma fusão com empresas estrangeiras para fazer frente à associação da concorrente TAM com a chilena LAN, anunciada recentemente. "Não há nenhuma conversa em andamento", afirmou.

Em teleconferência com jornalistas para comentar os resultados financeiros do terceiro trimestre, o executivo afirmou que não vê necessidade de uma associação. "Somos hoje a maior companhia com modelo de baixo custo da América Latina e não pretendo abrir mão desse modelo de negócio", disse.

O executivo disse que o objetivo da empresa no momento é dar continuidade à atual estratégia de redução de custos, aumento de rentabilidade e redução da alavancagem. "Queremos reforçar o nosso modelo de negócio. Acredito que temos condições de competir com qualquer concorrente, independente do tamanho", disse.

Constantino reiterou a previsão da empresa de encerrar o ano com uma taxa de ocupação de 70%, apesar de ter ultrapassado esse porcentual no terceiro trimestre de 2010. O executivo adiantou que a demanda continuará forte no último trimestre do ano. "As vendas realizadas até agora indicam que continua a pressão de demanda em novembro e dezembro, ou seja, manterá um nível bom", disse.

Apesar do aumento constante do número de passageiros que viajam com a empresa, Constantino adiantou que a rentabilidade medida pelo yield (valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro) deverá ficar estável no quarto trimestre, com ligeiro viés de alta.

Hoje, ao divulgar o balanço referente ao terceiro trimestre, a Gol informou que espera um avanço entre 14% e 21% no fluxo interno de passageiros em 2010, comparativamente ao ano anterior. A previsão da empresa é transportar entre 31,5 e 36,5 milhões de passageiros no ano.

Fonte: Estado de São Paulo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Saudi Arabian encomenda 12 777-300ER.


Boeing e Saudi Arabian Airlines anunciaram uma encomenda de 12 777-300ER, com opções para mais 10 unidades. A encomenda está avalizada em aproximadamente 3,3 bilhões de dólares, à preços de tabela.

A Saudi Arabian Airlines também anunciou uma encomenda de oito Boeing 787 Dreamliners, feita em conjunto com a empresa de leasing ALAFCO.


Fonte : Jetsite.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rio-Moscou non stop a partir de Janeiro!



A Cia russa TransAero irá começar a operar voos regulares non stop Moscou-Rio a partir de 3 de janeiro de 2011.A aeronave utilizada será o Boeing 747-400(Foto) com capacidade para 380 passageiros.

TAM cancela voos.



A TAM Linhas Aéreas solicitou o cancelamento de duas rotas em Confins. A partir de 01/03/11 deixam de operar os trechos Confins-Recife e Confins-Marabá-Belém. A rota para a cidade paraense será operada por apenas 3 meses, confira.

A partir de 01/03/2011

JJ3608 CNF 2310 0139 REC Cancelado

JJ3609 REC 0232 0510 CNF Cancelado

JJ3458 CNF 2225 0035 MAB 0105 0205 BEL Cancelado

JJ3459 BEL 0235 0335 MAB 0410 0625 CNF Cancelado


Fonte : CNFao vivo!

SDU poderá ter voos reduzidos.


A secretária estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, afirmou que o Aeroporto Santos Dumont reduzirá o número de pousos e decolagens por hora, seguindo as restrições operacional exigidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que a Infraero consiga, em definitivo, a licença de operação do aeroporto. O objetivo é diminuir o impacto ambiental causado pelos ruídos dos aviões que passam sobre bairros da Zona Sul e pelo Centro.

A secretária admite, no entanto, a possibilidade de a redução não ser de 23 para 14 pousos e decolagens por hora, como foi proposto à Infraero, além da alteração do horário de funcionamento do aeroporto, que passaria a operar das 7h às 22h, em vez de 6h até 23h, da mesma maneira que Congonhas.

Fonte : Jetsite.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Azul terá base em Goiania.



O presidente executivo da Azul, Pedro Janot, disse que a companhia, que já tem quatro vôos ligando os aeroportos Santa Genoveva, de Goiânia, e Viracorpos, em Campinas (SP), vai potencializar sua entrada no estado. Com isso, a capital se tornará base operacional da empresa.

Ele destacou o grande potencial econômico e turístico de vários municípios goianos e disse que Goiânia sera ligada a outraz dez capitais sem escala num futuro muito proximo. A empresa tambem terá voos regionais de Goiânia para o interior, mas ainda não anunciou quais cidades serão beneficiadas. "Com a chegada dos aviões turboelice ATR, alguns municípios turisticos estarão próximos como nunca estiveram, partindo do Santa Genoveva", adianta Pedro janot.
Fonte : Jornal O popular.

Avianca Brasil terá novo voo Intl a partir do dia 16.


A partir do dia 16 de Novembro a Avianca Brasil terá um novo voo Internacional.

O Airbus A319 da Avianca Brasil, partirá de Guarulhos para Bogotá. Esta é a segunda rota internacional da companhia, mas a única em operação, já que a primeira, ainda com o nome de OceanAir, com destino a Cidade do México, não obteve o sucesso esperado.

O voo 8504 decolará de São Paulo/Guarulhos, diariamente, às 02h15 da manhã, com chegada prevista às 08h15 em Bogotá. A aeronave Airbus A319, que operará a rota, está configurada para 132 assentos.

KLM volta a Miami.

A KLM terá quatro voos semanais sem escala de Amsterdã para Miami a partir de 27 de março de 2011. A rota estava suspensa pela companhia holandesa desde 2004.

Os vôos serão operados numa aeronave MD-11, com capacidade de 285 lugares. As saídas de Amsterdã serão às segundas, quartas, sextas e domingos às 15h, com chegada a Miami às 19h10, hora local. O voo de volta sairá de Miami nos mesmos dias às 21h15 hora local e chegará no dia seguinte às 12h05 a Amesterdã, hora local.

Fonte : Jetsite.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Webjet começa a cobrar por serviço de bordo oferecido.


A companhia aérea Webjet começou hoje a cobrar pelos lanches servidos durante os voos, seguindo os passos da concorrente Gol. A medida busca equilibrar os custos operacionais da companhia para dar sustentação à estratégia de se consolidar como uma empresa de baixo custo.

Nas últimas semanas, a Webjet anunciou voos para Ribeirão Preto (SP), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR) com tarifas a partir de R$ 29, abaixo do oferecido pelas principais concorrentes.

Segundo o presidente da companhia, Fábio Godinho, para continuar com essa política de preços, a Webjet não pode abrir mão da cobrança pelas refeições servidas nas aeronaves. "Não existe mágica, o serviço de bordo é subsidiado pelo preço da passagem. Se não está incluído, eu posso cobrar uma tarifa mais baixa", afirma.
Ao contrário da Gol, a Webjet não oferecerá uma opção básica gratuita. O passageiro que quiser fazer refeições durante os voos terá de desembolsar entre R$ 3 e R$ 12 e poderá escolher entre itens como sanduíches, sopa, cerveja, refrigerantes, sucos e bebidas quentes.

O valor mais alto é referente aos "combos", que agregam um sanduíche ou biscoito, bebida e um chocolate. Godinho acredita que os passageiros receberão bem a mudança. "Melhor do que receber um amendoim é poder ter uma refeição decente a bordo. É um modelo mais democrático, pois você paga pelo que consome", avalia. "A receptividade será favorável porque a cobrança é combinada com tarifas baixas. É claro que você cobrar uma tarifa alta e ainda cobrar o serviço de bordo não seria bem aceito", complementa. No começo, o pagamento das refeições só poderá ser feito em dinheiro, mas, a partir do ano que vem, cartões também serão aceitos.

O serviço de bordo da Webjet foi terceirizado para a LSG Sky Chef''s, subsidiária do grupo Lufthansa, do qual faz parte a companhia aérea alemã. As receitas serão divididas entre as duas empresas. A Webjet alcançou, no início do mês, a marca de 9 milhões de pessoas transportados e espera a chegada de três novos Boeings 737-300, configurados para 148 passageiros, para suportar o aumento do número de passageiros.

ATR-72 da Aerocaribbean cai em Cuba.

Um avião com 68 pessoas a bordo caiu na quinta-feira, 4, na região central de Cuba, informou o site Cubadebate, do governo cubano. Segundo informações da página, não houve sobreviventes.

O avião, modelo ATR-72 da companhia estatal Aerocaribbean, havia saído de Porto Príncipe, no Haiti, e viajava para a capital de Cuba, Havana, após fazer uma escala em Santiago de Cuba. A aeronave se acidentou por volta das 17h40 da hora local (20h40 de Brasília) na província central de Sancti Spíritu (a quase 400 quilômetros da capital cubana) por causas ainda desconhecidas.

A aeronave, que levava 61 passageiros e sete tripulantes, reportou uma situação de emergência e depois perdeu contato com os serviços de controle. Das pessoas a bordo, 40 são de nacionalidade cubana e 28 estrangeiras - nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um francês, um italiano, um espanhol, um venezuelano e um japonês.

Segundo a imprensa local, os serviços de emergência e as principais autoridades da região foram deslocados para a área, nas proximidades das comunidades rurais de Paredes e Guasimal.

O site Cubadebate indica que o ATR-72 é um avião comercial com dois motores turboélice e capacidade para transportar 74 pessoas, para viagens regionais e trajetos de curta duração construído na França e Itália pela empresa Avions de Transport Régional (ATR).
 
Fonte: Estadão
 

Mais um problema em avião da Qantas.


Boeing 747-400 teve problema nas turbinas, segundo a empresa.Na véspera, Airbus A380 pousou emergencialmente no mesmo aeroporto.


Outro avião da companhia aérea Qantas, desta vez um Boeing 747-400, fez um pouso forçado nesta sexta-feira (5) em Cingapura por causa de um problema nas turbinas, anunciou um porta-voz da companhia australiana.


O Boeing 747-400 aterrissou sem contratempos no aeroporto de Changi, precisou a porta-voz.
"Pouco depois da decolagem, o comandante teve um problema com os motores", acrescentou.


Fonte : Globo.com

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Puma Air aumenta franquia de bagagem de seus clientes.



A Puma Air aumentou a franquia de bagagem para 40Kg por passageiro (adulto).  Uma ação inédita, já que a franquia usual praticada no mercado é de 23Kg de bagagem. Está é mais uma novidade e comodidade nos voos oferecidos pela companhia.

Com a proximidade do final do ano, e reconhecendo os destinos São Paulo, Macapá e Fortaleza como polos de compras, esta foi uma decisão acertada da empresa. Com essa ação, a Puma irá oferecer tranquilidade para os passageiros que precisam transportar maior volume de bagagem nas viagens de final de ano. Agora eles podem viajar tranqüilos, pois não haverá custo extra na viagem com pagamento de adicional por excesso na franquia.

Pensando ainda na comodidade dos seus passageiros, a empresa também abriu mão de alguns assentos em suas aeronaves para aumentar o espaço entre as poltronas, tornando a viagem ainda mais confortável. Para viagens com duração superior a duas horas a empresa serve refeições especiais, criadas por chefes de cozinha renomados.

Fonte : Aviação Brasil.

A380 da Qantas faz pouso de emergencia em Cingapura.

Pilotos do maior avião de passageiros do mundo fizeram nesta quarta um pouso de emergência, em Cingapura, depois de uma explosão numa turbina.

Foto do motor avariado.

Na Indonésia, pedaços da carenagem atingiram um carro. O Airbus 380, da australiana Qantas, tinha saído de Cingapura e seguia para Sydney. O avião fez meia volta e pousou em segurança usando três motores.

Os 459 ocupantes não se feriram. As empresas Qantas e Singapore Airlines decidiram suspender os voos com modelos A-380 até que as causas da explosão sejam esclarecidas.

Fonte : Globo.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Puma Air inicia nova rota Belém – Fortaleza.



A Puma Air dá início hoje a uma nova rota ligando as cidades de Belém a Fortaleza. O Boeing 737-300 decola de Belém às 20h45 e pousa às 22h35 na capital cearense. O retorno é às 23h05 pousando às 00h55 em Belém, sendo todos os horários locais.

Com a entrada da Puma Air o quadro de horários na rota fica da seguinte maneira com partidas de Belém:

04h30 TAM 3515 com Airbus A320, diário, 174 assentos
08h00 GOL 1697 com Boeing 737-800, diário, 187 assentos
09h40 TAM 3741 com Airbus A320, diário, 174 assentos
18h50 TAM 3891 com Airbus A320, diário, 174 assentos
20h45 Puma 4920 com Boeing 737-300, diário, 132 assentos
23h25 GOL 1938 com Boeing 737-700, diário, 154 assentos



Com partidas de Fortaleza:

06h20 GOL 1939 com Boeing 737-700, diário, 154 assentos
10h08 TAM 3890 com Airbus A320, diário, 174 assentos
19h35 GOL 1830 com Boeing 737-800, diário, 187 assentos
20h50 TAM 3742 com Airbus A320, diário, 174 assentos
22h40 TAM 3516 com Airbus A320, diário, 174 assentos
23h05 Puma 4921 com Boeing 737-300, diário, 132 assentos


A Oferta de assentos na rota está assim distribuída:

52,46% TAM
34,27% GOL
13,27% Puma Air



Fonte : Aviação Brasil.

Aeroporto de Vnukovo irá banir Tupolev e Ilyushin.


O aeroporto Vnukovo em Moscou irá banir de suas operações no começo de 2011 uma série de aeronaves que não atende à regras de ruído mais restritas.

Os administradores do aeroporto irão proibir os serviços dos Tupolev Tu-134, Tu-154B e Ilyushin Il-86. Além disso, os Tu-154M, mais modernos, não poderão operar durante o começo da manhã e durante a noite.

Essas aeronaves representam por volta de 25% do tráfego de passageiro do aeroporto. Já aviões Boeing e Airbus representam aproximadamente 55% do tráfego.

Fonte : Jetsite.